skip to Main Content

É senso comum as pessoas acreditarem que para ter sucesso na vida é preciso arriscar-se em demasia e viver como um louco. Não sei de onde essa idéia surgiu, mas é incrível a quantidade de pessoas com quem eu tenho conversado onde esse assunto entra em pauta e a opinião geral acaba sendo a mesma: “É preciso ser meio louco para ter sucesso nesse mundo”.

Imagem por CuongMC

Falar que os empreendedores são loucos é o mesmo que falar que os montanhistas também o são, pois ambos fazem coisas extraordinárias comprometidos com uma meta desafiadora que somente os aperfeiçoam.

FAÇA ALGO EXTRAORDINÁRIO
Quando você vê algo extraordinário, significa que você viu algo que está fora do comum e que apreciou. É como assistir a queima de fogos de artifício no Réveillon de Copacabana ou ver o Michael Phelps conquistar mais uma medalha de ouro na natação. É um extra ao ordinário, ao comum! E é justamente dessa maneira que você deveria se comportar se quisesse realmente ter sucesso: fazer algo além do que as pessoas do seu lado fazem.

APERFEIÇOE-SE CONTINUAMENTE
O motivo para fazer algo extraordinário é melhorar-se continuamente, ou seja, é perceber que como um atleta da natação ou um montanhista, você apenas quer conhecer os seus limites para saber quem é e do que é capaz. É bom lembrar que fazendo ou não o extraordinário, você continuará tendo trabalho, só que em um tipo de trabalho você estará aprendendo continuamente e em outro estará apenas ganhando experiência fazendo a mesma coisa que você aprendeu quando saía da posição de conforto.

MEÇA AS SUAS CONQUISTAS
Muitos dizem por aí que estão cada dia melhores, mas como eles sabem disso? Não sabem. Para saber se você está melhorando continuamente é preciso medir continuamente o seu avanço. Em todos os esportes existem graus de competência onde você é avaliado e onde você avalia um obstáculo e um desafio. No montanhismo, por exemplo, as vias de escalada são classificadas em graus de dificuldade que variam, se não me falha a memória, de 2 a 12 graus. O que significa que para eu saber se conseguirei escalar uma via de grau de dificuldade 7, preciso ter adquirido experiência e competência em graus inferiores ao que irei me desafiar.

Assim, para medir se você realmente está tendo sucesso é necessário que você tenha metas mensuráveis muito bem descritas no papel. Se tem problemas financeiros e a sua meta é economizar, anote quanto deseja economizar e em quanto tempo e comprometa-se com este objetivo. Agindo assim, você saberá continuamente se está ou não chegando cada vez mais próximo do cume da sua montanha, do sucesso.

COMECE AGORA MESMO
Comece a construir o seu futuro hoje mesmo definindo uma meta para os próximos trinta dias. Não olhe para o lado, não pense que você deveria definir mais que uma meta e também não fique sonhando. Reflita sobre qual a coisa mais importante para você que gostaria que se realizasse nos próximos trinta dias e mova-se hoje mesmo. De trás para frente comece a pensar que estratégias você poderia adotar para atingir aquele objetivo, defina o melhor caminho a tomar e quebre a sua meta em pequenas atividades semanais e depois diárias. Continuamente revise em que posição do caminho você está e, se as suas estratégias iniciais não surtiram o efeito desejado, crie outras, mas continue sempre se movendo em direção ao seu objetivo.

Isso não é coisa de louco, é coisa de prático, é coisa de quem gosta de realizar algo e de se melhorar, só isso. A escolha é sua e a decisão é simples, caminhar na estrada é que é a parte complicada por causa da sua própria incompetência e da falta de comprometimento com a sua própria vida. E se você precisar de um guia para treiná-lo e guiá-lo em cada grau de dificuldade do seu caminho em direção ao sucesso contrate um coach de talentos, peça o seu apoio e o seu treinamento e comprometa-se a viver a sua vida. Só assim é que você não será louco. Quem é o louco aqui?

Marcos Rezende

Orientador de produção textual na Mentoria da Palavra, graduando em Filosofia na UFPR com concentração em Lógica e Filosofia da Linguagem, desenvolvedor de sites em WordPress na Agência G13 e faixa roxa de jiu-jitsu brasileiro pela equipe Atos Loyalty Curitiba.

Compartilhar2
Twittar
Pin
+1
Compartilhar
Back To Top