Como pedir um aumento salarial

Você está sendo pago o que você vale? Como você sabe o que você vale? E como você pode garantir que seu salário reflita isso?

Para muitas pessoas, seu nível salarial é fundamental para seu senso de valor próprio. Quanto mais dinheiro eles ganham, mais bem-sucedidos eles são, melhores em seu trabalho e melhor pessoa eles são – ou assim acreditam.

Na realidade, esses julgamentos de valor podem ser inúteis, e acreditar neles pode ser um grande obstáculo na negociação bem-sucedida de um aumento salarial.

Salário não é uma questão emocional. Seu chefe faz contas com uma calculadora, não com o coração.

A posição do seu empregador provavelmente é baseada no valor que você traz para a organização e na taxa de mercado para o trabalho que você está fazendo. Suas qualificações, apesar de importantes, são relativas se você não traz valor. O que você fez na última empresa em que trabalhou, as obrigações financeiras que tem ou o que seu colega de trabalho ganha não definem seu salário.

O que importa é a sua contribuição para a empresa. Portanto, se você abordar a negociação salarial a partir de qualquer outra posição, seu argumento não terá a objetividade de que você precisa para se defender.

Argumentos para um aumento de salário

Neste artigo, exploraremos como preparar argumentos poderosos e objetivos para respaldar sua solicitação e examinaremos as técnicas de negociação que aumentarão suas chances de sucesso.

Pesquisa de Remuneração

Para determinar o valor da sua posição, você precisa fazer sua pesquisa. Você também precisa gastar tempo planejando e se preparando para sua negociação. Quanto mais confiança você tiver de que o que está pedindo é razoável e defensável, menor a probabilidade de seus argumentos serem refutados ou ignorados. Algumas pesquisas a serem consideradas incluem:

  • Qual é a média da indústria para a sua posição?
  • Que compensação os concorrentes locais oferecem?
  • Quais são os limites superior e inferior da escala salarial para a sua posição? Negociar além do limite superior pode ser infrutífero em muitas organizações.
  • O que ganham outras pessoas com o mesmo nível de responsabilidade em sua organização?
  • Qual é a taxa de inflação? E qual foi o aumento salarial médio em sua indústria no ano passado? Sua remuneração foi ajustada para isso?
  • A sua localização geográfica tem um custo de vida mais alto ou mais baixo em relação à média?
  • Se você for cobrado de clientes, sua taxa mudou enquanto sua compensação permaneceu a mesma?

Dica: Tente avaliar a remuneração total e não apenas o salário. Observe o valor do pacote geral de benefícios oferecido por sua organização e como ele se compara à média do setor e aos principais concorrentes locais.

Cursos e certificações

Foi mencionado antes que as formações, treinamentos e certificados são relativos. Sim, se você tiver um monte de diplomas mas trabalhar mal, será demitido ou ao menos não será promovido.

Muitas empresas têm um plano de carreira onde determinadas certificações e provas são obrigatórias para subir na carreira. Se você trabalha no mercado financeiro, por exemplo, uma certificação CPA ou CFP é fundamental. Tenha um plano e sempre tenha a certificação em mente, sejam através de cursos livres, MBAs ou instituições de ensino qualificadas.

O mercado brasileiro carece de profissionais qualificados em todas as áreas. Saiba quais são as regras da empresa. Tenha suas certificações devidamente registradas, some elas aos seus resultados e vá falar com o seu chefe sobre o seu aumento levando em consideração os pontos a seguir.

Avaliação de habilidades

Uma vez que você saiba o que, em geral, o trabalho que você faz vale a pena, então determine onde suas habilidades pessoais, habilidades e experiência se encaixam na equação. Isso lhe dará uma boa ideia do valor que você agrega ao trabalho que está fazendo. Procure argumentos convincentes que sejam tangíveis e que ajudem a diferenciá-lo dos outros na empresa. Reúna os seguintes tipos de informações:

  • Cópias de suas avaliações de desempenho anteriores.
  • Documentação das metas/objetivos definidos e cumpridos.
  • Cartas pessoais de elogios
  • Estatísticas e informações detalhadas relacionadas ao seu desempenho
    • Vendas geradas/receita obtida
    • Relatórios de satisfação do cliente
    • Soluções criativas implementadas
    • Problemas resolvidos
    • Melhorias para as quais você contribuiu
    • Comprometimento demonstrado, dedicação, lealdade

O objetivo aqui é provar seu valor para a organização e deixar claro que você não é facilmente substituível. Claro, pode haver outras pessoas que possam preencher os requisitos do trabalho, mas como você agrega valor ao cargo? Mesmo que você não esteja procurando um aumento salarial agora, reunir uma lista de suas realizações e maneiras específicas de agregar valor à organização o prepara para essas conversas no futuro.

Se você precisa de um aumento, mas depois de avaliar objetivamente a situação, é improvável que você consiga um, há duas abordagens a serem consideradas:

  • Peça mais responsabilidades – Ao expandir seus requisitos de trabalho, você aumenta seu valor e, assim, justifica mais salários. (Certifique-se de não se segurar recusando responsabilidade extra enquanto espera por um aumento que pode nunca chegar!)
  • Peça um bônus baseado em desempenho – Ao definir a barra mais alta, você, novamente, aumenta seu valor objetivo para a empresa. Ser compensado por isso é um resultado razoável.

Contexto

O próximo passo no planejamento da negociação salarial é o contexto da empresa e do mercado. Pedir um aumento no meio de uma crise econômica pode não ter resultados positivos. Nem é pedir um aumento quando sua empresa está sob pressão financeira e cortando custos. Você precisa estar ciente do estado financeiro da sua organização e agir de acordo. Algumas questões a serem consideradas incluem:

  • Qual é o desempenho financeiro da sua empresa?
  • Você sabe o que foi orçado para aumentos salariais?
  • Há uma revisão salarial em toda a empresa chegando? Ou acabou de acontecer um?

Dica: Se não for o momento certo para pedir mais dinheiro, você pode considerar negociar outras vantagens, como férias, horário flexível ou oportunidades de desenvolvimento profissional onde a empresa compra cursos e certificações.

Com o planejamento e a preparação por trás de você, agora você enfrenta a negociação real. Negociar é um processo que muitas pessoas acham intimidante e desconfortável, mas, lembre-se, também não é agradável para o seu gerente. Ao manter isso em mente, você pode gerenciar seu próprio medo e nervosismo de acordo. Aqui estão alguns conceitos básicos de negociação a serem lembrados.

Negociando seu aumento salarial

Uma negociação bem-sucedida não é sobre ganhar, perder ou comprometer-se. É sobre colaborar. É por isso que você gastou uma quantidade significativa de tempo preparando sua posição. Você sabe o que quer e merece. Agora você tem que apresentar sua posição ao seu empregador e trabalhar em conjunto para que as necessidades de ambas as partes sejam atendidas e cada uma deixe a negociação se sentindo satisfeita.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.