quarta-feira , 22 outubro 2014
Capa » Negócios » Pegar ou não pegar empréstimo para abrir o próprio negócio

Pegar ou não pegar empréstimo para abrir o próprio negócio

3 Flares Twitter 2 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 3 Flares ×

Serei curto e grosso: NÃO PEGUE. Pegar dinheiro emprestado pode ser uma ótima solução do ponto de vista daquele que trabalha em uma empresa formalmente e pensa em abrir um negócio próprio sem a necessidade de ficar correndo atrás de cliente como um louco. Mas esta solução, pode, ao invés de melhorar a vida do empreendedor e levantar o empreendimento trazer grandes males à saúde do empresário e da sua empresa. Veja porque.

1. EMPRÉSTIMOS DEIXAM VOCÊ CONFORTÁVEL
Empréstimos são péssimos, principalmente para aquelas pessoas que estão acostumadas com o conforto de receber uma única entrada de dinheiro no mês e preocupar-se somente em como gastar esse valor. Quem é empregado sabe muito bem como gastar e como não gastar o seu dinheiro, mas não sabem como ganhar. Sabem que para crescer e ganhar mais dinheiro precisam trabalhar diariamente para alguém, estudar e fazer um bom trabalho durante todo o ano para que não seja demitido e, quem sabe, ganha um aumento de 5%. Se você hoje tem a necessidade de largar o emprego e abrir um negócio próprio e não consegue imaginar uma solução para atrair clientes, como que, com um salário garantido para todo um ano, será capaz de montar a sua própria empresa? O melhor para quem é empregado atualmente, é criar um negócio baseado nas horas extras que possui no dia que atraia clientes pouco a pouco e lhe dê, com o tempo, a liberdade para pedir demissão.

2. EMPRÉSTIMOS CRIAM UM MODELO DE NEGÓCIOS BASEADO EM GASTAR E NÃO GANHAR
A partir do primeiro dia em que o empréstimo for creditado na sua conta, você começará a pensar em investirgastar este dinheiro no seu negócio para “ampliá-lo” ao invés de procurar uma situação de baixo custo que lhe dê alguma base melhor para as suas decisões futuras de investimento. Conheço inúmeros empreendedores que criam empecilhos para não começar a fazer alguma coisa porque precisam de dinheiro e não é bem assim que a coisa funciona. Se você quiser realmente fazer algo, será pela sua capacidade (que é total) do que pelo dinheiro que tem. Exemplo disto é o que vem acontecendo com o meu negócio de vendas de e-books, vendi uma boa soma de livros de janeiro para cá, mas ainda não foi suficiente para cobrir os meus custos de registrar a minha própria editora e pagar uma revisão profissional para cada livro. Até sei que este parece ser um ramo que tem espaço no Brasil devido as vendas que objetivo e logo abrirei minha própria loja virtual, mas, precavido que sou, não vou investir nisso enquanto o modelo de negócio se estabilizar e demonstrar através do fluxo de caixa que atende as minhas expectativas de rentabilidade.

3. EMPRÉSTIMOS ELIMINAM A SUA CRIATIVIDADE
Além disto que falei acima, tomar dinheiro emprestado dos bancos colocará fim à sua criatividade. As melhores soluções da humanidade foram geradas em situações de crise. Thomas Edison teve que insistir na lâmpada incandescente 999 vezes antes desta invenção funcionar. Se você realmente deseja criar uma empresa, vai precisar de muita criatividade e pouco conforto, vai precisar entrar em crise dentro da empresa atual em que trabalha, ficar insatisfeito com a sua própria vida, para criar uma solução a partir destes problemas, destas necessidades. Como o dinheiro emprestado irá retirar a sua necessidade de ganhar dinheiro, você não terá mais este problema e, não tendo mais este problema, não precisará criar solução alguma.

Mantenha-se faminto, mantenha-se insensato é também um ótimo post para ser lido sobre esse assunto.

Clique aqui e torne-se o primeiro a ser informado sobre novos artigos "fora da caixa" para impactar positivamente a sua vida, quer você seja dono do seu próprio negócio ou não.

✔ Junte-se ao Campus Insistimento.

campus 260x120 v3 Pegar ou não pegar empréstimo para abrir o próprio negócio

Sobre Marcos Rezende

35 anos, praticante de jiu-jitsu, pai de dois filhos e padrasto de outras duas meninas, escreve regularmente sobre desenvolvimento pessoal e negócios neste site que fundou em 2008. Saiba mais sobre sua história e conheça o Campus Insistimento, um ambiente que reúne conteúdo de primeira, orientação profissional e apoio financeiro para o seu projeto: Campus Insistimento.
  • marcia

    gostei ajudou-me muito esta dica

  • http://www.wactecnologia.com.br Wescley

    Eu de novo :)

    Esse post caiu muito bem com o meu momento.

