Cuide da direção

“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo, mas mais importante que dar o primeiro passo, é continuar caminhando na direção correta.”

Existe um exercício para fortalecer o pescoço no jiu jitsu que consiste em

  • ficar deitado no chão e mover a cabeça umas vinte vezes parar frente, tentando encostar o queixo no peito,
  • outras tantas vezes movimentando a cabeça lateralmente tentando encostar a orelha nos ombros e
  • mais um bocado de vezes mexendo a cabeça de um lado para o outro como quem diz não para alguma coisa.

No primeiro dia que você faz esse exercício, o seu pescoço dói tanto que te dá um desejo do professor terminar a aula já por ali no aquecimento mesmo.

É claro que fora esse exercício, você já fez um monte de abdominais de todo o jeito, outras muitas fugas de quadril e um monte de outros movimentos nunca antes feitos pelo seu corpo nos primeiros 20 minutos de treino.

No primeiro dia, você fica parecido com um mongol gigante fazendo movimentos descoordenados e com inúmeras dores pelo corpo.

Mas conforme os dias de treino vão passando e você vai repetindo aqueles movimentos, seu corpo vai começando a aprender o que precisa fazer para executá-los com perfeição.

Seu semblante passa a ficar tranquilo e calmo fazendo aqueles mesmos exercícios que te matavam quando você começou a treinar jiu jitsu.

A repetição fez com que você aperfeiçoasse o que você fazia.

O que te deixava dolorido agora te relaxa.

O que te dava medo, agora te fortalece.

Ter continuado treinando te deixou cada vez mais próximo da desejada faixa preta.

No meio do jiu jitsu costuma-se dizer que um faixa preta é um faixa branca que não desistiu, logo, te pergunto:

  • Para onde você está indo?
  • O que você faz diariamente para chegar lá?
  • Qual é a ação que feita repetidas vezes te levará até o seu destino?

Bom treino.


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