Recrutamento preditivo: empresa pode usar análise de dados para contratar

Modelo utiliza análise de dados e Inteligência Artificial para prever quais candidatos têm maior probabilidade de sucesso em uma função

Contratar o profissional certo sempre foi um desafio para empresas de todos os setores. Currículos, entrevistas e testes são ferramentas tradicionais, mas nem sempre garantem que o candidato escolhido será o ideal para a vaga. É nesse cenário que surge o recrutamento preditivo, abordagem que utiliza análise de dados e Inteligência Artificial para prever quais candidatos têm maior probabilidade de sucesso em determinada função.

O termo “análise preditiva” é usado para referenciar um método avançado de análise de dados que utiliza algoritmos e técnicas estatísticas para prever resultados com base em padrões e tendências, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No campo do RH, o conceito pode ser aplicado no recrutamento e seleção de pessoas. Nesse contexto, o recrutamento preditivo começa com a coleta de dados sobre candidatos e funcionários atuais. Informações como desempenho, histórico acadêmico e até interações em redes sociais podem ser analisadas para identificar padrões e verificar se a pessoa tem o perfil ideal para a vaga.

Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte sobre o tema mostra que 70% das organizações que utilizam técnicas de análise preditiva observaram melhora na qualidade das contratações.

Outro estudo, feito pela Forrester, revelou que empresas que implementaram técnicas preditivas relataram uma redução de 15% na rotatividade de clientes, o que se traduziu em economias na aquisição de novos consumidores.

Já um relatório divulgado pela McKinsey apontou que as organizações que adotam esse tipo de técnica aumentaram seus resultados em até 20% em comparação com aquelas que ainda utilizavam técnicas tradicionais.

Os resultados sugerem que a abordagem permite escolhas mais precisas, reduzindo contratações inadequadas e otimizando o tempo do setor de Recursos Humanos. Além disso, as empresas conseguem diminuir a taxa de turnover, já que os profissionais contratados tendem a se alinhar melhor à cultura organizacional.

Isso faz com que a pesquisa de clima organizacional e outras ações importantes para as organizações sejam mais fáceis de serem aplicadas, pois colaboradores alinhados com os padrões da empresa também são engajados com as políticas internas.

Conforme aponta o Sebrae, modelos preditivos ajudam as empresas a identificar insights ocultos e padrões complexos que não seriam facilmente percebidos por métodos tradicionais.

Como os profissionais de RH avaliam o modelo

Contratar novos colaboradores é um processo que exige atenção da equipe de Recursos Humanos (RH). Segundo o líder de inovação e sócio da Conexão Talento, Lucas Bianchini, na hora de selecionar um candidato, a empresa deve procurar critérios que estejam alinhados com a vaga e também com a organização.

Por isso, o recrutamento é uma etapa importante, pois permite que todos possam discutir sobre a cultura, o modelo de empresa, a história e outros aspectos relevantes. Nesse sentido, o uso de modelos preditivos pode trazer vantagens.

Pesquisa conduzida pela Gartner destaca que 63% dos líderes de RH acreditam que a análise de dados, como a que acontece no recrutamento preditivo, pode melhorar o processo.

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