Aumentar Score

É quase impossível conseguir aprovação de um financiamento ou linha de crédito, quando se tem uma pontuação de score de Crédito baixa. Por isso, é tão importante conquistar e manter um score alto(saiba mais). Quanto maior a pontuação, maior as chances de ter sua solicitação de crédito aprovada.

Nesse artigo, listamos algumas dicas práticas para te ajudar a aumentar o seu score de crédito e esclarecemos algumas dúvidas acerca desse assunto.

Entenda a Pontuação do Score de Crédito

A pontuação do score de crédito é atribuída ao consumidor de acordo ao seu comportamento no mercado, com base em informações provenientes de registros públicos – que dispensam comunicação ao consumidor – ou de informações constantes dos cadastros em sites como o Serasa Experian, Boa Vista SCPC, entre outros.

A pontuação varia entre 0 e 1000 pontos e cada pontuação representa um determinado risco de inadimplência, definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de consumidores.

Quanto mais próximo a 1000, maiores chances do consumidor honrar as suas dívidas nos próximo 12 meses e com isso, maior a probabilidade de se obter crédito solicitado.

 

aumentar score

Como o sistema entende a pontuação atribuída a cada consumidor:

  • 0 a 199 – Consumidor com risco muito alto de inadimplência;
  • 200 a 399 – Consumidor com risco alto de inadimplência;;
  • 400 a 699 –Consumidor com risco médio de inadimplência;;
  • 700 a 899 – Consumidor com risco baixo de inadimplência;
  • 900 a 1000 – Consumidor com risco muito baixo de inadimplência.

Como Aumentar meu Score Urgente

A pontuação do Score de crédito é medida de acordo ao comportamento apresentado pelo consumidor. Quanto mais ele cultivar um bom relacionamento com as instituições financeiras, cadastrando contas de consumo em próprio nome e pagando as contas em dia, por exemplo, mais o sistema entenderá que ele é um consumidor confiável e aumentará a sua pontuação.

Para aumentar o score, o primeiro passo é quitar as dívidas, caso possua, e a partir daí começar a criar um bom currículo de crédito.

Como criar e manter um bom histórico de crédito – Passo a Passo

Passo 1 – Consulte seu CPF no site do Serasa, Boa Vista SCPC, ou aplicativo do Guiabolso, por exemplo. Esse serviço é oferecido gratuitamente e pode ser acessado a qualquer hora, sem precisar sair de casa.

Passo 2 – Caso possua alguma dívida não paga, o ideal é que você entre em contato com o credor da dívida, negocie de maneira que caiba em seu orçamento.

A maioria dos credores oferecem parcelamento da dívida de até 12 vezes e, assim que você pagar a primeira parcela, seu nome será excluído do cadastro de proteção ao crédito.

Observação Importante: Antes de fechar um acorda, assegure que poderá pagá-lo sem atrasos. ao atrasar o pagamento de qualquer uma das parcelas do acordo, o credor entende como “quebra de contrato” e sua dívida pode voltar ao valor original, perdendo todas as facilidades e descontos de juros oferecidos no acordo inicial.

Passo 3 – Nos mesmos sites onde é possível realizar a consulta gratuita do CPF, é importante que você atualize seu dados cadastrais, como endereço, telefones e renda. Se preocupe em fornecer seus dados de forma mais exata possível.

Passo 4 – Cadastre as contas de consumo como água, luz, telefone, internet, TV a cabo, entre outros serviços, em seu nome, mesmo que o imóvel onde você more seja alugado. Esse tipo de atitude pode ajudar aos sistema encontrar informações sobre você, facilitando a construção do seu histórico (uma espécie de currículo financeiro)

Passo 5 – Nunca atrase o pagamento de suas contas. Sempre pague até a data de vencimento e o valor total, no caso dos cartões de crédito, evitando o crédito rotativo ou limite do cheque especial.

Passo 6 – Faça o cadastro positivo nos sites das empresas de proteção ao crédito como o Serasa Consumidor, Boa Vista SCPC, entre outros. Esse tipo de cadastro funciona como uma espécie de currículo financeiro, onde outras empresas poderão coletar informações sobre seu perfil consumidor.

Passo 7 – Ainda nos sites do Serasa, Boa Vista SCPC e outras empresas de proteção ao crédito, solicite a exclusão do histórico de consultas ao seu CPF.

Todas as consultas feitas ao seu CPF, ao você solicitar um novo crédito, cartão, financiamento, abertura de conta, empréstimos, entre outros serviços e produtos, ficam registradas no sistema e, mesmo que seu nome não esteja negativado, um grande número de consultas pode impactar diretamente e de forma negativa, no seu score de crédito.

A exclusão deve ser solicitada no site da empresa de serviço de proteção ao crédito, baixar, imprimir e preencher o Termo de Responsabilidade. Em seguida, reconhecer firma da sua assinatura e enviar via Correio, junto com cópia do seu documento de identificação pessoal, para o endereço disponível no próprio site.

Passo 8 – Evite solicitar empréstimos, financiamentos, abertura de contas e outros produtos financeiros desnecessários. Isso evitará o endividamento e as constantes consultas ao seu CPF, o que também é um fator que proporciona a redução da pontuação do seu score de crédito.

Passo 9 – Ao solicitar aumentos de limites, nunca exagere. Seja cauteloso. Ao exagerar, o sistema entenderá essa solicitação como inconsistente e seu comportamento irá gerar desconfiança, diminuindo o seu score.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

O ideal é que a pontuação do seu score se mantenha o mais próximo de 1000, pontuação máxima, e sempre acima de 800. Isso é compreendido pelo sistema de análise de crédito das instituições financeiras como um cliente que apresenta altas chances de pagar as contas, avaliado como um consumidor confiável, o que viabiliza a obtenção dos créditos e financiamentos.

Essa pontuação pode variar de um dia para o outro e, se manter dentro de um padrão aceitável para o mercado depende muito do seu comportamento como consumidor.

Para construir um bom histórico de crédito pode levar algum tempo e não existem garantias que apontem que após seguir todo passo a passo listado, dentro de um prazo pré-determinado, sua pontuação aumentará. Entretanto, todas as pessoas que seguiram a risca conquistaram uma boa pontuação no score.

Dica Importante: Nunca contrate ou pague para pessoa física ou qualquer empresa para aumentar o seu score. Esse tipo de serviço não pode ser realizado por uma terceira pessoa já que ele avalia o seu próprio comportamento como consumidor. Por isso, basta seguir as dicas listadas aqui e aguardar.

Conclusão

Ter uma boa pontuação no score é essencial para se obter a concessão de crédito, como financiamentos, empréstimos, abertura de contas e outros. O ideal é que você mantenha seu score acima de 800, o mais próximo de 1000 possível.

A boa notícia é que é possível adotar hábitos e atitudes que irão proporcionar o aumento da pontuação do seu score de crédito entretanto, não existe um prazo determinado para que essa nova pontuação seja atingida, podendo levar alguns dias, até mesmo semanas. Por isso, o quanto antes começar a construir um bom histórico de crédito, melhor e mais fácil será mantê-lo dentro da pontuação adequada (entre 801 e 1000).

Deixe um comentário