Como economizar na conta de luz: tijolo ecológico e mais

Você sabia que utilizar muita energia elétrica também implica diretamente no consumo de água do planeta? Embora a maior parte das pessoas não saiba, a luz utiliza redes hidráulicas para ser gerada. É por isso que soluções como o tijolo ecológico acabam sendo procuradas com muita frequência.

As chamadas construções sustentáveis têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil, principalmente por causa das pessoas que se conscientizaram sobre a importância de proteger a natureza. Sendo assim, vamos conhecer mais algumas dicas para cuidar, ainda mais, do que a Mãe Natureza oferece.

Comece a usar o tijolo ecológico

O tijolo ecológico é uma ótima alternativa para quem quer reduzir o consumo de energia elétrica, principalmente porque esse material, que parece tão simples, carrega uma importância extrema. Com os furos em seu corpo, é possível ampliar a circulação de ar e reduzir os ruídos internos e externos.

Para quem está montando a própria casa ou que deseja fazer uma reforma, construir algumas paredes com esse material poderá significar uma grande mudança na conta de luz. De quebra, você ainda ajuda as usinas a utilizarem uma menor quantidade de água para produzir energia.

Instale placas solares

As placas solares são muito conhecidas por sua eficiência, principalmente em regiões onde o sol é a principal atração. Ainda que tenha um custo um pouco mais alto em seu período de instalação, em questão de poucos meses é possível reduzir a diferença paga pelos painéis com a economia na conta.

Isso é uma boa alternativa para salvar o meio ambiente, visto que todo o processo de instalação é extremamente simples e pode ser feito em qualquer local. Atualmente, há alguns prédios em grandes regiões que optaram por esse tipo de aplicação para que os moradores poupem.

Não esqueça de apagar as luzes da casa

É importante lembrar de apagar as luzes da casa sempre que possível. Uma boa iluminação natural já irá resolver boa parte do problema durante o período do dia. Além disso, nada melhor do que receber a conta de luz e perceber que o valor não está tão alto quanto nos meses anteriores.

Uma boa solução para essa situação é sempre apagar as luzes ao sair de um cômodo. Dessa maneira, a lâmpada queimará com um período muito mais longo, além de economizar energia durante todo o mês. Com um gesto muito simples, é possível observar uma diferença expressiva.

Reduza o uso do ar-condicionado

O uso do ar-condicionado é um dos maiores vilões de todos os tempos, principalmente para quem mora em regiões quentes. No entanto, assim como já mencionado anteriormente, o tijolo ecológico pode resolver essa situação. Graças à sua estrutura, a ventilação da casa ficará muito mais adequada.

Além disso, se quiser um ambiente mais fresco, tente ampliar o número de janelas da sua moradia. Assim, principalmente durante o período da noite, será possível se esfriar com a brisa. A ventilação natural não virá constando na sua conta de luz, assim como você poderá ajudar o planeta.

Evite banhos longos com frequência

Um outro grande vilão da conta de luz é o chuveiro elétrico. Em algumas regiões frias do país, principalmente no Sul, é comum que os banhos quentes sejam mais longos, principalmente para se livrar da baixa sensação térmica. No entanto, o mais indicado é tomar um banho de até 5 minutos.

Além de economizar na conta de água, você também ajuda a combater o desperdício e evitar que a sua conta de luz venha nas alturas. Se preferir, tente esquentar um pouco de água no fogão e despeje o líquido morno no corpo quando já estiver dentro do banheiro.

Observe o seu celular

Ainda que o celular possa parecer um objeto muito inofensivo, e que usamos todos os dias por necessidade, ele pode acabar se tornando o principal inimigo da sua conta de luz. Muitas pessoas deixam o carregador na tomada mesmo após a finalização da carga e, mesmo parecendo que não, isso consome energia elétrica.

Sendo assim, sempre que for possível, verifique se o seu celular já chegou aos 100%. Caso o índice já esteja suficiente para fazer a utilização, desligue da tomada e guarde o carregador. A sua conta de luz e a natureza agradecem profundamente.

Fique de olho nos fios!

Uma parede de tijolo ecológico pode ser bem prática quando o assunto é fiação elétrica. Graças aos buracos presentes em seu corpo, essa organização interna pode ser bem mais simples do que as pessoas esperam. No entanto, lembre-se de contar com um profissional capacitado para isso.

Lembre-se, também, de que a fiação elétrica desencapada pode acabar gerando um grande consumo de energia, mesmo sem parecer. Além disso, é perigoso deixar fios expostos e soltos pelo meio da casa, principalmente se tiver crianças e idosos morando no local.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.