Muitas pessoas ainda têm uma ideia errada sobre a impossibilidade de empreender em tempos de crise, mas estão totalmente enganadas.

Se você é uma delas, saiba que justamente em momentos mais complicados que excelentes oportunidades de negócios podem surgir.

Por isso que é sempre importante acompanhar o mercado, verificar as necessidades das pessoas e pensar em empreender.

Você sabia que muitos empreendedores de sucesso começaram em épocas de crise? Isso porque eram mais visionários e enxergaram mais à frente.

Então, se você está pensando em abrir um negócio, a hora é agora. Claro que desde que você tenha conhecimento na área e não tenha medo de desafios.

Só para você entender mais como tudo isso é possível, vamos mostrar aqui alguns tipos de negócios que, mesmo com a crise, encontraram espaço e quem sabe você pode ser o mais novo empreendedor na sua área.

É possível empreender em tempos de crise?

Talvez você considere isso algo totalmente impossível, mas a nossa ideia aqui é mostrar justamente o contrário.

É claro que é importante analisar como anda o mercado, o que as pessoas estão buscando e, principalmente, as suas habilidades e o que gosta de fazer.

Também não adianta de nada abrir um negócio que você não faça ideia de como funciona e nem entende nada sobre o assunto.

Pense no que sabe fazer, no que conhece e com certeza, encontrará uma maneira de empreender.

Fizemos uma pesquisa sobre setores que vêm se destacando no mercado, apenas para que você esteja ciente de que é possível sim empreender em tempos de crise.

Ideias de empreendimentos em tempos de crise

Na verdade, tudo o que vamos falar aqui são apenas algumas ideias, mas saiba que existem muitos outras formas e modelos de negócio para empreender durante a crise.

1. Eletricista Autônomo

como empreeender durante a crise

Trabalhar por conta própria, fazer seu próprio horário e em algo que você gosta, é sempre a melhor opção.

Então, se você entende de eletricidade, uma ideia de negócio é oferecer seus serviços como eletricista e o que não vai faltar é trabalho.

Afinal de contas, em todas as residências e empresas, é um serviço altamente procurado, seja para um simples reparo ou até a troca total da fiação elétrica.

Mas, se você quer entrar no ramo e não tem ideia por onde começar, uma boa saída é fazer um curso de eletricista no Senai. Assim, você se prepara mais ou faz uma reciclagem antes de começar a divulgar seus serviços.

2. Instalador de Energia Solar

empreeender na crise

Talvez você já saiba, mas hoje as pessoas estão muito preocupadas com o meio ambiente e buscando fontes de energia alternativa e, por isso a energia solar está tão em alta.

Só para você ter uma ideia, um instalador de energia solar pode ganhar entre R$ 1000,00 a R$ 3000,00, inclusive esse valor pode ser bem maior dependendo do seu grau de conhecimento, experiência e certificações.

Caso essa área seja do seu interesse, o mais indicado é fazer um curso de energia fotovoltaica, pois assim as chances para você conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho aumentam bastante.

3. Cabelereira

O segmento de beleza é um que não foi muito impactado pela crise, principalmente pelo fato de as mulheres não abrirem mão de cuidados pessoais.

Você pode abrir seu próprio negócio ou optar por atender clientes em casa, especialmente idosos com dificuldades de locomoção, e esse mercado é bem amplo.

Por isso que é tão importante você se especializar. Por exemplo, fazer um curso de cabelereira ou uma especialidade em Mega Hair. Quanto mais especialista for em um ramo da beleza, mais oportunidades terá.

4. Atendimento Online

Atendimentos online já haviam ocorrendo, mas com a pandemia, só se intensificaram, especialmente por que as pessoas não podiam ter consultas presenciais.

Tanto que o CFN (Conselho Federal de Nutrição) e o CFP (Conselho Federal de Psicologia) liberaram o atendimento online para pacientes antigos e pacientes novos.

Assim como nutricionistas e psicólogos, outros profissionais da saúde, como os hipnoterapeutas, também estão dando consultas online.

Caso você tenha certificação em hipnose, pode empreender oferecendo atendimentos via Internet e, com certeza, irá se surpreender com a demanda. Uma certificação dessas pode ser obtida com uma carga horária de cerca de 100h.

5. Dar aulas via Skype

dar aula online para ganhar grana extra

Seja qual for a sua área de conhecimento e atuação, outra excelente opção é dar aulas via Skype.

Vamos dar o exemplo aqui de professores de educação física. Embora algumas academias estão começando a reabrir, os personals trainers encontraram nas aulas online uma forma de continuar trabalhando.

Tudo isso via Skype ou outro aplicativo de vídeo. E tem dado tão certo que talvez agora muitos alunos nem queiram mais voltar às academias.

Profissionais que viviam da sua arte também têm sofrido durante a crise: tatuadores, artistas plásticos, quadrinistas, dentre outros não tem conseguido angariar a mesma quantidade de clientes que faziam antes. Uma opção é oferecer cursos online de desenho ou tatuagem, nesses casos. Para isso, eles podem usar plataformas como Monetizze ou Hotmart para hospedar seus cursos.

Então, se você é um especialista em tatuagem ou em ensinar a desenhar online, por que não compartilhar tudo o que sabe com milhares de pessoas e ainda ganhar por isso?

6. Beleza

ramo da beleza da dinheiro

Quando se trata de empreender em tempos de crise, a sensação é que o segmento de beleza não foi muito afetado. Por isso, que é mais uma opção para você que tem alguma especialidade na área.

O ideal é que você focasse em uma área específica e oferecesse às suas clientes um atendimento diferenciado. As sobrancelhas fio a fio é um ótimo caminho.

Apenas lembrando que, independentemente do serviço que oferecer, procure fazer cursos e treinamentos para que possa se destacar de seus concorrentes.

Você acabou de ter uma noção melhor que, mesmo em momentos de crise é possível empreender, principalmente se você se dedicar e ser um especialista na área.

Saiba que desafios sempre virão, mas quanto mais preparado estiver, enfrentará todos facilmente e com certeza seu negócio será um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *