skip to Main Content

É muito comum eu receber feedback dos meus clientes de coach de talentos dizendo que por estarem sendo eles mesmos, têm sofrido uma certa discriminação daqueles que se diziam seus amigos. O engraçado é que eles se sentem bem sendo eles mesmos, mas ficam se remoendo por não estarem agradando a gregos e troianos, como se estivessem fazendo algo imoral. Como talento é algo natural e o meu trabalho e o da gestão de talentos Maksuri é o de realmente trazer à tona esses talentos naturais e desenvolvê-los, porque então meus clientes encontram problemas sendo eles mesmos? Tenho uma idéia: DOMESTICAÇÃO HUMANA.

O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo. – Clarice Lispector

“Não incomode os outros”
Quando criança, ouvi por diversas e diversas vezes a frase acima dita pela meus pais sempre que eu ia a algum lugar novo como a casa de uma amigo ou de um parente. Não incomodar os outros era como um “mantra” para mim na minha infância, porque sempre que eu queria fazer algo extraordinário como correr pela casa saltando os obstáculos ou comer mais de um pedaço de bolo, lembrava: “Não posso incomodar os outros.” Este processo, é claro, pois fim ao desenvolvimento de alguns dos meus talentos colocando uma cúpula sobre eles.

O interessante é notar que quem se destaca no mundo de hoje são justamente aqueles que “incomodam” os outros, que fazem as perguntas mais indiscretas em uma palestra ou que têm uma profissão nada usual que confronta o ritmo que a sociedade domesticada vive.

“A vida é difícil”
Quantas e quantas vezes queremos fazer algo que nos parece fácil e logo pensamos: “A vida não é fácil, isto não pode ser assim, devo estar sendo enganado”? Mais uma vez a cápsula que envolve quem nós somos surge acima de nós e ficamos a refletir nos problemas que determinada atitude que desejamos tomar pode nos causar. Pensamos muito com a cabeça ao invés de sentir com o coração aquilo que devemos fazer.

Gatos, cachorros, pássaros e outros animais não ficam pensando que a vida é difícil, assim como algumas poucas pessoas de destaque na sociedade que simplesmente vivem as suas vidas fazendo simplesmente o que amam e olhando sempre para frente. A vida não é difícil para ninguém. Acordamos todos os dias com a bateria carregada sabe-se lá de onde para viver mais um dia e não importa se estamos doentes ou fracos, essa “bateria” só acaba quando ela e quer e, até lá, continuamos vivos. Simplesmente vivos. Então pra quê passar a vida toda criando dificuldades ao invés de viver em soluções e desafios?

“Assuma suas responsabilidades”
Vamos esclarecer uma coisa, pagar as contas não é ter responsabilidade, quiçá comprar um carro novo. Ter responsabilidade é agir em equilíbrio total com aquilo que se sente, se pensa e se fala. Isto é responsabilidade. Pagar as contas é apenas uma conseqüência do quão responsável temos sido com a nossa própria vida, assim como, não pagá-las ou ter dificuldades para tanto é demonstrar a nossa falta de responsabilidade e equilíbrio pessoal.

Pessoas, profissionais e empresas têm suas responsabilidades com aquilo que vieram realizar, logo, não se pode achar imoral que alguém alegre sorria ou que alguém que faça contas adore passar o dia fazendo contas. Cada um tem um potencial enorme para ser despertado e desenvolvido e por isso a gestão por talentos é muito mais importante que a gestão por competências. Eu sempre fui muito bom programador, meu currículo prova isso, mas eu não nasci para isso e não era isso que me fazia bem e me sentir em casa. Eu nasci para escrever, falar com pessoas, conhecer gente e entusiasmar quem passar pelo meu caminho.

Faça o que você ama, porque você será o melhor nisso. – Francis Ford Coppola

Ser você mesmo não é egoísta, é somente ser a única pessoa que você pode ser.

Eu vim para ser eu mesmo e fazer você ser você mesmo para mudar o mundo. E você?

Marcos Rezende

Empreendedor, criador de sites em WordPress na DoutorWP, faixa roxa em jiu-jitsu brasileiro e vestibulando de filosofia da UFPR 2018 que em 2008 criou este site e a empresa Insistimento com a missão de vida motivar e apoiar pessoas a superar seus medos e suas crenças para se tornarem elas mesmas.

Deixe uma resposta

Back To Top
Close search
Buscar