Saber o que são linguagens de programação e como elas funcionam possibilita uma melhora na produtividade e a conquista de diversas vantagens competitivas em relação à concorrência.

Além disso, a carreira como desenvolvedor de software costuma ser uma ótima alternativa.

Nos últimos anos, as linguagens aumentaram a sua eficiência e a flexibilidade para realizar tarefas mais complexas que são exigidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação.

Isso porque, dominar uma linguagem de programação pode te ajudar a automatizar diversos tipos de atividades, onde máquinas podem executar as suas funções.

Sendo assim, ao conhecê-las você consegue atingir esse objetivo em menos tempo.

Afinal, o que são linguagens de programação?

Elas são um tipo de linguagem que funcionam por meio de instruções. Elas permitem que o programador possa escrever um conjunto de ordens lógicas, ações consecutivas, dados e algoritmos para desenvolver programas que fazem o controle do comportamento lógico e físico de uma máquina.

É por meio das linguagens que o desenvolvedor e a máquina se comunicam, podendo atuar com precisão em alguns aspectos:

  • Dados que o software vai operar;
  • Como os dados serão armazenados ou enviados;
  • Quais ações o software deve realizar de acordo com algumas situações variáveis.

Para você entender de forma mais simples podemos dizer que, a linguagem de programação é um sistema de comunicação que é composto por símbolos, palavras-chaves, regras semânticas e sintáticas que trabalham em conjunto.

Esses trabalham em conjunto e assim permitem o entendimento do programador e da máquina.

No entanto, é importante destacar que é comum usar a linguagem de programação com linguagem de computação como sinônimos.

Porém, não devemos confundi-las porque a linguagem de programação segue a um conjunto de regras e expressa os comandos do programador.

Por outro lado, a linguagem de computação utiliza outras linguagens que formatam um texto e não podem ser consideradas como uma programação pra si mesma.

Isso quer dizer que, nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.

Quais os tipos de linguagem de programação?

As linguagens de programação são a base para a criação de todos os aplicativos e softwares que utilizamos no nosso dia a dia e elas são categorizados em dois tipos: Linguagem de baixo e de alto nível.

Linguagem de programação de baixo nível

Essa linguagem faz a orientação da máquina. Ela funciona como uma interface e cria um link fixo entre o hardware e software.

Além disso, ela faz o controle total sobre o equipamento e estrutura física. Para que ela seja aplicada corretamente o programador deve conhecer muito bem o hardware.

Linguagem de programação de alto nível

Essa linguagem tem com objetivo facilitar o trabalho do programador. Para isso, ela usa instruções mais fáceis de serem compreendidas.

Além disso, a linguagem de alto nível possibilita que você possa escrever os próprios códigos usando os idiomas, português, espanhol, inglês e entre outros.

Traduzindo em seguida para a linguagem da máquina por meio de tradutores ou compiladores.

Por exemplo, a linguagem PHP, é uma linguagem de alto nível. Caso queira conhecer mais sobre a linguagem, veja este curso de full stack.

Para que servem as linguagens de programação?

De forma geral, elas são usadas para programar. Porém, cada uma delas tem um escopo e uma maneira diferente de comunicação.

Para você ter uma ideia a de baixo nível possibilita a comunicação interna da máquina e cada instrução possui o seu próprio código para operação.

Por outro lado, a linguagem de alto nível permite a aquisição das instruções que o programador insere na máquina. Ela por sua vez, absorve os códigos através de compiladores ou tradutores e permitindo assim:

  • Redução do tempo de programação,
  • Permite entender de forma mais fácil à tarefa a ser realizada,
  • Possibilita que o programador se desligue da operação interna da máquina.

 

Conclusão

As linguagens de programação são importantes para o mundo da programação porque elas ajudam a organizar os comandos por meio das regras de semânticas e sintáticas, expressões e entre outras.

Através dessas linguagens, é possível que cada vez mais ferramentas e sistemas são criados para resolver problemas e dificuldades do dia a dia. Há inúmeras aplicações que podem ser resolvidas a partir de uma linguagem de programação.

Além disso, algumas das suas funções é permitir que o programador crie a sua própria linguagem para desenvolver um site e fazê-lo funcionar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *