Se você comprou um novo, saber como calcular valor de eletrodoméstico usado pode te ajudar a vender por um bom preço.
Se você tem um eletrodoméstico usado e está pensando em vendê-lo, é muito provável que esteja em dúvida sobre qual seria o melhor valor para negociá-lo online.
A maioria das pessoas que vende alguma coisa enfrenta um enorme problema na hora de precificar um produto e isso parece ser um problema ainda maior se o mesmo é um item já utilizado.
Quando você não sabe como fazer essa precificação, pode acabar colocando o item com um valor muito mais alto do que a média, levando os possíveis compradores a buscarem pelos concorrentes.
Por outro lado, se você coloca um preço muito baixo, acabará não conseguindo lucrar nada, em comparação ao que valeria o item no estado atual dele.
E caso o antigo esteja estragado, em alguns casos compensa fazer o conserto do eletrodoméstico antes de vendê-lo.
Portanto, resolvemos trazer este conteúdo que irá ensinar você a como fazer esse cálculo, pelo menos estimado, para saber se está vendendo aquele eletrodoméstico usado na internet com um preço justo para todos.
Quer saber tudo sobre o tema para vender os itens com um bom preço? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o final!
Como calcular valor de eletrodoméstico usado?
Antes de qualquer coisa, é fundamental falarmos sobre o que deve ser avaliado no eletrodoméstico para que só após isso seja possível colocá-lo na internet à venda.
Afinal, para que você possa entender como calcular o preço de um eletrodoméstico usado, é necessário conhecer bem a respeito dele e das suas especificações.
Além disso, é necessário conhecer bem o estado do item, pois quanto mais conservado e mais novo ele for, então maior será o valor que você vai poder cobrar do cliente.
Não adianta apenas colocar à venda o produto como “usado” sem saber se ele realmente pode interessar alguém, evitando assim que você perca tempo e dinheiro com anúncios, por exemplo.
Faça um teste com o produto para saber se ele realmente funciona normalmente antes de vendê-lo.
Por exemplo, não adianta colocar à venda um videogame se a fonte dele está queimada, exceto se isso for colocado no anúncio e o cliente comprá-lo sabendo do problema.
Do contrário, o comprador poderá sentir-se enganado ao receber o item em sua casa e isso pode gerar uma enorme reclamação por parte dele, gerando até mesmo problemas para suas futuras vendas.
Essas são dicas que podem parecer até simples, mas que vão fazer uma enorme diferença para o sucesso ou não das suas vendas.
Se seus eletrodomésticos estiverem depreciados por conta de defeitos ou avarias, fazer um reparo antes da venda ajudará a valorizar aqueles produtos.
Você então vai poder colocá-los com um preço mais alto em sua loja virtual ou no marketplace, aumentando assim os ganhos.
As pessoas sempre estão mais dispostas a comprar produtos usados que estejam em ótimas condições para que não precisem levá-los até uma assistência técnica, ainda que tenham que pagar mais por eles.
A depreciação de bens: É importante sempre tê-la em mente
Na hora de realizar o cálculo do valor do eletrodoméstico usado, é importante que você considere a depreciação de bens.
E sim, isso ocorre em todos tudo o que você comprou ao planejar a cozinha, sala, quarto e outros cômodos.
A depreciação de um determinado bem acontece desde o momento em que ele começa a ser usado, por conta de desgastes gerados pelas ações naturais ou ainda porque ele vai tornando-se obsoleto.
Por exemplo, celulares, computadores e videogames tornam-se obsoletos com o tempo e vão perdendo valor, ainda mais porque apresentam defeitos que levam à troca de peças e lentidão com o seu uso constante.
Além disso, novas versões desses eletrônicos vão sendo lançados todos os anos, deixando aquelas antigas obsoletas e derrubando o valor delas.
Por conta disso, você não pode deixar de fazer o cálculo da depreciação de bens para saber qual o valor do eletrodoméstico usado que quer vender.
O que considerar na depreciação dos bens usados?
Você sabe o que é preciso para calcular o preço de um eletrodoméstico usado levando em consideração a depreciação desse determinado bem que foi adquirido e utilizado?
A depreciação de um bem que foi adquirido e usado deve seguir esses dois critérios:
- A metade da vida útil daquele bem quando ele foi adquirido novo;
- O resto da vida útil daquele bem desde que a 1ª instalação para seu uso foi feita.
Como fazer a análise de uma geladeira que é usada?
Bom, para que você possa precificar a sua geladeira já usada, é importante fazer o teste para saber se todas as suas funcionalidades realmente estão boas, se os botões e os outros recursos funcionam sem problemas.
Avalie ainda as prateleiras, gavetas e as divisórias internas, bem como a parte externa para saber se ela não conta com marcas, riscos ou arranhões.
Isso pode levar à depreciação do produto, como no caso de uma geladeira que está com a sua luz interna queimada, sendo uma boa dica trocá-la antes de colocar o item à venda.
Como fazer a avaliação da máquina de lavar que é usada?
Um outro eletrodoméstico usado que as pessoas costumam colocar bastante à venda é a máquina de lavar.
Faça também esses testes no aparelho para saber se seus recursos estão funcionando e se não há qualquer botão com problema, ou mesmo se o painel não tem alguma luz queimada.
Faça uma comparação da máquina quando ela chegou na sua casa e agora para entender se ela realmente já está muito danificada ou se apresenta condições físicas muito boas.
Isso vai permitir a você saber se é preciso colocar um valor mais elevado ou baixar bastante o preço daquele produto.
Conclusão
Como você pode entender aqui, fazer o cálculo do valor do eletrodoméstico usado nem sempre é uma tarefa fácil, portanto, é fundamental entender como realizar essa precificação da maneira correta.
Neste texto, trouxemos aqui quais são aqueles pontos que você precisa levar em consideração para que possa calcular o valor de venda de um item utilizado, seja ele um fogão, uma geladeira ou ainda um micro-ondas.