Quais os benefícios do BPO financeiro? + Como escolher?

As pequenas e médias empresas (PMEs) lidam com diversos desafios diários, especialmente quando falamos sobre finanças — como a necessidade de controlar as contas e pagar os impostos. Neste caso, saber o que é BPO financeiro ajuda a aliviar esse peso.
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing ou, em português, terceirização do setor financeiro, e representa a entrega das tarefas deste departamento para uma parte externa especializada.
Quer entender como esse tipo de serviço ajuda as pequenas e médias empresas a prosperarem?
Então, continue a leitura deste artigo exclusivo escrito pelo oHub. A seguir, explicamos o que faz um BPO financeiro, como um bom fornecedor auxilia seu negócio a superar desafios e dicas de como escolher o melhor.
O que é BPO financeiro?
BPO financeiro é a terceirização de processos de negócios mediante a contratação de uma prestadora de serviços para fazer a gestão do setor financeiro de uma empresa. O fornecedor é responsável por oferecer mão de obra especializada e as ferramentas necessárias para executar as tarefas que a contratante solicitou.
Esse tipo de serviço ajuda as empresas a terem mais eficiência operacional ao permitir que os gestores foquem no core business do negócio — falamos mais sobre esse aspecto adiante —, já que delega as ações vitais do setor financeiro para terceiros.
Ao mesmo tempo, o BPO financeiro dá aos negócios, especialmente os de pequeno e médio porte, acesso à mão de obra especializada e ferramentas específicas — como sistemas de gestão — para executar as atividades do setor que, vale destacar, seguem normas rígidas de controle.
O que faz um BPO financeiro?
Um serviço de BPO financeiro para pequenas empresas — também vale para negócios de médio porte — faz:
- gestão de contas a pagar e receber;
- controle de caixa;
- pagamento de tributos;
- emissão de notas fiscais;
- conciliação bancária (comparação da movimentação financeira das contas da empresa com a escritura do negócio) e de recebíveis;
- criação e análise de relatórios financeiros;
- monitoramento dos documentos contábeis.
Para resumir, o BPO financeiro para pequenas e médias empresas executa todas as tarefas do setor para garantir que o negócio fique conforme a legislação e tenha mais eficiência.
Como um BPO financeiro pode ajudar pequenas e médias empresas a superar seus desafios diários?
- Apoio especializado
Uma das principais vantagens do BPO para pequenas empresas é o acesso a um suporte especializado para desempenhar as funções do departamento. Aliás, os melhores fornecedores contam com uma equipe capacitada e atualizada com as últimas normas e novidades do mercado.
Desse modo, as pequenas e médias empresas contam com mão de obra competente que compreende os pormenores do setor financeiro, o que é essencial para não desrespeitar nenhuma regra fiscal — como o pagamento de tributos.
- Redução dos custos operacionais
As pequenas e médias empresas nem sempre têm um orçamento tão grande para contratação de novo pessoal, e ter uma equipe externa competente é, no geral, mais barato do que manter um time interno.
Isso porque o BPO financeiro “corta” os custos com recrutamento e seleção, onboarding — integração — e treinamento, bem como com os materiais de trabalho — como softwares financeiros.
O único gasto é com a contratação do fornecedor, visto que a empresa terceirizada é a responsável por arcar com as despesas que acabamos de mencionar. Ademais, o BPO tem mais escalabilidade.
Ou seja, você consegue aumentar suas operações — por exemplo, processar mais documentos e contas — sem aumentar tanto os investimentos. Basta verificar se o seu pacote de serviços cobre a extensão e, se não, solicitar uma mudança que não custa muito.
- Foco nas atividades-chave
No início deste artigo, falamos que o BPO financeiro permite que os gestores foquem no core business do negócio, lembra? Essas são as atividades-chave da empresa, o que gera lucro.
Essa é uma enorme vantagem para pequenas e médias empresas — nas quais, muitas vezes, os líderes desempenham variadas funções —, pois os deixa “livres” para pensar de maneira mais estratégica. Afinal, um setor crucial para a organização — o financeiro — está “em boas mãos”.
- Melhora do planejamento financeiro
Toda empresa, inclusive PME, precisa de um bom planejamento financeiro para crescer, concorda? Até porque é preciso controlar contas, pagar dívidas e impostos, checar e enviar documentos fiscais.
Aqui, o BPO entra com insights sobre esses dados para que os líderes dos negócios compreendam, a fundo, a situação financeira das organizações e tomem decisões mais assertivas sobre seus investimentos.
Onde encontrar um fornecedor de BPO financeiro para PMEs e como avaliar?
Agora que você sabe como um BPO financeiro ajuda as pequenas e médias empresas a superarem seus desafios, que tal contratar esse tipo de serviço para o seu negócio? Para isso, é preciso avaliar se:
- o fornecedor tem boa reputação no mercado;
- oferece um bom atendimento ao cliente e canais de suporte;
- cumpre com suas obrigações trabalhistas e capacita sua mão de obra;
- o contrato garante a segurança do contratante.
A boa notícia é que você não precisa ir de “porta em porta” ou passar o dia no telefone para encontrar uma empresa terceirizada com essas características.
É possível encontrar fornecedores de BPO financeiro por um hub de serviços sem sair de casa. Inclusive, as páginas também oferecem formulários para solicitar orçamentos on-line para sua maior comodidade.
Aproveite para buscar seu próximo fornecedor hoje mesmo e use o BPO financeiro para fazer seu negócio crescer!
* Este post foi escrito pela plataforma oHub, marketplace que conecta empresas com prestadores de serviços no formato B2B e que oferece serviços para todas as etapas de vida da sua empresa, inclusive na contratação de empresas de BPO financeiro.
Espero que o conteúdo sobre Quais os benefícios do BPO financeiro? + Como escolher? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios

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