terça-feira , 2 setembro 2014
Capa » Negócios » Quanto custa um funcionário?

Quanto custa um funcionário?

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 1 Flares ×

Esta é uma das dúvidas que mais deve atormentar a cabeça de empreendedores pelo Brasil afora porque neste país contratar um empregado é talvez o que há de mais oneroso dentro da administração de uma empresa. Neste segundo artigo, redigido por Roberto Sidney, da Arkham Contabilidade, que tem prestado assessoria para o Insistimento e seus leitores semanalmente, podemos ter uma noção bem clara de quais impostos incidem sobre a contratação de um empregado para as nossas empresas. Fiquem com a matéria:

Normalmente essa questão é a primeira a ser levantada quando a empresa reconhece a necessidade de mão-de-obra. Não vamos entrar no mérito dos riscos inerentes de se trabalhar com RPA, contratar uma PJ ou simplesmente não assinar a carteira a fim de economizar. Esse tipo de economia geralmente se transforma em dor de cabeça no futuro próximo.

Vamos partir da idéia que um novo funcionário é imprescindível e em quanto sua contratação afetará o orçamento de uma empresa tributada pelo lucro presumido. A tabela abaixo mostra a variação de salários, bem como os impostos, vale-transporte (R$ 4,70 por dia), alimentação (R$ 10,00 por dia) e as provisões de férias e 13º salário.

Visualizar tabela de simulação de folha de pagamento

Nota-se que em termos percentuais um funcionário contratado pelo salário-mínimo vigente tem o custo superior a dois salários. Entretanto essa variação oscila em função da quantidade de dias úteis e tende a cair progressivamente de acordo com o aumento do salário.

Por certo que a assustadora carga tributária contribui para que as empresas busquem paliativos, como os do primeiro parágrafo, na hora da contratação. Pena que essas ações, com o passar do tempo, passaram de muleta a norma implícita para grande parte dos administradores.

Talvez seja a hora de lembrar que o custo de um funcionário não deve ser avaliado apenas pelas obrigações as quais a empresa se sujeita e sim a quanto ele agrega com seu trabalho a ela. Talvez seja hora de trocarmos a primeira questão de “quanto custa um funcionário para empresa?” para “quanto vale um funcionário para empresa?”.

Colaboração:
Roberto Sidney
[email protected]
ARKHAM contabilidade ME
(21) 3355-3003 / (21) 8108-1459 / (21) 8109-5596

Se você tiver alguma dúvida em relação ao seu negócio ou gostaria de ser um colaborador deste site escrevendo artigos voltados a empreendedorismo, não hesite em entrar em contato.

Clique aqui e torne-se o primeiro a ser informado sobre novos artigos "fora da caixa" para impactar positivamente a sua vida, quer você seja dono do seu próprio negócio ou não.

✔ Junte-se ao Campus Insistimento.

campus 260x120 v3 Quanto custa um funcionário?

Sobre Marcos Rezende

35 anos, praticante de jiu-jitsu, pai de dois filhos e padrasto de outras duas meninas, escreve regularmente sobre desenvolvimento pessoal e negócios neste site que fundou em 2008. Saiba mais sobre sua história e conheça o Campus Insistimento, um ambiente que reúne conteúdo de primeira, orientação profissional e apoio financeiro para o seu projeto: Campus Insistimento.
  • http://speca.com.br Marcos Speca

    Marcos, Muito Bom o Post!

    Estou contratando funcionários e também estou tendo muito trabalho. Gostaria de comentar que caso a empresa seja optante pelo simples nacional, ela pode diminuir alguma carga destes impostos, como por exemplo o INSS, não os cálculos no momento. Mas quando tiver tento enviar para você para complementar seu post.

    Até.

    Speca

  • http://insistimento.com.br Marcos Rezende

    Marcos,

    obrigado! Se puder complementar o post com estes dados seria ótimo.

  • Murilo

    Choveu no molhado. Não explicou a tributação nem encargos que devem ser pagos, mesmo que seja um exemplo.

    Um post para complementar o assunto se faz necessário.

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Murilo,

    vou pedir auxílio ao meu contador sobre o tema que é complicadíssimo. O problema é transformar um post que só terá números em um áudio agradável de ouvir. Desculpe aí a superficialidade, mas tentei falar em 1200 palavras sobre um assunto trabalhoso demais no nosso país.

  • LUIS CARLOS

    Visualizei o simulado da sua folha de pagamento e fiquei com uma dúvida, o aviso prévio e a multa rescisória não entrariam também no mapa de custo ?

  • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

    Luis,

    sim, seria bom apontar isso também, se bem que o ideal é construir um ambiente não favorável a isso.

  • http://GESTAODEPESSOAII CRISTIANO MARCELO

    Bom Dia;Roberto tenho aproveitado os seus comentarios pois eles tem acrescentado nas aulas da FACULDADE RURAL DE NOVA IGUACU, inclusive esse link estamos fazendo um trabalho baseado nele como Quanto custa um funcionario para as empresas.

    grato,

  • http://Hsom.com.br Edimar Cardoso

    Olá marcos, esta tabela pode ser aplicada em uma empresa enquadrada no lucro real???, e vc pode postar uma tabela de uma empresa enquadrada no simples nacional??

    Grato e parabéns pelo blog.

    Edimar

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Edimar Cardoso » Olá Edimar. Teria que pedir ajuda de um contador para isso e nesse post, apenas quis falar da minha experiência. Consulte o SEBRAE da sua cidade, pois eles possuem essa tabela.

  • joao emilio de almei

    gostaria de saber qual o custo de um funcionario registrado com o salario minimo ataual

  • Tania Machado

    Bom dia Marcos,

    gostaria de saber qual o custo de um funcionário registrado com o salario mínimo atual.

    Obrigada!

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Tania Machado » O custo é sempre o salário do funcionário multiplicado por 1,8. Essa é uma conta padrão que todos nós empresários fazemos antes de contratar.

  • Sam

    bom dia para contratar um funcionário e preciso de ter uma empresa?? ou existe outra maneira???

    • insistimento

      Você pode contratar um empregado para a sua casa por exemplo, como pessoa física.

  • Weeeee

    Olá Marcos,

    Você esqueceu de colocar as despesas com sindicatos (sistema S).

    Abraço.

    • insistimento

      Olá Weeeeee! Obrigado pela lembrança!

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 1 Flares ×