Assédio verbal no trabalho: como denunciar e buscar justiça

Xingamentos, críticas, piadas humilhantes são alguns tipos de assédio verbal no trabalho. Essa é uma forma de abuso moral ou psicológico. É um ato que tem como característica a comunicação violenta. Muitas vezes, o assédio verbal pode ser disfarçado como uma brincadeira, mas isso não muda o fato de que esse comportamento é um tipo de conduta irregular. Portanto, uma empresa deve tratar essas situações.  

O assédio verbal pode se manifestar através de insultos, piadas de mau gosto, humilhações públicas, comentários depreciativos sobre a aparência, atitudes ou desempenho da vítima, além de ameaças veladas ou explícitas. 

Saiba mais +

Tipos de assédio verbal no trabalho

Os tipos de assédio verbal no trabalho são ameaças, xingamentos, piadas constrangedoras, entre outras situações. O agressor usa as palavras para colocar a vítima em uma situação humilhante ou desconfortável. São exemplos de assédios verbais:

  • Gritos, insultos;
  • Ameaças;
  • Intimidações;
  • Frases sarcásticas;
  • Uso de termos pejorativos;
  • Críticas injustas;
  • Palavras que humilham. 

A vítima de assédio verbal é protegida pela lei, que prevê no artigo 140 do Código Penal, que a injúria é um crime, e ocorre quando uma pessoa profere xingamento a outra, que tenha conteúdo ofensivo ou desonroso. Diferente da calúnia e da difamação que precisa de testemunhas, para provar o crime de injúria não é necessário que terceiros tenham conhecimento ou presenciado esse tipo de ofensa.  

Como o assédio verbal pode prejudicar a carreira e a reputação profissional?

O assédio verbal pode causar impacto na carreira e na reputação profissional, porque pode comprometer o bem-estar do indivíduo, causar baixa autoestima e afetar o desempenho do colaborador, uma vez que ele pode ficar desconcentrado. 

Além disso, o assédio verbal pode criar um ambiente de trabalho hostil, no qual a vítima se sente desvalorizada e tem dificuldade de se concentrar em suas atividades. Isso pode resultar em uma queda de produtividade e no medo de se expressar ou de buscar oportunidades de crescimento profissional.

O assédio verbal pode levar à depressão, ansiedade e outros problemas de saúde?

O assédio verbal pode levar o indivíduo a ter problemas de saúde, como, ansiedade, depressão, estresse e problemas que envolvem o físico, como, insônia, dores de cabeça e até mesmo causar doenças cardíacas na vítima. 

Em geral, o assédio pode acarretar em uma pressão psicologica no trabalho, que é uma forma de violência que se manifesta por comportamentos que desestabilizam o emocional da vítima.  

Como identificar o assédio verbal

O assédio verbal ocorre pelo uso de palavras e expressões que podem ofender, constranger ou ameaçar uma pessoa. Assim como outros tipos de assédio, esse ato acontece de forma repetitiva e sistemática. 

Esse tipo de comportamento tem o objetivo de diminuir a autoestima e causar sofrimento emocional à pessoa alvo. Muitas vezes, o assédio verbal é camuflado por uma "brincadeira" ou "comentário inocente", mas o impacto causado é real e prejudicial. 

O que fazer quando você é a vítima?

Se você é vítima de assédio verbal, procure anotar todos os episódios de agressões verbais. Documente tudo. Busque apoio como familiares, amigos e até mesmo com terapeutas ou psicólogos. 

Não se culpe, pois a vítima não é responsável pelo assédio que sofreu. O agressor deve se responsabilizar pelos seus atos. Lembre-se de que a lei ampara as vítimas de assédios dentro de um ambiente corporativo. 

Como denunciar o assédio verbal dentro da empresa?

Para fazer a denúncia do assédio verbal, você pode procurar o Recursos Humanos da empresa na qual trabalha e reportar a situação; ou pode buscar apoio com o sindicato ou Ministério do Trabalho. 

Outra alternativa é acionar um advogado trabalhista. Além disso, você pode utilizar canais de denúncias externos. A Contato Seguro oferece uma plataforma para colaboradores de empresas cadastradas realizarem denúncias de assédios ou irregularidades. A sua identidade é preservada e o caso é investigado com total sigilo. 

Quais são os órgãos responsáveis por receber denúncias de assédio verbal?

Dentro da empresa você pode fazer denúncias no Recursos Humanos, Ouvidoria interna e na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA). Fora da empresa, é possível denunciar a agressão verbal no sindicato, Ministério do Trabalho e Emprego e Delegacia da Polícia.

Além disso, é possível fazer a denúncia no Disque 100 (serviço gratuito do Governo para denunciar violações dos direitos humanos) e pela plataforma Fala.BR, que recebe manifestações sobre serviços públicos. 

É possível buscar apoio jurídico para lidar com o assédio verbal?

Sim, é possível contar com um advogado trabalhista para lidar com o assédio verbal. Como mencionado anteriormente, o indivíduo tem amparo na lei de injúria. Um escritório de advocacia ou profissional da área pode te orientar. 

O apoio jurídico é importante para o indivíduo enfrentar o assédio verbal e garantir que seus direitos estejam protegidos. Vale ressaltar que a empresa não pode fazer retaliações nesses casos. 

Quais são os direitos da vítima de assédio verbal no trabalho?

A vítima de assédio verbal tem o direito de receber indenizações por danos morais, rescindir indiretamente o contrato de trabalho (com direito a receber as verbas rescisórias), afastamento do ambiente corporativo (quando a vítima tem impactos na sua saúde) ou reintegração ao trabalho (caso a vítima tenha sido demitida em virtude do assédio).  

A vítima pode se fortalecer ao conhecer os seus direitos. Cabe à empresa fazer um treinamento e conscientizar todos os funcionários, para que eles saibam que o assédio verbal é um tipo de violência e pode trazer sérias consequências. 

Na Contato Seguro (canal de denúncias online) você pode conhecer mais sobre os tipos de assédio verbal no trabalho, e aprender o que fazer para denunciar. A plataforma traz várias dicas no seu blog sobre as boas práticas de convivência no ambiente corporativo. 

Espero que o conteúdo sobre Assédio verbal no trabalho: como denunciar e buscar justiça tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios e Política

Conteúdo exclusivo