A verdadeira luta

No tatame é assim.

Antes de entrar nele você inclina a cabeça para frente fazendo uma reverência ao lugar, depois inclina novamente a cabeça fazendo reverência ao seu mestre e seus companheiso de treino.

Todos no tatame vestem a mesma roupa, sinalizando igualdade ao mesmo tempo que destacando a experiência de cada um pela cor da faixa que mantém firme seus quimonos.

Lá fora ficam os bens, as profissões e os títulos.

  • Ali dentro você é igual a quem tem menos ou mais coisas que você.
  • Ali dentro você sequer fala alguma coisa.
  • Ali dentro só tem valor o que você faz.

Você entra como quem chegou recentemente ao mundo e sai como quem acabou de morrer.

Quem olha de fora, dirá que você é o mesmo cara que entrou, mas quando observarmos mais a fundo, a cada entrada e saída do tatame, você está conquistando bens invisíveis aos olhos.

  • Ali dentro você treina para diminuir a raiva e aumentar o seus respeito pelos demais.
  • Ali dentro você treina para eliminar o orgulho e aumentar a sua perseverança.
  • Ali dentro você treina para controlar os impulsos e aumentar a sua visão do todo.

Não dá pra se tornar faixa preta em jiu jitsu comprando uma apostila, vendo vídeos na internet ou treinando sozinho em casa.

É preciso entrar no tatame e se engalfinhar todos os dias com seus companheiros de treino para melhorar coisas que talvez nunca sejam nem vistas ou valorizadas pelos outros.

Apesar da vida mundana nos ludibriar com apetrechos que penduramos em nossos corpos como roupas e jóias e nos encantar com papéis dizendo que somos algo ou que algo é nosso, no final das contas você chega nu e vira .

Portanto, é insano lutar para conquistar essas coisas em detrimento de conquistar as de maior valor.

A maioria das pessoas hoje está lutando para melhorar o mundo para elas, enquanto deveriam estar treinando para melhorar quem elas são para o mundo.

Se todos fizéssemos isso, seria uma revolução.

Mas se todos ainda não podem ou ainda não se atentaram a isso, que sejamos nós representantes desta luta contra nós mesmos enquanto temos a oportunidade de treinar neste tatame que é a vida.


Conteúdo extra: baixe o livro Como Investir Começando do Zero e aprenda como você pode investir melhor o seu dinheiro sem ser um especialista.