O que é uma plataforma de afiliados? + Principais vantagens!

Pensa em fazer uma renda extra ou começar o próprio negócio sem sair de casa, mas sem fazer um grande investimento inicial? Então, que tal conhecer as plataformas de afiliados? No geral, estes são sites que permitem que você escolha produtos para divulgar em troca de uma comissão sobre cada venda. 

Em outras palavras, você trabalha como um representante de uma marca e usa suas redes sociais (e reputação online) para alavancar as vendas. Bem interessante, concorda?

Posto isto, que tal aprender tudo o que você precisa saber antes de embarcar nesse tipo de negócio? Continue a leitura, porque nas próximas linhas falamos sobre:

  • o que é uma plataforma de afiliados; 
  • as vantagens e desvantagens do modelo;
  • como escolher a melhor plataforma. 

Vamos lá?

Saiba mais +

O que é uma plataforma de afiliados?

Uma plataforma de afiliados é uma página que compila programas de filiação. Ou seja, conecta as empresas que oferecem esse tipo de trabalho às pessoas interessadas em divulgar produtos em troca de uma comissão sobre as vendas (ou cliques nos links compartilhados).

Esses sites podem ser de venda de itens físicos (como roupas ou materiais de decoração) ou digitais (como cursos e e-books, os chamados infoprodutos). 

No geral, as plataformas de afiliados funcionam de maneira bem simples: você se cadastra na página e visualiza a lista de produtos disponíveis para divulgar. Em seguida, escolhe os que mais se adequam ao seu perfil, finaliza o cadastro e começa a divulgar os links para os seus contatos ou seguidores. 

Os sites de afiliados, por sua vez, são responsáveis por rastrear os acessos aos links para conferir se ocorreu, realmente, uma ação (como baixar um e-book ou comprar um curso). 

Após confirmar a transação, as páginas recebem a comissão das lojas que vendem os itens e repassam a sua porcentagem, que varia conforme o nicho de atuação.

Um detalhe é que você não precisa ser um influenciador digital famoso para ingressar no ramo de afiliados. 

Na verdade, basta ter conhecimento (ou estudar bastante) sobre estratégias de marketing e vendas e escolher uma boa plataforma (trouxemos dicas mais adiante). Porém, antes de aprender, que tal conferir as vantagens e desvantagens da plataforma de afiliados?

Quais as vantagens da plataforma de afiliados?

As principais vantagens da plataforma de afiliados são:

  • escalabilidade, já que você pode expandir suas operações (quantidades de marcas que divulga) com facilidade, basta escolher novos parceiros; 
  • baixo custo de entrada, o que permite o acesso de novos empreendedores ao mercado; 
  • rede de afiliados já pronta para facilitar os serviços de divulgação, uma vez que você já tem um público e precisa apenas trabalhar para alcançá-lo e convencê-lo a usar o seu link para comprar; 
  • flexibilidade e possibilidade de trabalhar de forma remota, o que é ótimo para quem precisa (ou deseja) fazer uma renda extra sem sair de casa; 
  • gestão simplificada dos ganhos, pois as plataformas contam com sistemas que contabilizam as comissões automaticamente e ainda preparam relatórios para que você acompanhe o seu desempenho de vendas mês a mês. 

E quais as desvantagens da plataforma de afiliados?

Por outro lado, as plataformas de afiliados apresentam certas desvantagens, como: 

  • taxas e custos operacionais que podem ser altos, o que faz com que nem sempre “compense” manter a conta ativa caso você não tenha um bom volume de vendas por divulgação;
  • alta concorrência, já que é possível encontrar diversos produtos (físicos e digitais) parecidos com os que você apresenta. Sendo assim, é necessário ter bastante “jogo de cintura” para se destacar e ganhar a audiência; 
  • sem salário fixo, pois os ganhos dependem das comissões que, inclusive, podem ser baixas no início; 
  • falta de controle sobre os preços, formas de pagamento, envio e qualidade dos produtos; 
  • limites sobre os métodos de divulgação dos produtos (por exemplo, tipos de ações de marketing que não pode fazer para determinado cliente). 

Após analisar as vantagens e desvantagens das plataformas de afiliados, você decidiu que os prós superam os contras e quer trabalhar no ramo? Então, é fundamental entender como escolher o melhor site e nós explicamos esse processo no próximo tópico. Vamos lá?

Como trabalhar em uma plataforma de afiliados? Dicas para escolher a melhor!

Chegou o momento de aprender como começar no marketing de afiliados com dicas para escolher a melhor plataforma. Afinal, o site precisa ser robusto e completo para que você desfrute das vantagens que apresentamos no início deste artigo. 

Dito isto, o primeiro passo é definir qual nicho de mercado você deseja atingir (decoração, saúde) e o seu público-alvo (como donas de casa ou mães de primeira viagem). O motivo é que existem plataformas segmentadas para facilitar a captação e gestão dos clientes.

Depois, avalie quais plataformas oferecem oportunidades de filiação nestes segmentos. O próximo passo é filtrar os resultados pelos que contam com os melhores benefícios, como comissões mais altas e um catálogo de marcas mais amplo. 

Não se esqueça de verificar também a reputação da empresa online. Cheque entre outros afiliados se o pagamento acontece em dia, se há relatos de falta de suporte ou quebra de acordo. 

Por fim, certifique-se de que a plataforma oferece recursos essenciais para facilitar o seu trabalho. Automação de vendas digitais, personalização da interface de visualização e integração com outros sistemas, como de envio de e-mail marketing e CRM (gestão de relacionamento com o cliente), são alguns dos diferenciais a considerar. 

Ao seguir estas dicas à risca, você se cadastra em um site sério e, assim, garante uma renda extra com segurança!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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