Continue a pedalar

Sabe o que eu aprendi subindo uma ladeira de 50 metros de bicicleta?

Outro dia eu enfrentei a maior ladeira da minha vida.

Ao fazer a curva para direita me deparei com ela, gigante, a uns 200 metros na minha frente se aproximando conforme eu ia trocando a marcha da bike.

No momento em que a avistei, com sua cor cinza escuro de asfalto, dormente naquele sol quente de verão, pensei em voltar atrás e tentar outro dia, mas a vontade de conhecer a minha capacidade de trabalhar minhas pernas para enfrentá-la foi mais forte.

Além do meu peso e do peso da bicicleta, na garupa eu ainda carregava a minha filha de 6 anos e 22 Kg que, preocupada comigo, sugeria que eu voltasse outro dia para não machucar as minhas pernas.

Decidi não ouvi-la.

Afinal, em algumas semanas começam as suas aulas e eu precisava saber se eu era capaz de subir aquela ladeira depois de tantos anos longe de uma bicicleta.

Eu já não tinha o pique que tinha aos quinze anos, mal sabia manipular a passagem de marchas e ainda carregava 22 Kg na garupa.

Coloquei a bicicleta na marcha leve e fui pedalando disciplinadamente ao mesmo tempo que economizava a minha energia e me preocupava em não deixar a bicicleta cair.

Era só ter paciência, disciplina e constância para passar por aquilo.

Era só fazer a mesma coisa sempre que iríamos vencer.

Era só continuar pedalando.

E pedalamos.

E vencemos.

E passamos.

No meu primeiro treino de bicicleta para me acostumar com longas distâncias para levar minha filha para a escola, percorri 10 Km e subi 55 metros de ladeira.

Não foi a ladeira que eu venci.

Foi a mim mesmo.

Muitas vezes na vida nós nos encontramos na base de uma ladeira enorme e muitas vezes dizemos e ouvimos dizerem para nós que não será possível.

As dificuldades da vida são como ladeiras que aterrorizam a nossa mente, mas que ao mesmo tempo estão ali para serem transpostas.

Elas separam os que se vencem daqueles que recuam e pegam o próximo retorno à direita para tentar outro dia.

Num outro dia que talvez, nem exista.


Conteúdo extra: baixe o livro Como Investir Começando do Zero e aprenda como você pode investir melhor o seu dinheiro sem ser um especialista.

  • Gilvan Júnior

    Olá Marcos, como sempre ótimos textos e reflexões que nos fazem pensar e refletir sobre a vida e as lutas diárias contra a nossa psique, onde os nosso medos e limitações existem. Parabéns pela mensagem motivacional, em um mundo onde as pessoas preferem ser iguais e moldadas pela mídia e pelas aparências, ainda sempre irá resistir aquele que se dedicará a vencer a si mesmo.

    Abçs

    • Obrigado pelo excelente comentário e apoio Gilvan! Vamos vencer cada uma a sua própria luta contra si mesmo!