Como criar um blog me fez uma pessoa melhor

Ok! Esse é o segundo artigo deste blog, mas de alguma forma maluca, criar um blog me deu uma nova perspectiva sobre a vida.

Até aqui eu era um João Ninguém.

Ok, até hoje eu sou.

Ninguém me conhece, sabe de onde sou, o que faço ou de onde venho, mas só pelo fato de estar escrevendo aqui as coisas que penso e sinto, me tornei alguém para a pessoa mais importante do mundo: eu mesmo.

Todos nós (pelo menos é isso que penso) almejamos ser alguém melhor amanhã do que fomos ontem, mas de alguma forma somos distraídos deste objetivo maior da vida enquanto caminhamos.

São as oportunidades de ter um novo brinquedo, uma nova namorada ou um novo carro que nos distraem daquilo que deveria ser mais importante e prioritário.

Eu sempre estou preocupado com trabalho, dinheiro, amor, essas coisas comuns do dia a dia.

E se não fosse ter começado esse “insistimento” não teria criado uma obrigação para ser aquela pessoa que a partir de agora vai compartilhar com o mundo aquilo que pretende ser.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” ~ Cora Coralina (Tweet Isso)

Como se tornar bom em qualquer coisa

Ensine aquilo que ainda está aprendendo. Sério.

A maioria de nós cultiva uma autoestima tão baixa que é incapaz de perceber o próprio potencial de professor.

Aliás, a maioria de nós, acredita que professor é um ser perfeito e que tudo sabe.

Neste ridículo e ínfimo tempo como blogueiro, só o fato de ter que pensar o que escrever para o mundo (mesmo sem saber se estou sendo lido) é uma das grandes oportunidades que tenho de me melhorar, ensinando e aprendendo aquilo que digo aqui.

Se você quer se tornar bom em algo, qualquer coisa, estude e ensine ao mesmo tempo.

Teve uma vez em que eu fui “professor”, ou melhor, “explicador” de duas meninas de 10 e 8 anos.

Eu tinha uns 15 ou 16 anos e ensinava matemática para elas.

Apesar de eu já estar no segundo grau e estar ensinando uma matemática mais básica que aquela que eu aprendia na escola, o fato de estar ensinando, me deu a oportunidade de repensar tudo o que eu já sabia.

Afinal, eu precisava me fazer entender para aquelas meninas mais novas e não podia usar termos que eu, mais velho, conhecia.

Ter que me comunicar, explicar, fazer a minha mensagem cruzar o espaço entre minha mente e as delas é o que me fez ser melhor em algo que eu pensava que já sabia.

Ensinar, ensinar, ensinar.

Quando criança eu não valorizava a profissão do professor.

Eu era bagunceiro e não prestava atenção nas aulas.

Tirava boas notas meio que por dedução, um pouco de sorte e um rápido estudo nos livros em casa.

Hoje, anos mais tarde, queria poder voltar no tempo para dar mais valor aos meus professores e agradecê-los pelo empenho em me ensinar os primeiros passos.

“Você mesmo é o professor, o aluno, o mestre, o guru, o líder. Você é tudo.” ~ Krishnamurti (Tweet Isso)

Comece a ensinar agora

Criei este blog para mostrar que com “insistimento” conseguimos qualquer coisa e aqui vou falar da minha caminhada como empreendedor agora que tomei a decisão definitiva de empreender e nunca mais voltar para um emprego.

Não tenho o sucesso que almejo ainda e escrevo estas linhas sentado em uma mesa que fica na cozinha de um pequeno apartamento alugado que divido com amigos, mas o fato de ter começado algo que me orgulho, me incentiva a continuar.

Não penso que será fácil, mas continuar sendo um João Ninguém, escondido no meu mundo, longe dos holofotes, certamente não me ajudará a ter a vida que desejo.

Eu saí da platéia.

Não quero mais assistir o espetáculo.

Eu quero dar o espetáculo.

Quero subir no palco e soltar a minha voz. Tomar posse do meu personagem.

Não estou aqui para ser pequeno ou grande.

Quero ser eu mesmo. Se conseguir isso, o espetáculo da vida terá feito sentido.

Ensine agora.

“A vida é um palco de teatro que não admite ensaios. Por isso, cante, chore, ria, antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplausos.” ~ Charles Chaplin


Conteúdo extra: baixe o livro Como Investir Começando do Zero e aprenda como funciona o mundo dos investimentos (recomendado para pais e filhos).