Benchmarking: o que é e como fazer?

Benchmarking é uma estratégia cuja ideia principal é o estudo dos concorrentes. Ela preconiza uma análise profunda sobre as táticas utilizadas por outros negócios. 

Sua finalidade é obter informações e perspectivas sobre a situação e a conjuntura geral em que se encontram os empreendimentos adversários.

Por meio dessa ação, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e ampliar a margem de lucro. Muitos empreendedores querem ver o negócio prosperar, ter sucesso e se tornar sustentável, mas sentem dificuldades para fazer isso.

Mas não basta apenas procurar a excelência para alcançar esses objetivos, visto que é necessário definir parâmetros e referências sobre o conceito de perfeição.

Quando os empreendedores procuram alcançar o crescimento e o sucesso, acabam sentindo dificuldades para elaborar maneiras de vencer a concorrência, aumentar a produtividade e tornar os processos mais eficientes.

Também não conseguem inovar e acompanhar as mudanças constantes que acontecem no mercado. O benchmarking vem justamente para resolver essa questão, pois foi desenvolvido por indústrias que monitoram a concorrência.

Elas também comparam os resultados e tornam os processos mais eficientes, mas para colocar a estratégia em ação, é necessário conhecer um pouco mais sobre ela.

Visando esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é benchmarking, como colocá-lo em prática e falar um pouco mais sobre sua importância para os negócios.

Entendendo o benchmarking

Supondo que um empreendedor tenha um pequeno comércio de bairro e não esteja obtendo o faturamento necessário para ter lucros. Ele descobre que existe outra loja do mesmo setor em um bairro vizinho que consegue resultados muito melhores.

Por conta disso, procura entender os métodos e passa a trabalhá-los em seu estabelecimento. Ao fazer isso, está colocando em prática o benchmarking.

Usar um quarto escritório planejado pequeno, inspirado por outro negócio que faz a mesma coisa e tem uma boa clientela é outro exemplo de benchmarking.

Esses exemplos servem para elucidar o conceito dessa estratégia que consiste em estudo e avaliação das ações usadas por companhias que atuam no mesmo setor e que podem ser trabalhadas por outras empresas.

A ferramenta consegue esclarecer dúvidas dos empreendedores em vários sentidos, por exemplo, o desempenho do negócio em relação aos concorrentes, o nível dos resultados alcançados, além de ações para aumentar a produtividade.

A prática é bem comum nas indústrias, mas passou a fazer parte de outros segmentos. Alguns fabricantes chegavam a desmontar equipamentos de seus concorrentes para conhecê-los um pouco mais.

Isso é conhecido como engenharia reversa e tornou o benchmarking um processo usado para mensurar e comparar os produtos, serviços e práticas com os concorrentes mais fortes e as marcas mais conhecidas.

Como fazer benchmarking?

Depois de entender o conceito de benchmarking, fica mais fácil para uma empresa de impressão de etiqueta adesiva colocá-lo em prática. Para isso, deve trabalhar o seguinte passo a passo:

Definir as técnicas

A primeira coisa é definir as técnicas e métodos que serão usados para analisar a concorrência, e existem diversas opções, como:

  • Pesquisa de campo;
  • Entrevistas;
  • Busca de dados;
  • Análise de clientes.

Existem outras possibilidades, como pesquisa de mercado, relatórios de consultorias, análise de métricas de performance no site institucional, estudo de demonstrativo financeiro, pesquisa de comunicação, análise de indicadores-chave.

A organização também pode participar de eventos, como feiras, seminários, palestras e conferências, marcar presença em mentorias com gestores de outros negócios e participar de hubs de inovação.

A escolha da ferramenta ideal depende dos processos que a companhia pretende melhorar, usando para isso um diagnóstico inicial.

Pesquisar o mercado

O benchmarking deve ter como base os principais concorrentes da empresa, e para saber quem faz parte da concorrência, primeiro é necessário estudar o mercado e descobrir o posicionamento dos negócios em relação ao público.

Em todo o segmento existe um líder, que nada mais é do que uma organização que possui uma participação maior, além de empresas que possuem fatias diferentes do mesmo público-alvo.

Determinada marca de catraca eletrônica biométrica pode ser usada como referência para o processo de benchmarking de outras companhias.

Entretanto, as estratégias usadas por negócios com uma participação menor também podem ser válidas e trazer ótimos resultados.

Analisar as informações

A análise das informações obtidas é determinante para o sucesso do benchmarking, por essa razão, é muito importante organizar os dados de estudo em um documento.

Eles podem ser organizados em uma planilha, mas depois é muito importante criar um relatório ou uma apresentação para expor um diagnóstico mais detalhado.

Buscar maneiras de se adaptar

Depois de analisar os concorrentes, as práticas identificadas vão passar por um processo de adaptação para que possam fazer parte do planejamento da empresa.

As ações que funcionam para um fabricante de caneca personalizada transparente podem não funcionar para um concorrente, por isso é muito importante buscar maneiras de se adaptar.

O gestor precisa pegar o aprendizado obtido com o levantamento e transformá-lo em ações e estratégias que estejam de acordo com a realidade do negócio, antes de simplesmente replicar uma ação.

Fazer as melhorias necessárias

Para implementar as melhorias necessárias para o negócio, é fundamental desenvolver um plano de ação, seguindo uma estrutura básica.

Primeiro é necessário definir qual processo será melhorado, com base na referência obtida. Depois, o empreendedor vai determinar de que forma essa melhoria será implementada e qual é o prazo para a implementação.

Também é muito importante determinar quem será o responsável pelas técnicas identificadas, a justificativa para os esforços e recursos usados e qual é o investimento necessário para fazer as melhorias do benchmarking.

Importância do benchmarking

Comparar uma empresa com outra é algo natural, aliás, a comparação é algo comum para o ser humano, principalmente para pessoas que querem crescer e se desenvolver, tendo como inspiração os caminhos trilhados por outros.

No universo corporativo, fazer isso é crucial porque traz uma direção sobre o que fazer para melhorar os processos. É assim que um fabricante de saco personalizado para correio consegue evoluir suas estratégias e produtos.

Mas é um erro acreditar que tudo o que a concorrência faz é a melhor opção, pois ter uma atitude reativa aos dados coletados pelo benchmarking pode até mesmo trazer alguns prejuízos.

Fazer uso correto traz muitos outros benefícios e eles explicam a importância do estudo. Por exemplo, ele permite auditar a abordagem das ferramentas de marketing e identificar o que precisa de mudanças e melhorias.

A marca também consegue descobrir ações de sucesso de organizações que já possuem conhecimento sobre determinado assunto. Também existe a possibilidade de identificar tendências e sair na frente dos concorrentes.

Um fabricante de persiana motorizada pvc pode até mesmo receber referências de companhias que atuam no mesmo segmento e construir uma base argumentativa que vai embasar os investimentos futuros.

Por fim, é uma prática que permite criar um plano para estratégias e habilidades que vão ajudar o negócio a crescer.

A importância do benchmarking fica ainda mais evidente quando se trata das melhorias que oferece para as estratégias de marketing digital.

Para se destacar na internet e aproveitar as ferramentas que as ações de marketing online oferecem, é necessário ter um tipo de guia que funciona como base para examinar o quanto as estratégias digitais são eficientes em relação aos concorrentes.

Muitos negócios querem aumentar seus resultados e avançar em algum ponto que esteja estagnado. Uma empresa de encadernação de livros fiscais pode ter essa necessidade para gerar leads ou aumentar os visitantes.

Outro negócio pode ter como propósito melhorar sua presença nas redes sociais ou até mesmo o posicionamento de seu site nos resultados de pesquisas orgânicas.

O benchmarking ajuda em todos esses objetivos porque traz informações valiosas que podem ser usadas para resolver algo que não está funcionando.

Muitas marcas conseguem ficar à frente de seus concorrentes e centralizar as estratégias nesse sentido. Elas alcançam esse objetivo porque utilizam os dados obtidos ao monitorar as estratégias digitais usadas pela concorrência.

Mas é importante lembrar que um fabricante de máquina de café expresso profissional usada não copia o que seu concorrente faz, ele apenas utiliza suas estratégias como base para criar suas próprias ações.

Esse conhecimento traz mais assertividade na hora de investir em marketing digital, além de melhorar muitos outros aspectos do negócio para que ele possa concorrer de igual para igual e se tornar mais sustentável.

Considerações finais

Benchmarking é uma estratégia inteligente que ajuda a obter informações sobre as melhores práticas usadas pelos concorrentes, seja no marketing ou em outros processos internos.

É possível entender de que maneira essas organizações lidam e se comunicam com o público-alvo, entre outras ações que ajudam a melhorar o negócio.

Estudar o concorrente é uma maneira inteligente de entender o próprio mercado, saber quais são as preferências dos consumidores e melhorar as soluções oferecidas pela marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ana Beatriz