skip to Main Content

O ano está prestes a começar no Brasil. O Carnaval já passou e é hora de todo mundo começar arrumar as malas para voltar para casa e se dar conta que já se passaram dois meses do ano e que ainda não estabeleceram suas metas ou sequer começaram a colocar alguma em prática. Pensando nisso, resolvi criar uma pequena lista com uma sugestão de 10 metas saudáveis para alcançar em 2010 acessível a qualquer um que queria conjugar o verbo “fazer” este ano.

1. Recicle seus aparelhos eletrônicos por dinheiro
2. Guarde bem o seu dinheiro
3. Esqueça o microondas por um tempo
4. Vá de bicicleta para o trabalho
5. Publique seu próprio livro
6. Leia o livro antes do filme
7. Desligue a televisão
8. Doe todas as roupas que não precisa mais
9. Pratique cada vez mais esportes na mesma proporção em que vai envelhecendo
10. Pare de comprar e livre-se das dívidas

1. Recicle seus aparelhos eletrônicos por dinheiro
Você pode entregá-los a um ferro velho, trocá-los por dinheiro em lugares específicos onde se trabalha com reciclagem ou até mesmo vendê-los a lojas de eletrônicos usados que sempre estão buscando peças de produtos antigos que levam até lá para conserto. Se não quiser ter esse trabalho todo, faça uma doação destas bugigangas que não lhe servem mais para quem precise.

2. Guarde bem o seu dinheiro
Não deixe seu dinheiro parado na sua conta corrente sem render um tostão sequer por mês. Converse com o seu gerente ou consulte uma consultoria especializada no assunto e coloque o seu dinheiro para render. Mesmo que você tenha pouco dinheiro guardado, é muito melhor para a saúde do seu bolso receber alguns reais no final do mês do que nenhum dinheiro a mais.

3. Esqueça o microondas por um tempo
Que tal você deixar o microondas de lado e passar a cozinhar a sua própria comida? Desde que eu passei a me empenhar mais na cozinha descobri coisas extraordinárias e que eu também levo um pouco de jeito no assunto. É bacana cozinhar para si mesmo e também para quem está próximo a você. Esquecendo o microondas, você quase que entra em meditação quando está preparando os ingredientes para ir pra panela.

4. Vá de bicicleta para o trabalho
Se você não pode ir todo dia para o trabalho de bicicleta por algum motivo especial, tente ao menos, estabelecer um dia da semana para fazer isso. Será rejuvenescedor para você mesmo e para o mundo. Você economizará algumas árvores do planeta por ano e ainda manterá seu corpo em plena forma e disposição. Faça isso às sextas-feiras e prepare-se para um início de final de semana de arrepiar.

5. Publique seu próprio livro
Se eu consegui fazer isso você também consegue. Basta que você escreva um livro e o exporte para PDF que rapidamente terá um produto em mãos para vender. Escrever não é tão complicado, basta que você exercite o hábito com bastante disciplina que em pouco tempo terá ainda mais habilidade para fazê-lo. É incrível que, quando escrevemos, parece que estamos escrevendo algo para nós mesmos e não para os outros e isto funciona muito bem como uma terapia. Existe algum conteúdo dentro de você que eu desejo saber, mas não sei o que é, então, porque você não coloca isto para fora e deixa todo o mundo ouvir as suas experiências?

6. Leia o livro antes do filme
Não vamos ser tão preguiçosos ao ponto de irmos ver um filme, porque é mais rápido e prático que ler o seu livro, ok? Quando se está lendo nosso será faz diversas conexões que não são realizadas quando se está processando pura e simplesmente uma imagem. Ler um livro lhe proverá de mais cultura e também mais discernimento quando for ver o filme e perceber que ele nada tinha a ver com o livro ou o contrário. Me impressionei ao ver o filme Ensaio sobre a Cegueira, pois achei que Fernando Meirelles colocou muito bem na tela o que eu tinha imaginado quando li o livro. Recomendo!

7. Desligue a televisão
Esqueça Big Brother Brasil, futebol, Olimpíadas de Inverno e tudo o mais que passa na televisão e fique mais com a sua família ou consigo mesmo. É muito procrastinado o tempo que passeamos diante da TV deixando o nosso cérebro escorrer vendo uma série de assuntos que escolheram para nós. Hoje em dia é possível decidir realmente o que se está querendo consumir e não é mais preciso ficar à mercê de uma programação padronizada de TV que só tem a intenção de te domesticar.

8. Doe todas as roupas que não precisa mais
Daqui a pouco o inverno está chegando e está certo que em algumas cidades do Brasil esta estação sequer existe, mas para quem mora na rua, uma noite fria e chuvosa é sempre muito pior do que para quem passa a noite dormindo em uma cama confortável dentro das suas casas. É preciso que nos livremos daquilo que não queremos mais para dar lugar ao novo. Logo, se quer ter roupas novas, doe as que já não te servem mais.

9. Pratique cada vez mais esportes na mesma proporção em que vai envelhecendo
Conforme vamos envelhecendo devemos dedicar mais tempo a nós mesmos e a nossa família do que ao trabalho. Não é ser muito inteligente dedicar a sua vida a um modelo de negócio que diminui a sua saúde o seu tempo para você a cada ano que passa. Desta forma, dedique-se mais ao seu corpo praticando exercício na mesma medida em que vai envelhecendo. Isto rejuvenescerá as suas células e lhe proporcionará benefícios na sua saúde que o farão viver mais em companhia de quem quer bem.

10. Pare de comprar e livre-se das dívidas
Monte um plano concreto para você eliminar as suas dívidas neste ano de 2010. Instrua-se através de bons livros e até mesmo cursos sobre o assunto e assuma uma postura saudável frente a este problema que perturba a sua vida por anos diariamente. Salde as suas dívidas e dê a si mesmo um belo presente no final do ano. Pare de comprar tudo o que for supérfluo, aperte-se, faça um esforço grandioso, mas dê tudo de si para livrar-se deste mal que abala a maioria da nossa sociedade atualmente e a escraviza.

Marcos Rezende

Empreendedor, criador de sites em WordPress na DoutorWP, faixa roxa em jiu-jitsu brasileiro e vestibulando de filosofia da UFPR 2018 que em 2008 criou este site e a empresa Insistimento com a missão de vida motivar e apoiar pessoas a superar seus medos e suas crenças para se tornarem elas mesmas.

Deixe uma resposta

Back To Top
Close search
Buscar