Branding: 10 dicas para encontrar a personalidade da sua marca

Fala galera, Henrique Carvalho por aqui com mais um vídeo para você Hoje sobre Branding, como você pode encontrar a personalidade da sua marca

Algumas estratégias, dicas e hacks aqui para você sobre Branding Bora nessa! Você sabe o que é Branding? Branding é uma das partes mais importantes de qualquer negócio Ela é uma promessa para a sua audiência sobre o que ela pode esperar dos seu conteúdo, produtos e serviços e como você se diferencia das outras marcas do mesmo nicho de mercado O processo de Branding envolve a definição do nome da marca, o logo, a missão e guia todas as ações que serão tomadas Algumas marcas trabalharam tão bem com seu branding que se tornaram parte do vocabulário das pessoas

Como no caso do Google, que em inglês já se tornou um verbo para pesquisar: “You can google it” E também o Photoshop Quem nunca ouviu alguém dizer, especialmente em imagens de modelos: “Essa foto parece photoshopada”, dando a entender que ela foi alterada? O trabalho de Branding pode ser muito bem feito por diversas empresas especializadas, mas como todo serviço, isso tem um custo, que muitos negócios pequenos não podem investir O lado bom é que esse processo pode ser feito por você mesmo E mesmo para quem quer buscar um especialista, é importante ter conhecimento sobre como o processo funciona

O que é Branding?

Branding é o processo de estruturação de uma marca, brand em inglês, que inclui: O nome da marca Qual design representa a marca Como é o logo Quais são os valores da empresa Qual é a voz da marca

Como se comunicar com a audiência e outras marcas Que emoções a marca busca gerar na audiência Quais são o propósito e missão da marca Como, o quê, onde, quando e quem será atingido pela marca E qualquer outra característica que mostre o diferencial do produto

Como disse Jeff Bezos, fundador da Amazon, “Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala” Os benefícios de investir em branding são muitos, como a associação com um nicho de mercado, uma presença mais forte na mente da audiência, o reconhecimento de marca, maior valor agregado, relação de lealdade com o público e também aumento de confiança por parte dos consumidores na marca O Branding serve para que sua empresa crie uma marca forte com objetivo conquistar um lugar único na vida do cliente Resume o que a marca é, porque ela existe e que conceitos sustentam suas ações 10 Passos para Trabalhar no Processo de Branding.

  1. Liste os benefícios dos seus produtos/serviços;
  2. Defina quais qualidades você quer que os clientes associem com sua marca;
  3. Estabeleça as emoções que você quer passar para a audiência;
  4. Encontre uma voz para representar sua marca e ser aplicada em qualquer material de comunicação;
  5. Desenvolva uma frase que seja fácil de lembrar e capture a essência da marca;
  6. Desenvolva a missão da sua empresa em um texto curto e claro;
  7. Determine a paleta de cores que lida com as emoções que a marca quer passar;
  8. Escolha o design que melhor representa as características da marca;
  9. Crie um logo que reflete as características da marca;
  10. Entregue o que sua marca promete e seja consistente, realmente mantenha as características que definir.

A Personalidade da Sua Marca

Construir a personalidade da sua marca exige a definição da visão, missão, essência e claro, de uma estratégia de posicionamento.

Visão Para definir a visão da sua marca, responda essas perguntas:

  • Quais são seus produtos e serviços mais importantes?
  • Quais produtos você nunca irá oferecer?
  • Como seus consumidores descreveriam sua marca?
  • Onde você quer chegar com a marca no futuro?
  • Missão Quais são as necessidades da audiência que sua marca atende?
  • Como a empresa supre essas necessidades?
  • Quais são os princípios que guiam a abordagem da empresa?
  • Por que os consumidores compram com você ao invés de outra marca?

Essência

  • Que emoções os consumidores encontram com a sua marca?
  • Se sua marca fosse uma pessoa, como ela agiria?
  • Sua marca é séria ou divertida? Criativa? Extrovertida?
  • Qual é o estilo com que a marca se expressa?

Posicionamento

Com quem você está falando?

Qual segmento do mercado sua marca atende?

Qual é a promessa da sua marca?

O que é único na sua marca?

Produtos com Branding de Sucesso

  • Gilete X Lâmina de barbear;
  • Danone X Iogurte;
  • Cotonete X Hastes flexíveis;
  • Band-aid X Curativos;
  • Chiclets X Goma de mascar;
  • Bombril X Lã de aço;
  • Xerox X Fotocópia.

Saber como fazer um logotipo memorável é um mistura de habilidades em design e criatividade. Além de ser parte importante do processo de Branding. Hoje em dia, com tantas formas de as pessoas acessarem um negócio, seu logo precisa estar muito bem alinhado com toda a experiência da marca, desde as cores até o tom de voz. Quando pensar em como fazer um logotipo tenha em mente que ele é a representação visual da proposta da sua marca, ele precisa ser facilmente reconhecível e lembrado. Um logo único, com um diferencial, ganha a vantagem de sua marca ser rapidamente identificada pelo público e se destacar do restante do mercado.

O famoso símbolo da Nike é instantaneamente relacionado com a marca e representa, de uma maneira excelente, sua identidade. É claro que, atingir o mesmo nível de grandes marcas como a Nike, não é fácil e exige muito trabalho, mas a base da criação do seu logo precisa ser muito bem estruturada para permitir esse crescimento. Um logo bem desenvolvido conta a história da sua marca: quem ela é, o que defende e pelo que trabalha. Pode construir lealdade, estabelecer a identidade da marca e trazer uma imagem mais profissional, melhorando primeiras impressões sobre a marca.

Tipos de Logos

Logos Baseados em Tipografia: São logos criados em cima de escrita, o nome da marca ou iniciais, com um tratamento da fonte (tipografia) para criar um diferencial, como os da IBM e da Microsoft.

Logos que Ilustram o Trabalho: São aqueles logos que, literalmente, mostram o que a marca faz. No caso de uma empresa de construção, o logo poderia, por exemplo, ter tijolos, como o da Tintas Coral.

Logos de Símbolos Abstratos: Um símbolo que não tem nenhum significado associado a ele ainda. Ele exige investimento da empresa para criar a associação com a marca. Pense em todas as formas que irá utilizar o logo, como ele ficará no maior e no menor formato, desde um rodapé de site a um outdoor.

Um bom logo deve ser escalável, fácil de reproduzir, fácil de lembrar e fácil de distinguir dos outros. Seu logo também deve ser efetivo em preto e branco, existem diversas situações em que isso pode ser necessário Além disso, uma tipografia única é essencial para a marca. Algumas marcas tem logos totalmente baseados em tipografia, como a Coca-Cola. O espaço negativo é aquele espaço “vazio”.

Se bem utilizado, pode adicionar significado ao logo, como no caso da FedEx, em que gera uma seta. Logos podem ser criados para conter duas mensagens visuais, dependendo da forma com que você olha para eles. Considere usar essa opção, mas evite cores demais, múltiplas fontes e muitas camadas de imagens. Muitos elementos visuais tornam o logo confuso. Se você não for da área, contrate um profissional que indicará se seu logo atendeu sua proposta e como transferi-lo para outros formatos sem prejudicar a visualização.

Todos os elementos que envolvem sua marca, desde seu nome até seu logo, precisam ser devidamente registrados para que seja propriedade da sua marca e não possa ser utilizado por outras empresas. Esse foi o nosso vídeo de hoje sobre Branding. Como você pode encontrar a personalidade da sua marca. Espero que você tenha curtido esse artigo.

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