skip to Main Content
veneno-filosofia

Hoje ouvi a seguinte frase de um cliente que estava reclamando do preço que eu estava cobrando por um projeto:

“Marcos, entenda que eu estou na posição de cliente e você, na posição de prestador de serviço.”

Traduzindo:

“Marcos, entenda que o capital está na minha mão e sendo assim eu sou o senhor e você é o escravo. Logo, volte a sua posição de inferior a mim se você quiser que eu transfira o capital que está na minha mão para a sua e faça o que eu quero. Você não é senhor das suas ações para decidir o que vai fazer ou não vai fazer. Eu sou o senhor. Eu sou o dono do capital.”

Eu tinha um outro post engatilhado para inaugurar o novo layout do blog, mas estou no final do meu primeiro semestre na graduação de Filosofia e lidar com a realidade sem véus tem sido um trabalho tão duro, que não resisti em compartilhar essa história com você para relaxar as tensões que invadiram a minha alma após a fala desse cliente.

O fato é que o estudo de Filosofia está matando a criança sonhadora e iludida que existia em mim.

Estudar Filosofia é enxergar as razões de tudo ser do jeito que é. É visualizar com clareza os princípios que fazem clientes colocarem a todo o momento prestadores de serviço como inferiores a eles. É perder a minha inocência que um dia acreditou na relação ganha-ganha.

Estudar Filosofia é morrer, um pouco a cada dia, para poder viver. É voltar a enxergar depois de ser cego. É fazer perguntas profundas sem temer as respostas avassaladoras. É ver os problemas acontecendo décadas à frente enquanto a torcida comemora o assassinato de mais um mau elemento da sociedade.

Estudar Filosofia é perder a virgindade. É se abrir para o mundo da dor, do medo, do sangue, do veneno e do humano-animal, que é isso que somos. É saber na carne que para alguém ganhar, muitos terão que perder.

Afinal, somos dominadores e dominados lutando por reconhecimento em um mundo cruel que cria faz-de-contas para não percebermos as algemas que nos prendem no sofá.

E talvez seja esse o real motivo de tirarem a Filosofia do vestibular…

 


Conheça a Guia Invest, uma plataforma digital que ajuda a poupar, administrar e investir o seu dinheiro de forma inteligente:

Marcos Rezende

Redator freelancer, orientador de produção textual na Mentoria da Palavra, criador de sites em WordPress na DoutorWP, graduando em Filosofia na UFPR e faixa roxa de jiu-jitsu brasileiro pela equipe Atos Loyalty Curitiba.

Back To Top
Compartilhar18
Twittar
Pin
+1
Compartilhar
18 Compart.