8 etapas do processo de M&A para ter sucesso na fusão ou aquisição

As etapas do processo de M&A (Mergers and Acquisitions) podem parecer complexas. E já adiantamos: elas são mesmo! Por isso, é ideal conhecer cada uma delas, bem como a função do vendedor e comprador em determinados momentos da pesquisa, da negociação e do fechamento de contrato.

As transações de fusões e aquisições requerem bastante cuidado desde a primeira até a última fase, afinal, o que está na mesa são anos de experiências e grandes investimentos que podem gerar lucros expressivos ou prejuízos.

Mesmo que você conte com assessores especializados em operações de M&A, é importante entender como se desenrola todo o processo. E até mesmo perceber a necessidade de ter bons profissionais ao lado para que haja o melhor preço de venda ou compra.

Vamos lá? Leia até o final e saiba o que é, como funciona e como fazer M&A, além das etapas do processo para a empresa vendedora e a compradora. Boa leitura!

O que são as operações de M&A?

A sigla M&A, de Mergers e Aquisitions, significa Fusões e Aquisições (F&A) em português. Essas operações são relacionadas à compra e venda de empresas.

A fusão acontece quando duas ou mais companhias se unem e formam uma outra, com novo nome, CNPJ e quadro de sócios. Lembra da fusão entre Itaú e Unibanco, que formou o Itaú Unibanco S.A.? Esse é um ótimo exemplo desse tipo de operação.

Já a aquisição ocorre quando uma empresa compra parte ou totalidade de outra. A que foi comprada deixa de existir e é englobada na companhia adquirente.

Nesse caso, a marca adquirida pode manter seu nome, quadro societário e os colaboradores – ou não. Isso depende da decisão da compradora. Um exemplo de aquisição é a compra da Netshoes pela Magazine Luiza.

Quais as etapas do processo de M&A?

As etapas do processo de M&A são divididas entre as que ficam do lado do vendedor e do comprador. Apesar de algumas serem parecidas, elas possuem objetivos diferentes. Entenda melhor a seguir!

Etapas do processo de M&A: lado do vendedor

  1. Preparação para venda

Em primeiro lugar está a preparação da empresa para venda. E o que isso significa? A organização e regularização de todos os documentos financeiros, tributários, fiscais, jurídicos etc.

  1. Apresentação de venda

Depois de colocar a casa em ordem, é o momento de preparar duas apresentações: uma mais básica, que não revela o nome do negócio e nem dados sensíveis, divulgando a venda; e outra com todos os dados sigilosos, voltada diretamente para os investidores que se interessaram na fusão ou aquisição (Info Memo).

Lembramos a importância de assinar o Acordo de Confidencialidade antes de enviar informações sensíveis e estratégicas aos interessados.

  1. Valuation

Com todos os dados econômico-financeiros organizados e devidamente avaliados, é hora de usá-los para calcular o valor de mercado da companhia.

O cálculo do valuation pode ser feito de diversas formas, sendo que a mais usada no mercado é feita pelo método do Fluxo de Caixa Descontado.

  1. Road Show

Essa é a etapa da busca por investidores interessados em adquirir sua companhia. E é uma das horas em que faz toda a diferença ter um consultor de M&A ao seu lado. Isso porque ele já tem experiência e vive diariamente o mercado de fusões e aquisições e, portanto, possui ótimos contatos.

O Road Show é o momento em que a empresa se apresenta ao mercado para atrair investidores e iniciar o processo competitivo pela venda.

  1. Oferta Não Vinculante

Os interessados no negócio enviam propostas não oficiais para a aquisição da empresa, mostrando que há intenção em comprá-la.

  1. Due Diligence

Depois, a companhia à venda escolhe a melhor proposta e dá início à fase da possível compradora auditar todos os dados sigilosos enviados, confirmando sua veracidade.

  1. Oferta Vinculante

A etapa da Oferta Vinculante diz respeito ao envio de uma proposta oficial por parte da compradora, que, depois de auditar as informações, chega a uma oferta.

Se tudo ocorrer bem no Due Diligence, geralmente o valor de compra enviado na Oferta Não Vinculante se mantém. Porém, caso sejam encontrados passivos não declarados ou algo que aumente o risco da transação, o preço pode ser alterado.

  1. Assinatura do contrato

Após aceitar a Oferta Vinculante, a empresa à venda negocia as cláusulas do contrato de M&A. É fundamental contar com um advogado nesse momento para que tudo seja devidamente registrado e acordado, beneficiando todos os envolvidos.

Etapas do processo de M&A: lado do comprador

  1. Estudo de mercado pré-deal: o investidor e/ou empresa compradora faz uma pesquisa de mercado para ver as opções.
  2. Assinatura de NDA: ao se interessar por alguma oportunidade, o comprador assina o Acordo de Confidencialidade para receber dados sigilosos do negócio.
  3. Valuation: depois de analisar todas as informações, o investidor faz a avaliação da empresa e confere se há acordo de sinergias.
  4. Oferta Não Vinculante: se houver interesse, a empresa compradora envia uma proposta não oficial para mostrar sua intenção de compra. O valor pode seguir o preço determinado pelo valuation ou não.
  5. Due Diligence: se a companhia à venda aceitar a Oferta Não Vinculante, o auditor confere a veracidade das informações estratégicas e econômico-financeiras e entende a real situação da companhia à venda.
  6. Oferta Vinculante: momento do investidor enviar uma proposta oficial ao vendedor.
  7. Assinatura de contrato: há a negociação de cláusulas do contrato para chegar à finalização do acordo, com a assinatura do documento.

Como fazer M&A?

Para fazer M&A, é preciso seguir a ordem das etapas citadas acima. Ou seja, iniciar com a preparação da empresa para venda ou pesquisa de boas oportunidades de negócio.

E, para que todo o processo seja realizado de forma correta e segura, é vital contar com consultores especializados, que atuam diariamente nesse mercado. As etapas do processo de M&A são longas e trabalhosas e, como tal, demandam cuidado e atenção a detalhes.

Logo, não deixe de pedir ajuda a profissionais qualificados e encontre o melhor valor, seja para vender sua empresa ou comprar uma!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.