skip to Main Content

Hoje passei a maior parte do dia me perguntando qual seria o ingrediente principal para uma pessoa proclamar a sua independência profissional. Fiz algumas pesquisas na internet, ouvi alguns podcasts e assisti a outros tantos vídeos no YouTube sobre o tema e a resposta veio à minha mente assim que eu cheguei em casa. Ao invés de tomar um banho, colocar uma roupa mais confortável para jantar e descansar, resolvi arrumar o home office para poder voltar a escrever. E é esse ingrediente que desejo compartilhar com vocês no artigo de hoje.

Imagem por Jerrold

DISCIPLINA
Disciplinar-se com aquilo que se almeja profissionalmente é fundamental em qualquer área e em qualquer situação. Se você já trabalha como autônomo em tempo integral sabe melhor do que aquele que trabalha em tempo parcial, que é fundamental ater-se a alguns hábitos diários para servir cada vez melhor a seus clientes e manter-se competitivo. Em contrapartida, se você trabalha em tempo parcial fazendo o que deseja fazer em tempo integral sabe que se não mantiver um contrato de trabalho consigo mesmo, não poderá proclamar a sua independência profissional tão cedo.

CULTIVE HÁBITOS
A primeira coisa a fazer é delinear alguns hábitos que podem fazer a diferença no final de um dia de trabalho para quem quer se tornar completamente independente profissionalmente. Cultivar hábitos como não colocar uma roupa mais confortável ao chegar em casa ou comprometer-se a dedicar horários específicos na “sua empresa” são importantíssimos para manter o desempenho tão bom como se estivesse em uma empresa convencional.

FAÇA UM CONTRATO CONSIGO MESMO
Coloque no papel as regras que você deve seguir como seu empregado, pois é fundamental que você desempenhe estes dois papéis. Se você trabalha em tempo integral, especifique os horários em que fechará a porta do seu home office para se dedicar a sua empresa, e se trabalha em tempo parcial, especifique os dias e os horários em que poderá dedicar-se ao seu projeto. Ponha tudo isso no papel e aja como um freqüentador de grupo dos Alcoólicos Anônimos, cumpra as suas regras um dia de cada vez, pois é dá muito trabalho sair da roda viciante do auto-sabotador que todos temos dentro de nós.

FOQUE NAS SUAS METAS
É claro que ninguém vai praticar hábitos saudáveis em relação ao seu negócio se não possuir metas desafiantes onde encontre motivação para cumprir as suas disciplinas. E nada melhor do que metas para manter um indisciplinado na linha!

Eu, por exemplo, assumi a meta de levar o meu site a atingir uma média diária de cem visitantes, o que significa aumentar a visitação do site em 100%. Para atingir essa meta eu tive que assumir alguns compromissos comigo, como cultivar o hábito de escrever um artigo por dia e ainda escrever um artigo a mais por semana para oferecê-lo a outros blogs e sites como guest-posts. Esta meta me manteve motivado a seguir a minha própria disciplina e dividir os meus horários entre o meu trabalho como coach de talentos e escritor, meu objetivo profissional.

RESUMINDO
1. Defina uma meta e um período para cumpri-la
2. Escreva no papel as suas disciplinas diárias para atingir a sua meta
3. Cultive os hábitos um dia de cada vez e acompanhe os resultados

Em outros artigos estarei falando mais sobre esse tema e gostaria de saber de você: Você é uma pessoa disciplinada e com uma meta bem definida?

Marcos Rezende

Orientador de produção textual na Mentoria da Palavra, graduando em Filosofia na UFPR com concentração em Lógica e Filosofia da Linguagem, desenvolvedor de sites em WordPress na Agência G13 e faixa roxa de jiu-jitsu brasileiro pela equipe Atos Loyalty Curitiba.

Compartilhar
Twittar
Pin
+1
Compartilhar
Back To Top