Marketing Pessoal: do planejamento a execução em 6 simples passos

Fala pessoal, Henrique Carvalho por aqui com mais um vídeo para você E hoje eu vou falar sobre marketing pessoal, do planejamento à execução em 6 simples passos para que você possa se promover melhor e ser visto de uma forma mais atrativa pelas pessoas e profissionais ao seu redor

Vamos lá então marketing pessoal é o tema do vídeo de hoje Se você está interessado(a) em: Conquistar mais clientes para o seu negócio; Iniciar uma nova empresa online ou offline; Mudar de emprego, ganhar mais e trabalhar com propósito; Conseguir o emprego dos sonhos na empresa em que você sempre quis trabalhar; Ser promovido(a) no seu atual trabalho; Você precisa montar a sua estratégia de marketing pessoal Sem ações planejadas de marketing pessoal torna-se muito mais difícil construir uma reputação e uma autoridade a serem respeitadas Marketing pessoal nada tem a ver com construir uma imagem projetada de si mesmo, mas sim fazer com que as pessoas e as empresas enxerguem aquilo que você já possui, como habilidades técnicas, qualidades pessoais e valores Assim como um produto ruim com uma ótima estratégia de marketing não sobrevive por muito tempo no mercado, um profissional que não investe no seu próprio desenvolvimento, mas trabalha no marketing pessoal, também não

Não significa que o marketing pessoal só pode ser usado por profissionais ou empreendedores com uma vasta experiência Ao contrário, os iniciantes não só podem, como devem, usar a estratégia a seu favor Assim como acertos na estratégia de marketing pessoal podem alavancar sua carreira, um erro grave pode colocar tudo a perder Como fazer seu plano de marketing pessoal Uma marca pessoal bem definida vem antes de uma estratégia de marketing pessoal, pelo simples fato de que você precisa saber o que quer transmitir antes de pensar em como fazer isso Sua marca pessoal é quem você é

Porém, definir quem você é exatamente não é tarefa das mais fáceis Mas você pode começar respondendo a essas perguntas: Eu sou conhecido por… Minha equipe conta comigo para… Meus clientes sempre me dizem que… A verdade é que nossa personalidade possui muitas nuances Você pode ser uma pessoa extremamente introvertida na maioria do seu tempo, porém dar ótimas palestras ao vivo Significa que aquele(a) no palco, falando para diversas pessoas não é você? Ou que seria um personagem que você precisa assumir para falar em público? Não necessariamente! Porém, você precisa saber exatamente como deseja ser visto (a), tanto no aspecto pessoal quanto no profissional Sua marca pessoal só terá valor quando o seu público-alvo enxergar com clareza que você é diferente dos demais

Que você não é igual aos outros candidatos que estão concorrendo àquela vaga de emprego ou que faz um trabalho único, ao contrário de todos os outros produtores de conteúdo que escrevem sobre marketing digital Para desenhar a sua marca pessoal você precisa definir: Valores; Visão; Missão; Forças e fraquezas Posicionamento Valores Valores são como guias para nossas ações, já que são os itens que consideramos mais importantes nas nossas vidas Os valores devem refletir princípios éticos e morais, sendo inegociáveis

Se suas atitudes não refletem seus valores, se você aceita um emprego em uma organização que não compartilha os mesmos valores que você, qual mensagem você, como marca, estará transmitindo? Missão A missão pessoal é o seu propósito de vida Criar uma missão dentro de um plano de marketing pessoal é definir quem você quer ser profissionalmente e pessoalmente também Para definir a sua missão, responda a três questões básicas: Qual o seu porquê? O que você faz? Para quem você faz? Sua missão pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou em poucas palavras Visão A visão é a sua perspectiva de longo prazo, ou seja, aquilo que você deseja para a sua carreira daqui há 5, 10 anos Inclui-se, nesta etapa, aquilo que você quer se tornar e em que direção devem ser focados os seus esforços

