Como se proteger de assédio no trabalho?

Para se proteger contra o assédio no trabalho, há a necessidade de reunir provas concretas de que o problema esteja ocorrendo, seja através de vídeos, imagens ou áudios, assim como também mensagens em texto ou cópias de ligações recebidas. É importante saber que os abusadores conseguem mascarar o crime por estratégias que incluem culpabilizar a vítima com frequência ou ridicularizá-la na frente dos demais profissionais.

Este é um problema que acontece também através da imposição de autoridade perante aos demais profissionais a fim de fazê-los produzir muito mais. Saiba que dar tarefas desnecessárias ou divergentes às funções do contratado, também é considerado uma forma de assédio moral e que é passível do agressor ser penalizado.

Saiba mais +

O que é assédio no trabalho?

O assédio no trabalho é uma violência de caráter sexual, moral ou verbal, que coloca o trabalhador em um cenário desagradável e constrangedor. Muito se pensa que este problema acontece sempre de um profissional de cargo alto na empresa, porém também pode ocorrer de maneira vertical e horizontal.

Este é um problema que causa danos à autoestima da vítima, além de desmotivar e reduzir o interesse pelo trabalho. Inclusive, é importante saber que a vida pessoal e a saúde mental podem ser afetadas severamente, pois a pessoa não consegue mais se relacionar com ninguém e desenvolve doenças como a ansiedade e depressão.

Sinais de que você está sendo assediado

É fundamental estar atento aos sinais de assédio verbal, que consiste no sobrecarregamento do colaborador com a inclusão de tarefas novas ou ameaças. Com relação à moral, toda a gestão é feita com base no cumprimento de metas impossíveis de serem feitas, além de haver uma pressão maior que o normal para as concluir, desestabilizando a equipe.

O assédio sexual é caracterizado por convites frequentes e incessantes para sair, além de haver contato físico indesejado, insinuações de cunho sexual, assim como gestos ou mensagens de duplo sentido. Portanto, se você perceber quaisquer anormalidades como estas, é indispensável realizar uma denúncia imediata a fim de evitar que as situações continuem.

Como se proteger de assédio no trabalho?

Para se proteger do assédio no trabalho, há a necessidade de coletar provas e as manter protegidas em nuvem para não serem perdidas. Dessa forma, você tem o que precisa para formalizar a denúncia a fim de evitar que o problema continue acontecendo e prejudique ainda mais a sua saúde física e mental.

Registre as ocorrências

É comum que as vítimas tenham medo de registrar o problema, porém há a necessidade de fazer este processo para garantir que as informações sejam validadas. Não exclua mensagens, vídeos ou fotos porque estas são provas que podem ser usadas no processo futuro e farão a diferença.

Comunique o problema

Há a necessidade de comunicar o problema ao setor de RH, a fim de você explicar o que tem ocorrido na empresa ao mostrar as provas que possui. Converse também com o empregador a fim de contar o que acontece e como você tem se sentido nas últimas semanas ou meses.

Busque apoio jurídico e psicológico

Além de buscar apoio jurídico, converse também com um bom psicólogo para cuidar de sua saúde mental que, em casos como este, sempre é abalada devido às atitudes do abusador. Nunca deixe de procurar ajuda em situações como esta, pois o acúmulo de emoções podem ser prejudiciais no longo prazo.

O que fazer se você presenciar um caso de assédio no trabalho?

Para preservar a vítima, o ideal é comunicar ao RH ou fazer uma denúncia anônima acompanhada de provas oculares. Você também pode conversar com a pessoa que sofreu o abuso para juntos formalizarem uma denúncia de maneira rápida e prática pela internet, caso não queiram se expor ainda mais.

O ideal é que em casos como este, você não observe e apenas ignore porque sente medo, pois a vida daquele funcionário pode estar sofrendo abalos graves que podem ser irreparáveis. Através da Contato Seguro, você consegue apresentar a denúncia e acompanhar a resolução do caso online.

A importância de um ambiente de trabalho seguro

Em um ambiente seguro, os profissionais conseguem realizar um trabalho de qualidade, cumprir com as metas e apresentar um desempenho melhor em suas funções. Deste modo, a empresa tem uma boa evolução, atinge um público abrangente e tem maiores chances de contratar bons profissionais.

No entanto, a partir do momento que a empresa não oferece um local seguro aos trabalhadores, a imagem da companhia é manchada facilmente. Clientes deixam de comprar, o alcance na internet é reduzido e possíveis experts em áreas importantes à marca, preferem atuar junto aos concorrentes.

Contato Seguro: Um canal de denúncia seguro e eficaz

Com a Contato Seguro, você consegue realizar a sua denúncia contra assédio no trabalho de maneira segura e em total sigilo. Ou seja, não é necessário revelar a sua identidade apenas para apresentar as provas e confirmar que os dados adquiridos são verdadeiros.

Saiba que é possível fazer o registro de uma denúncia através de ligação por telefone, pelo site ou aplicativo. Os ouvidores permanecem disponíveis durante 24 horas e 7 dias na semana para auxiliar você no que for necessário.

Através do canal de ética Contato Seguro, você permanece protegido e nem mesmo o IP do seu computador é compartilhado. A intenção é assegurar que você se mantenha confiante de expor o abusador e garantir que os inconvenientes sejam controlados de forma eficaz.

Espero que o conteúdo sobre Como se proteger de assédio no trabalho? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo