Uma guerra está longe de ser algo bom para qualquer nação e principalmente para qualquer pessoa. O mundo passou por duas guerras mundiais que provaram isso e também trouxeram tecnologias que permanecem até os dias atuais em todo o mundo.
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu entre 1914 e 1918, envolvendo as principais potências da época, incluindo as nações europeias e os Estados Unidos. O conflito teve origem nas tensões políticas e militares entre as potências europeias.
As nações envolvidas no conflito começaram a mobilizar suas tropas, dando início a uma guerra que envolveu milhões de soldados em batalhas terrestres, navais e aéreas. A guerra terminou em 1918 com a derrota das Potências Centrais, lideradas pela Alemanha.
A partir disso, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu entre 1939 e 1945, envolvendo as principais potências mundiais, incluindo as nações europeias, a União Soviética, os Estados Unidos e o Japão.
Essa foi a guerra mais desumana já vista no mundo, mas também a que mais trabalhou ativamente para o desenvolvimento de tecnologias e materiais que puderam ser usados na produção de placa de circuito impresso e diversos outros produtos.
O conflito teve origem nas tensões políticas e militares na Europa, especialmente na Alemanha, que sob o comando de Adolf Hitler buscava expandir seu território e impor sua ideologia nazista no continente.
A guerra teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939 e se espalhou rapidamente pelo mundo, envolvendo milhões de soldados em batalhas terrestres, navais e aéreas.
Ela chegou ao fim em 1945 com a rendição da Alemanha e do Japão após a utilização de bombas atômicas pelos Estados Unidos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O conflito deixou milhões de mortos e foi um marco na história da humanidade.
Por mais terrível que ambas as guerras tenham sido, também se tornaram eventos que contaram com um grande investimento para estudo e desenvolvimento de tecnologias que auxiliaram na criação de um motor ac e até mesmo da internet que usamos hoje em dia.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o assunto, além de conhecer quais tecnologias foram criadas durante essas guerras, assim como alguns medicamentos e quais deles ainda são usados em todo o mundo nos dias de hoje.
Tecnologias criadas durante a guerra
As guerras mundiais foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversas tecnologias que, embora tenham sido criadas para fins militares, acabaram tendo aplicação em outras áreas e contribuíram para o avanço da ciência. Alguns exemplos dessas tecnologias incluem:
Radar
O radar foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial para detectar aeronaves inimigas. O sistema de radar é usado atualmente em diversas áreas, incluindo navegação aérea, meteorologia e controle de tráfego.
Computadores
Os primeiros computadores eletrônicos foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar nos cálculos necessários para o desenvolvimento de armamentos. Essa tecnologia acabou sendo utilizada em áreas como processamento de dados.
Penicilina
A penicilina foi descoberta durante a Segunda Guerra Mundial por Alexander Fleming e se tornou um dos principais antibióticos utilizados no tratamento de infecções por pessoas que acabaram feridas durante os testes de bombas e maus tratos.
Aviões a jato
Os aviões a jato também foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial e revolucionaram o setor de aviação, permitindo voos mais rápidos e eficientes, o que ajudava principalmente os militares em suas invasões.
Foguetes
Os foguetes também fazem parte do arsenal de criações das guerras mundiais, e, mais tarde, se tornaram fundamentais para a exploração espacial. Não é à toa que até hoje são utilizados para diversos fins de pesquisas e estudos.
GPS
O sistema de posicionamento global (GPS) foi desenvolvido durante a Guerra Fria para ajudar as forças armadas a se localizarem em áreas desconhecidas. Atualmente, o GPS é usado em diversas áreas, incluindo navegação, transporte e comunicações.
Internet
Por fim, a internet foi desenvolvida durante a Guerra Fria para permitir a comunicação entre as forças militares que precisavam de um elevador de carga ou de ajuda com algo, tornando-se um dos principais meios de comunicação.
Essas são apenas algumas das muitas tecnologias que foram desenvolvidas durante as guerras mundiais e tiveram impacto significativo em diversos campos do conhecimento e da vida cotidiana.
Medicamentos criados durante a guerra
As guerras também foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversos medicamentos, que foram criados para tratar as lesões e doenças relacionadas aos conflitos e que, posteriormente, foram utilizados no tratamento de outras enfermidades.
Grande parte desses medicamentos foram criados durante a Segunda Guerra Mundial, que foi a que mais deixou mortos e feridos, principalmente dentro dos campos de concentração. Alguns exemplos de medicamentos criados durante as guerras incluem:
- Penicilina;
- Morfina;
- Cefalosporinas;
- Primaquina;
- Metronidazol;
- Trinitrotolueno.
Grande parte desses medicamentos era para o alívio de dores e tratamento de feridas, que era justamente o que a maioria das pessoas mais precisava, seja os que trabalhavam com solo grampeado ou as minorias presas nos campos de concentração.
Esses são apenas alguns exemplos de medicamentos criados durante as guerras e que tiveram um impacto significativo no tratamento de diversas enfermidades e que são usados em grandes hospitais até os dias de hoje.
8 tecnologias criadas nas guerras que usamos hoje
E já que falamos sobre a atualidade, não poderíamos deixar de falar sobre como os avanços, as criações e descobertas feitas durante as guerras acabaram influenciando em coisas que temos e usamos com frequência nos dias de hoje.
As guerras mundiais foram responsáveis pelo desenvolvimento de muitas tecnologias que foram criadas para fins militares, mas que hoje em dia são utilizadas em diversas áreas. A seguir, confira 8 tecnologias criadas durante as guerras que usamos hoje em dia:
- GPS
O GPS foi desenvolvido durante a Guerra Fria para ajudar as forças armadas a se localizarem em áreas desconhecidas. Atualmente, o GPS é usado tanto para guiar quem está indo realizar análises ambientais quanto quem está viajando.
- Internet
A internet também foi desenvolvida durante a Guerra Fria para permitir a comunicação entre as forças militares. Atualmente, a internet é um dos principais meios de comunicação e troca de informações em todo o mundo.
- Aviões a jato
Os aviões a jato foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial e revolucionaram o setor de aviação, permitindo voos mais rápidos, o que é usado até hoje em companhias aéreas que desejam entregar mais eficiência aos seus clientes.
- Foguetes
Os foguetes foram criados durante a Segunda Guerra Mundial e, mais tarde, se tornaram fundamentais para a exploração espacial. Hoje, fazem parte de grandes instituições, como a NASA, e responsáveis por desbravar a galáxia ao lado de profissionais na área.
- Televisão
A televisão surgiu durante a Segunda Guerra Mundial para permitir que as pessoas acompanhassem as notícias. Atualmente, a televisão é utilizada em diversos contextos, incluindo entretenimento, educação e divulgação de empresas que realizam laudo spda.
- Câmeras digitais
Além disso, as câmeras digitais também foram desenvolvidas pela primeira vez para uso militar durante a Guerra do Golfo. Atualmente, as câmeras digitais são amplamente utilizadas em fotografia, cinema e vídeo.
- Micro-ondas
Você sabia que o micro-ondas que tem em casa surgiu em meio a uma guerra mundial? Pois bem, o forno de micro-ondas foi inventado após a Segunda Guerra Mundial a partir do desenvolvimento de um radar militar.
- Tratamento de feridas com polímeros
Por último, mas longe de ser menos importante, as guerras foram responsáveis pelo desenvolvimento de vários tipos de materiais poliméricos para o tratamento de feridas. Hoje em dia, esses polímeros são utilizados em áreas da medicina, incluindo os curativos.
Essas são apenas algumas das muitas tecnologias que foram desenvolvidas durante as guerras mundiais e que, hoje, ainda fazem parte de nossa rotina e auxiliam até mesmo no trabalho de um distribuidor de materiais elétricos.
Claro que tudo isso está longe de ser algo que te faça pensar que as guerras foram boas, pelo contrário, não podemos esquecer que todas elas foram momentos extremamente difíceis, que deixaram uma ferida irreparável na história e milhares de vítimas inocentes.
Entretanto, entender como tudo isso acaba potencializando o investimento na ciência e na tecnologia é uma forma de também entender como os governos agem perante essas ocasiões e o que foi feito de bom e ruim para ajudar as pessoas.
Considerações finais
Dessa forma, conseguimos ver e entender que, em nosso dia a dia, existem mais coisas que foram criadas durante as guerras do que podemos imaginar, servindo como curiosidade para a vida e conhecimento que ficará para sempre em sua memória.