Como escolher um bom negócio para empreender?

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Entretanto, a maioria das pessoas que possuem o desejo de empreender encontram um grande obstáculo nessa empreitada:  elas não sabem em que negócio podem atuar.

De fato, não é simples descobrir qual seria o empreendimento ideal para se investir. Há diversos fatores que podem afetar o sucesso ou o fracasso de um investimento, mas há algumas dicas que podem ser seguidas na hora de abrir o negócio próprio para otimizar as chances de alcançar um resultado satisfatório em pouco tempo.

 

Considere suas habilidades

Quando se começa um negócio, é preciso considerar suas habilidades e modo de trabalhar. Se você não é bom em consertar carros, obviamente não poderá abrir uma oficina mecânica. Por isso, o primeiro passo é identificar suas principais capacidades e habilidades. Serão elas que guiarão você até o seu negócio ideal.

Leve ainda em consideração sua forma de trabalhar. Se você acredita que trabalha melhor sozinho do que em grupo, busque investir em um negócio no qual possa realizar tarefas por conta própria, com pouco contato com outras pessoas. O mesmo vale caso você goste de trabalhar em equipe.

A ideia é se sentir bem para realizar seu trabalho da melhor forma possível. 

Identifique um público e sua necessidade

Analise o local em que pretende abrir seu negócio e pense: Qual o público desse local? Quais são suas necessidades? Verificar esses aspectos é importante para se certificar de que seu empreendimento trará resultados positivos.

Considere, por exemplo, o Brasil. Vivemos em um país tropical, no qual o clima é quente o ano todo na maioria das regiões. Pessoas em clima quente sempre procuram algo para aliviar a sede e o calor, por isso abrir uma sorveteria pode ser uma boa ideia.

Sorveterias costumam possuir público o ano todo no país e atingem pessoas de todas as idades, classes sociais e gênero, e mesmo em épocas frias podem servir doces que podem ser consumidos em qualquer estação.

Elabore objetivos

Quais metas você pretende atingir com o seu empreendimento? Isso é importante para definir o tamanho do negócio e como ele pode crescer. Se você pretende começar um negócio menor, sem grandes ambições, pode se focar em apenas uma localização e um público de nicho. 

Entretanto, se sua ideia é crescer a ponto de abrir filiais da sua empresa, é preciso se planejar melhor, elaborar planos de ação e objetivos que deverão ser alcançados a um longo prazo. Nesse caso, o ideal é procurar abrir um negócio que possa atingir um público mais amplo e não apenas um grupo no mercado.

Saiba vender seu produto ou serviço!

A venda é parte importante de qualquer empreendimento, mas é impossível vender bem algo que não se conhece com profundidade ou com o qual não se tenha algum tipo de afinidade. Por isso, escolha um negócio no qual tenha um bom conhecimento e no qual se sinta bem atuando, para assim conseguir vendê-lo com mais facilidade.

Siga essas dicas e avalie bem cada um dos itens. Dessa forma, seu empreendimento próprio logo saíra do papel e ele estará pronto para conquistar o seu público-alvo.

Gostaram do artigo? Então deixe abaixo sua dúvida ou sugestão!

Deixe um comentário