Não arrisque aquilo que não você não pode perder

Warren Buffett disse…

“É sinal de loucura arriscar perder o que você precisa para possuir aqui que você simplesmente deseja.”

Quantas vezes você já não viu pessoas perderem aquilo que tinham porque, em bom português, enfiaram os pés pelas mãos?

Vivemos atualmente uma campanha do vai lá e faça, pois “se você não fizer isso pela sua vida ninguém o fará”.

Entretanto, por mais que eu goste de empreender e admire todos aqueles que estão na luta diária de seus empreendimentos, tenho que chamar a sua atenção para a célebre frase do filme Alice no País das Maravilhas:

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.”

Antes de investir o seu tempo ou o seu dinheiro em algo, reflita: “Eu estou disposto a perder isso que estou investindo?”

Porque como tudo na vida, você pode investir o seu tempo e o seu dinheiro em algo, sonhando que irá acontecer isso e aquilo e esse sonho não se concretizar.

Na planilha, tudo sempre funciona.

Você projeta que vai investir X para receber X + 10% todos os meses durante os próximos 5 anos e o resultado que aparece na planilha é animador.

Você se entusiasma e diz para si mesmo: “Se eu vender para pelo menos 1% das pessoas que visitam meu site todos os dias, conseguirei fazer R$ 1 milhão em um ano.” Fantástico!

Isso pode até se tornar verdade, pois você pode estar investindo em algo que realmente as pessoas querem comprar, mas você está disposto a trocar o seu emprego por dados em uma planilha?

Não é melhor verificar se esses dados se confirmam na realidade do dia-a-dia?

Quando falamos de empreender ou investir, devemos chegar a um meio termo, a um ponto de equilíbrio, pois riscos existem para serem conhecidos e calculados, não para serem ignorados.

É por causa da preguiça de planejar que saímos fazendo as coisas de qualquer jeito, arriscando aquilo que não poderíamos perder.

Você tem todo o direito de desejar sair de onde você está para chegar onde você deseja, mas saltar de um avião sem checar o paraquedas antes é sinal de pura insanidade.


Conteúdo extra: baixe o livro Como Investir Começando do Zero e aprenda como funciona o mundo do dinheiro (recomendado para pais e filhos).