    Até cheguei a cogitar um emprestimo, mas os bancos não querem me dar o $$$ :)

    Foi até bom, pois assim já tive que criar alternativas.

    grande abraço

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Wescley, justamente! Use a sua criatividade que você vai achar uma solução bastante bacana.

  • http://www.wactecnologia.com.br Wescley

    Opa Marcos, uma solução já tenho e agora to avaliando qual seria a reação de meus clientes.

    Assim como você colocou em outros post, o ideal seria ser home office total no inicio até criar uma carteira de clientes, mas alguns fatores não me permitem e portanto ou alugo uma sala ou uso uma sala emprestada e compartilhada.

    Estou avaliando os prós e contras.

    grande abraço

  • Eduardo

    Ola Marcos!

    Eu e uns amigos estamos com ideia muito boa de negócio. Eu tenho certeza que dá certo, levando em conta o ramo e a localização. Porém temos algo como 1/4 a 1/3 do valor de investimento. Eu atualmente sou empregado e este negócio daria para eu me dedicar nas horas vagas, já que nosso foco é a noite. Mesmo assim não vale a pena pegar empréstimo? Eu sinto que é algo que se não abrimos, alguém irá abrir esse ano e nós vamos lamentar por não termos aberto.

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Eduardo, eu penso assim: sempre existe uma maneira criativa de colocar uma ideia em prática com pouco. Existe alguma possibilidade de vocês colocarem em prática essa ideia em uma versão resumida? Faça o seguinte exercício: se você tivesse que colocá-la em prática amanhã, existe uma maneira de fazer?

  • gustavo

    obrigado por te me ajudado..

    gostei muito ds dicass..

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Gustavo,

    obrigado por ter nos ouvido. :)

    Excelente semana!

  • wesley

    Esse post mim ajudou muito, pois não estou muito satisfeito com meu trabalho, o trablho só aumenta, não tem remuneração satisfatoria, e a muito tempo venho analisando a possibilidade de fazer um emprestimo, mas com muita cautela pois sei que o risco é grande, apesar de conhecer muito beim a area em que quero investir. boa semana a todos!!!

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Wesley, este mês sairá no blog a entrevista que fizemos com o Conrado Navarro do Dinheirama.com sobre este tema. Aconselho fortemente a acompanhar nosso trabalho este mês para ver esta entrevista que virou uma verdadeira aula de como conseguir investimento para o seu próprio negócio.

  • marcelo

    bom dia..

    estou pensando em montar um um estabelecimnto

    na praia venda de lanches porçoes e bebidas

    só que nao tenho capital para investir

    por isso a pergunta

    devo ou nao pegar emprestimo?

    e possivel me de uma resposta

    obrigado

    tenha um bom dia

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      marcelo » Eu não pegaria empréstimo. Testaria primeiro o mercado investindo muito pouco e com o aumento do fluxo de caixa reinvestiria no negócio.

  • Carlos Humberto Rios

    Eu ja fis o emprestimo e não to conseguindo pagar.arrumar um socio é uma saida?

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Carlos Humberto Rios » Arrumar um sócio para ele pagar a dívida? Não sei não. Se você tem um empreendimento, pense em parcerias de vendas ou algo similar. Peça ajuda a algum órgão de apoio ao empreendedor como o SEBRAE que talvez seja bem melhor.

  • Monique Ferreira

    Olá Marcos, seus post's são de grande valia para mim. Em 2009 abri um Salão de Beleza com tudo de 2ª linha pois era o que o meu dinheiro podia comprar. E estamos trabalhando bem, agora penso em dar uma repaginada no salão e pensei em pegar um empréstimo. Depois de ler seu post acho que vou optar em ir fazendo alterações aos poucos… e melhorando a cada dia meu espaço sem ficar devendo aos bancos. Porém gostaria de te perguntar o que você acha de antecipar os valores do cartão de crédito? Abraços

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Monique Ferreira » Eu sou da opinião (e outros amigos meus tb) de que o melhor é fazer mudanças muito significativas no negócio e com baixo investimento. A primeira coisa é padronizar a identidade visual. Logo, cartões de visita, uniformes, material da mesma cor, marca, etc. Depois é entender as necessidades dos seus atuais clientes para enxergar ali algo que você possa fazer para lhes facilitar a vida. Agendamento por telefone? Atendimento domiciliar? Exclusividade? Só você, dona do negócio deve saber mesmo o que fazer. Recomendação de leitura: A Estratégia do Oceano Azul. Um livro excelente para quem tem negócios como o seu ou o meu, que trabalho com tecnologia da informação com milhões de concorrentes. Você vai perceber no livro, que o bacana é focar nos seus "não-clientes". Qualquer novidade, estamos aí.

  • http://paradaideal.com.br Marcio

    Nossa, nunca vi tanta ignorância em uma única publicação.

    Sim! empréstimos valem a pena se você tiver o tino para os negócios, porém como você mesmo relatou, não é o seu caso, ou seja só vai continuar sem cobrir os gastos mínimos!

    Exemplo prático: Contratei inicialmente R$50.000 de empréstimo no Bradesco, em 6 meses já multipliquei esse valor por 4x, isso mesmo hoje já temos R$200.000 em caixa.

    Basta ter tino para os negócios, se você não tem, aconselho começar a comprar umas apostilas para fazer um concurso publico amigo. fica a dica!

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Marcio » A intenção não era agredir. Sempre há uma saída sem empréstimo, assim como há uma saída com empréstimo.

  • Ulisses Augusto

    O melhor mesmo é conseguir investidores para sua idéia. Esse é o melhor caminho, pois não irá lhe causar prejuízo algum, pelo contrário. O grande problema é não ser o dono do negócio, até que é, mas somente sócio de um ou mais investidores. O empréstimo é uma saída sim, veja BRDE, BNDES, Bancos e demais entidades financeiras. Casos como Eike Batista, privatizações dos aeroportos, tudo financiado. Esse artigo é interessante mas não trouxe todos os aspectos envolvidos na abertura de uma empresa, principalmente no capital inicial para o negócio.

  • cristiano righi

    Marcos, tenho um empreendimento em vista um otimo ponto. Porem pensei em buscar um financiamento por algum banco até agora sem sucesso. Acho que irei perder o negocio qual seria a dica?

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      cristiano righi » A dica seria começar com pouco. Estou passando pelo mesmo em outro empreendimento que estou montando e minha saída está sendo começar bem pequeno com a menor estrutura possível antes de obter licença de funcionamento ou fazer um aporte de investimento maior. Te sugeriria o mesmo. Adaptar o teu negócio a algo bem pequeno para você realizar testes e fazer o caixa girar antes de procurar um investimento. Isso lhe dará mais confiança e também aos investidores.

  • SR GERAD

    Am Xavi Gerad. A representative of Aicco Insurance plc. if you need a loan for the transaction of business people contact us this email: xavigeradloanfirm@yahoo.com. We give loan at a rate of 3% monthly repayment.

    WARNING: Above twenty 20 years is allowed in Aiicco Insurance plc.

  • evelyn reed

    Olá

    Precisa de um empréstimo ou quer refinanciar sua casa, expandir o seu negócio e pagar suas contas? Nós fornecemos um empréstimo de consolidação da dívida, empréstimo de negócio, empréstimos de refinanciamento de casa, carro empréstimos, empréstimos pessoais, empréstimos, empréstimos escolares e empréstimos entre empresas Nossa montante do empréstimo para o desenvolvimento de negócios, vantagem competitiva e varia de expansão de negócios de 10.000 para 800.000 mil, Se estiver interessado, por favor contacte nos em :::::: adambaylinloanagency@gmail.com

    Somos certificados para os seguintes tipos de empréstimos oferecem

    Empréstimos pessoais (quirografários) *

    Empréstimos de negócio (quirografários) *

    Consolidação da dívida empréstimos *

    Student Loan *

    Crédito à habitação e muitos mais.

    MUTUÁRIOS FORMULÁRIO DE DADOS

    Nomes completos: ……….

    Sexo: …………

    ENDEREÇO ​​………..

    ESTADO CIVIL …….

    AGE: …………..

    PAÍS: ………..

    PROFISSÃO: …………..

    Número do celular: ……………

    FIM DE EMPRÉSTIMO: ……………

    CONSUMO: ……………..

    Empréstimo Duração: ……………….

  • gressideo

    Bom notícias. Finalmente tenho recebido um empréstimo privado para o financiamento do meu projeto. Se estiver sempre à investigação de um empréstimo entre privados, deve contactar diretamente a pessoa que tivesse-me ajudado: (veromedard2@gmail.com). É certo que vai ajudá-los. Obrigado

3 Flares Twitter 2 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 3 Flares ×