O que é Planilha de Controle Financeiro e como usá-la para deixar sua empresa no azul?

Você sabe o que é uma planilha de controle financeiro? Antes que você saiba a definição e para que serve essa planilha, pense um pouco e responda: como você organiza sua vida profissional financeira? Você anota em agendas, bloco de notas e depois fica totalmente perdido?

Apesar de não parecer algo normal, essa prática é mais comum do que você imagina. Muitos empresários, líderes e gestores, por estarem acostumados a ter o celular na palma da mão, acabam concentrando todos os dados financeiros nele. Outros, inclusive, misturam a vida pessoal com a vida profissional e fica uma verdadeira bagunça.

Por isso, uma boa ideia para manter a organização financeira da sua empresa é trabalhar com uma planilha de controle financeiro. É sobre esse assunto que iremos falar nesse artigo. Você vai entender o que é uma planilha de controle financeiro e como ela pode ajudar a sua empresa a se organizar financeiramente, ficando sempre no azul.

Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é uma planilha de controle financeiro?

Como o próprio nome já diz, uma planilha de controle financeiro serve justamente para que você organize a sua vida financeira. Ela serve para que você controle as finanças da sua empresa de uma forma simples e organizada.

Por meio de uma planilha de controle financeiro, você poderá enxergar gastos que são desnecessários, assim como possibilidades de vendas e oportunidades de negócios. Em resumo, a planilha de controle financeiro serve para simplificar a rotina da sua empresa.

Em algumas planilhas, basta você preencher os dados necessários e os cálculos vão ser realizados automaticamente. Simples, não é mesmo? Mas não é apenas para isso que uma planilha de controle financeiro serve.

Quais as vantagens de usar uma planilha de controle financeiro?

Com uma planilha de controle financeiro você consegue controlar todos os gastos mensais da sua empresa. Além disso, você também tem como programar os gastos dos meses futuros ou usá-la como um guia para investimentos.

Outra vantagem é a facilidade de usar esse tipo de planilha. Como dito anteriormente, algumas planilhas fazem o preenchimento de forma automática, então basta disponibilizar algumas informações e você terá acesso a tudo que precisa.

Ainda há a vantagem de não ser necessário estar conectado à internet para ter acesso a planilha de controle financeiro. Há muitas planilhas que permitem que você tenha acesso aos dados que constam na planilha em tempo real, independente do lugar que você esteja.

Abaixo você confere ainda outros benefícios de usar uma planilha de controle financeiro:

  • A gestão das finanças se torna mais eficaz;
  • Possibilidade de controlar o que entra e sai financeiramente da sua empresa;
  • Não ter mais necessidade de usar blocos de notas ou caderninhos para controle;
  • Estruturar um plano de custo;
  • Ficar informado para onde o dinheiro está indo e de onde ele vem;
  • Terminar todos os anos no azul;
  • Realizar o pagamento das contas em dia;
  • Aumentar o faturamento da sua empresa;
  • Diminuir gastos fixos ou variáveis;
  • Aumentar a participação no mercado;
  • Ter o controle de dívidas e empréstimos;

Mas afinal, como usar uma planilha de controle financeiro empresarial? É isso que você vai descobrir a seguir.

Faça as anotações de todas as movimentações financeiras da sua empresa

Essa é uma prática que deve ser realizada diariamente. Todos os dias você deve colocar todas as movimentações financeiras realizadas na sua empresa. Dessa forma, você saberá onde o dinheiro está sendo gasto. A ideia é que você possa diminuir ou cortar gastos desnecessários ou excessivos.

Além disso, também é importante separar os gastos em fixos e variáveis. Os gastos fixos são aqueles que não sofrem variação com o passar do tempo. Um exemplo desse tipo de gasto é o salário dos funcionários. Já os gastos variáveis são aqueles que são modificados de acordo com a rotina, como os custos com os fornecedores.

Anote também todo o dinheiro que entra na sua empresa. Dessa forma, você terá controle e saberá se pode gastar ou se é hora de pisar no freio. Resumindo: tudo que tiver relação com o financeiro da sua empresa, deve ser anotado na planilha.

Avalie as finanças da sua empresa

Não basta você anotar as movimentações financeiras. Também é importante que você avalie as finanças e tudo que está sendo anotado. Isso é necessário para que você tenha o controle, sendo possível realizar planejamentos bem estruturados.

Essas informações irão funcionar como um guia. Você saberá onde o dinheiro está sendo investido, de onde ele está vindo e terá um olhar estratégico. Com base nisso, você poderá pensar em melhorias para sua empresa, para o seu público-alvo, seus serviços e etc.

Suas decisões serão tomadas de forma consciente

Acredito que nem preciso explicar o motivo, não é mesmo? Com uma planilha de controle financeiro, você tem como tomar decisões com base em dados concretos e seguros. Você não fará mais o planejamento ou tomará decisões com base em “achismos”.

Com o controle, você poderá investir nos seus funcionários, na melhoria dos seus serviços, equipamentos e até produtos. Isso significa que uma planilha de controle financeiro fará sua empresa dobrar seu faturamento, alcançando resultados extraordinários.

Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso que você arrume uma planilha que se adeque às necessidades da sua empresa. Nós temos uma planilha completa para oferecer para você.

Nessa planilha você encontra cadastro de clientes, contas a pagar, vendas, fluxo de caixa e livro de caixa. Basta clicar aqui e fazer o download da sua planilha. É gratuito!

 

Espero que você tenha entendido o que é uma planilha de controle financeiro e como ela pode ajudar sua empresa a se manter no azul. Agora é com você! Baixe a sua hoje mesmo e transforme os resultados da sua empresa.

Deixe um comentário