Quais são suas qualidades mais importantes? O que você deseja fazer profissionalmente em 5 anos? O que você nunca faria? Quais qualidades você precisa desenvolver para alcançar seus objetivos futuros? Forças e fraquezas Assim como um empresa faria ao montar seu planejamento estratégico de marketing, você precisa entender quais são suas forças e fraquezas O objetivo é entender quais oportunidades disponíveis no mercado mais se adequam às suas necessidades e às suas características naturais Além disso, conhecer seus pontos fortes e fracos pode colocar você em posição de vantagem em relação a seus concorrentes a uma vaga de emprego, por exemplo, já que você poderá usar a sua experiência a seu favor e camuflar melhor seus defeitos Suas forças podem ser seu currículo acadêmico, sua experiência profissional em determinado nicho de mercado e suas características pessoais, como proatividade, responsabilidade e busca por excelência, por exemplo Com relação às suas fraquezas, reconheça com honestidade aquilo que você precisa melhorar para ter sucesso em sua carreira, seja o hábito de procrastinar, a preguiça ou a ansiedade excessiva

Esse exercício de listar os pontos fortes e fracos serve para definir qual profissão é mais adequada para você, qual o mercado você se encaixaria melhor e o que você precisaria desenvolver para conseguir ter sucesso em determinada área Se você possui um excelente senso estético e está em dúvida se deve atuar na área de design ou de finanças, talvez suas próprias características já sejam a resposta que você precisa Posicionamento No marketing pessoal, você também precisa saber com quem está falando para que consiga definir sua estratégia de posicionamento Por exemplo, vamos dizer que eu queira me posicionar como um gestor de equipes ao invés de um especialista em marketing de conteúdo Eu possuo uma experiência apenas como líder de equipes virtuais, que é o que venho fazendo na gestão do time da Viver de Blog há quase 3 anos

Certamente eu não poderia falar com executivos de grandes corporações, pois, apesar de também gerenciar times, minha experiência é completamente diferente e nada contribuiria para resolver os problemas esse tipo de audiência Para o posicionamento adequado dentro da sua estratégia de marketing pessoal, deixe claro: Com quem você está falando; Qual segmento do mercado; Qual é a promessa da sua marca pessoal; Qual o seu diferencial Como fazer seu marketing pessoal na internet No passado, a aplicação do marketing pessoal ficava restrita a contatos pessoais, fosse no próprio ambiente de trabalho, contatos em eventos ou entre amigos e familiares A internet, no entanto, aumentou o alcance que você pode conseguir com sua marca pessoal Para o bem e para o mal

Qualquer informação a seu respeito pode ser facilmente encontrada na internet O que significa que, uma mancha em sua reputação, uma postagem polêmica em redes sociais ou um trabalho ruim publicado em seu site podem acabar por destruir sua marca pessoal Porém, o contrário também é verdadeiro Você pode construir uma autoridade online que irá impulsionar seu marketing pessoal Essas são as ações que eu recomendo fortemente que você coloque em prática: Crie um blog e poste conteúdos de qualidade, e com frequência, sobre o seu nicho de atuação; Aposte no SEO tanto para impulsionar seu blog como o seu próprio nome no Google Tenha uma página sobre no seu blog, falando sobre seu trabalho, suas habilidades e, se possível com provas sociais

Use as redes sociais a seu favor: tenha um perfil atualizado em suas redes sociais Participe de grupos e fóruns de profissionais do seu nicho de mercado para estender sua rede de contatos Produza vídeos para o YouTube e faça webinários Conteúdos em vídeo possibilitam maior conexão com sua rede de contatos e mais engajamento por parte da audiência Mas mais do que apenas um bom slogan, uma marca pessoal que ninguém consegue imitar, mesmo que siga seu modelo de negócios ou produza conteúdos exatamente do jeito aos seus é sinal de sucesso da estratégia de marketing pessoal O diferencial está na sua personalidade, na sua marca pessoal e no seu legado

Quando o seu marketing pessoal é feito da maneira certa, você conseguirá mostrar ao mundo o que só você tem E esse foi mais um vídeo aqui no canal do YouTube da VDB Se você ainda não tá inscrito clica aí no botão para receber novidades do nosso canal A gente publica segunda, quarta e sexta feira novos vídeos para você sobre marketing de conteúdo, sobre marketing em geral E caso você tenha curtido esse vídeo, dá o seu joinha, dá o seu like para a gente saber e entender também aqui dentro da VDB quais vídeos têm um nível de curtição maior em relação aos outros, isso mostra quais interesses nossa audiência tem e como a gente pode gravar vídeos melhores para vocês

Eu vou ficando por aqui, até o próximo vídeo então, grande abraço, tchau, tchau.

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