Ter um cachorro cheiroso dentro de casa é um sonho de qualquer tutor de cão. Porém, muitas pessoas acham que isso nem sempre é possível. Uma das maiores reclamações é a dificuldade de manter sempre o cheiro do cachorro após o banho da semana.
Se você tem um cachorro, sabe do que estou falando. Às vezes, os cães têm cheiros ruins, mesmo quando a banheira está em dia. As razões para tais problemas podem variar.
1. Mantenha o hábito de tomar banho
Todo mundo sabe que os cães não precisam e não devem tomar banho todos os dias. No entanto, a maioria das pessoas não sabe a frequência ideal de banho para manter seu cão cheiroso.
A recomendação geral é tomar banho pelo menos uma vez a cada 15 dias, o que é mais que suficiente para raças de pelo curto.
Claro, esta regra pode ser quebrada se o cão estiver sujo enquanto caminha ou brinca na lama ou nos arbustos.
Para peles oleosas e raças de pelagem mais longa, eles podem ser banhados a cada semana.
Com o objetivo de definir a quantidade ideal, busque as devidas orientações do seu médico veterinário e veja quais são as especificações para a raça do seu cão. Você também poderá encontrar as devidas respostas através de bons Cursos Online com Certificado.
Banhos excessivos podem levar ao aumento da oleosidade e ao desenvolvimento de dermatite. A maioria desses problemas é causada pela umidade constante na raiz do cabelo. É por isso que é ideal consultar um profissional.
2. Seque o cabelo após o banho
Tenha em mente que uma das principais causas de problemas de pele em cães é a umidade nas raízes do cabelo, e é muito importante secar após o banho.
Após o banho, sempre seque o pelo com uma toalha, e se for um cachorro peludo, você deverá usar um secador, porém nunca seque na temperatura máxima. Outro truque é tomar banho pela manhã, para que haja cada vez mais tempo de secagem até a noite.
Considere promover a secagem completa do cabelo, tomar banho nos dias mais quentes, ou pelo menos diminuir a umidade do ar. Se quiser, pode dar um passeio todos os dias após o banho. O vento e o sol vão ajudar a pele a eliminar a umidade.
3. Escove com frequência
Diversas pessoas ainda acreditam que os cães só precisam escovar após o banho. No entanto, isso é incorreto e pode ser prejudicial.
O excesso de óleo que se concentra na pele de um cão pode causar odores desagradáveis. Portanto, escovar mais seu filhote pode ajudá-lo a cheirar bem. Recomenda-se escovar qualquer variedade pelo menos uma vez por dia.
Esse hábito ajuda a remover todos os pelos soltos, células mortas e evita os nós. Se o seu cão é uma raça peluda ou tem muita queda de pelos, o ideal é escová-lo pelo menos 3 vezes ao dia.
Esse tempo de escovação não precisa ser muito longo, alguns minutos podem garantir resultados positivos. Durante a escovação, os óleos presentes nas raízes dos cabelos serão distribuídos pelos fios, deixando-os todos os fios mais hidratados e evitando que a oleosidade se acumule na pele.
4. Escove os dentes do seu cão
Quando se trata de maus cheiros em cães, a boca é um dos pontos-chave. A razão para isso é a falta de higiene bucal do cão.
Os cães precisam sempre ter os seus dentes limpos, por isso a escovação diária é necessária. Na maioria dos casos, o mau hálito em cães é causado por não escovar os dentes.
Restos de alimentos e o acúmulo de resíduos entre os dentes poderá levar a odores desagradáveis e à formação de placa bacteriana, que por sua vez pode levar ao aparecimento de cáries.
Muitas pessoas me perguntam o que é o tártaro e como evitá-lo. Podemos definir que o tártaro é o resultado da calcificação da placa bacteriana, que pode ser evitada com a escovação para remover essa placa.
Para evitar esse problema em seu filhote, o correto é escovar os dentes dele uma vez ao dia. O processo é muito parecido com a escovação humana, basta limpar cada dente com uma escova e pasta de dente específicas para pets.
Mantendo esse hábito de higiene bucal, você pode reduzir o risco de diversas doenças e ainda manter seu cão cheiroso. Estou bem ciente de que alguns cães não toleram que seus donos escovem os dentes.
Felizmente, há algumas alternativas para a escovação, como pastas enzimáticas, brinquedos para mastigar, guloseimas dentais, sprays, etc. que dispensam a ação mecânica da escovação.
5. Limpe seus ouvidos
Outro ponto que devemos destacar é que os ouvidos e a boca podem produzir odores desagradáveis e exigir limpeza frequente. A limpeza é muito simples, mas esta é uma área muito sensível que requer atenção redobrada.
Portanto, se você não tem experiência em limpar as orelhas dos cães, é uma boa ideia pedir ao seu veterinário para demonstrar o processo. Tudo que você precisa é de gaze limpa e trombolíticos.
Depois de colocar o produto, faça o cão balançar a cabeça para drenar um pouco do fluido. Cubra a ponta do dedo indicador com gaze e insira-a na orelha do cão sem forçar.
Gire lentamente os dedos para alcançar qualquer sujeira restante. Em seguida, repita o processo na outra orelha com gaze limpa. Você deverá fazer esse processo toda semana ou a cada 15 dias com o objetivo de sempre deixar seu cão cheiroso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.