Mobbing e Saúde Mental: Como identificar os sinais de abuso e buscar ajuda

No campo da saúde mental, é fundamental saber sobre mobbing o que é. No ambiente de trabalho, como em qualquer outro espaço que envolva convívio social, podem existir práticas de assédio moral entre os indivíduos. O mobbing, por exemplo, também é usado para definir violência pessoal e psicológica no trabalho.

Essa forma de violência pode trazer inúmeras consequências ao trabalhador. Por isso, é necessário saber reconhecer e combater essa conduta ilícita nos ambientes sociais. Empresas como a Contato Seguro oferecem serviços para proteger seus funcionários, tornando o local de trabalho um ambiente mais seguro e produtivo.

O que é o Mobbing

De acordo com o psicólogo Heinz Leymann (1990), existe uma diferença entre o mobbing e o bullying, que é o seu local de ocorrência. Mobbing se refere à violência psicológica que ocorre especificamente em empresas, enquanto o bullying acontece entre crianças e adolescentes nas escolas.

A palavra mobbing veio do campo da etologia, no qual se estuda o comportamento dos animais, como quando um grupo se une para atacar um único indivíduo. Leymann, em 1980, trouxe esse conceito para estudar o comportamento humano, com foco nas organizações empresariais.

Sinais de mobbing no ambiente de trabalho

Leymann define que mobbing é uma comunicação provocadora e sem ética, que acontece de forma recorrente, de forma intencional para atingir um indivíduo. Essa prática pode acarretar em sofrimento para a vítima, pois tem intenção de envergonhar, culpabilizar e controlar. 

Alguns sinais que podem diagnosticar a prática do mobbing são o uso de apelidos depreciativos, situações de humilhação, fofocas com o intuito de desmoralizar a vítima, fazendo até mesmo com que ela acredite na situação e se afaste da empresa.

As consequências do mobbing na saúde mental e no bem-estar

De maneira semelhante a outras formas de violência, o mobbing traz sérios agravantes para o indivíduo que sofre com essa prática, assim como para todo o ambiente de trabalho. Pode ser, inclusive, o motivo para uma alta rotatividade de funcionários.

Nesse sentido, assim como o bullying nas escolas, as pessoas ao redor da vítima de mobbing que testemunham episódios de assédio no trabalho também são afetadas. As consequências à saúde do trabalhador são inúmeras, como patologias psicossomáticas, perda da autoestima, depressão, e até mesmo podem levar ao suicídio.  

Estratégias para lidar com o mobbing e defender seus direitos

Um dos fatores de risco do mobbing é quando a equipe gestora não está preparada para lidar com conflitos interpessoais. Dessa forma, são essenciais ações com o objetivo de conscientizar e educar sobre o mobbing, e como os funcionários devem se proteger no ambiente de trabalho. 

A Contato Seguro é uma empresa que fornece serviços de implementação de um canal de denúncias externo à sua empresa. Dessa forma, caso haja um caso de mobbing, a vítima ou a testemunha pode realizar a denúncia de maneira rápida, segura e protegendo seu anonimato.

Prevenindo o mobbing e construindo um ambiente de trabalho seguro

Após conhecer o mobbing o que é e como reconhecer no ambiente de trabalho, para prevenir esse tipo de violência são necessárias ações multidisciplinares. É importante estabelecer planos de prevenção e protocolos de ação para esses casos.

A prevenção também consiste em criar uma cultura organizacional que impeça o surgimento do mobbing. Ou seja, construir uma cultura de diálogo e comunicação claros, entre gestores e demais funcionários, para que todos estejam preparados numa possível administração de conflitos.

O papel da empresa: Responsabilidades e ações para combater o mobbing

É dever das empresas e das equipes gestoras, além de construir um ambiente seguro, garantir que haja meios para que o mobbing, assim como outras formas de violência, possa ser denunciado. Criar um canal de denúncias eficiente é fundamental, pois através dele é possível documentar e acompanhar possíveis casos de assédio.

Além disso, também é dever das empresas fornecer apoio às vítimas, protegendo-as e evitando que sejam estigmatizadas. Também é preciso fornecer aconselhamento e suporte psicológico às vítimas. 

Recursos e apoio: Onde buscar ajuda e romper o silêncio

Existem diversas fontes de ajuda e recursos disponíveis para as vítimas ou testemunhas que desejam denunciar casos de mobbing. Um deles é dentro da própria empresa, pelo departamento de RH, onde o caso será documentado e analisado pela equipe.Também é possível pedir apoio a sindicatos e representantes dos trabalhadores, que podem oferecer mediação e aconselhamento para os conflitos.

Por fim, os canais de denúncia são uma ferramenta importante para combater a prática de mobbing. Seguindo as políticas da empresa sobre assédio moral, é possível cumprir os procedimentos estabelecidos, além de que as denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima.

Conhecer mobbing o que é e como combatê-lo exige um conjunto de ações internas e externas, que necessita de recursos como canais de denúncias, RH e equipe gestora capacitados e apoio psicológico. Dessa maneira, é possível se proteger contra o assédio moral e criar um ambiente de trabalho mais saudável. Para saber mais sobre canal de denuncias como funciona, acesse o site da Contato Seguro.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.