Desde que a globalização de negócios se expandiu, falar um segundo, ou até mesmo um terceiro idioma faz toda a diferença no currículo de um profissional, e muito disso começa com a importância do inglês no mercado de trabalho, qualquer que seja a área de atuação.
Muito se engana quem pensa que isso é algo novo. Desde que o crescimento industrial teve início no país, a partir da década de 1950, muitas empresas estrangeiras chegaram ao Brasil e se instalaram, contando com muitos líderes e gestores estrangeiros.
Desde então, profissionais precisam se especializar na área de atuação e, para se destacar no mercado de trabalho, a língua inglesa passou a ser uma das mais solicitadas pelas empresas, nos mais diferentes segmentos.
A importância do inglês no mercado de trabalho
Impossível fugir de determinados assuntos, principalmente quando se trata da contratação de mão de obra qualificada que entende, de fato, a importância do inglês no mercado de trabalho.
Com uma economia global em curso, as empresas que contam com funcionários bilíngues, ou até mesmo poliglotas, ilustram para uma empresa que desenvolve máquina de solda mig mag como os profissionais agregam um valor que se destaca em diferentes posições.
Dentre as diferentes razões pelas quais falar um segundo idioma pode ajudar na carreira profissional, vale destacar ao menos 5 delas para entender melhor a importância do inglês no mercado de trabalho.
- Currículo atraente
A partir do momento que se desenvolve um currículo profissional, as pessoas querem mostrar como, na posição de candidato, elas podem ser mais atraentes e, por isso, referenciar um segundo idioma é uma ótima maneira de se destacar.
Os empregadores de uma empresa de avaliação e perícia na construção civil percebem que os funcionários bilíngues são um prêmio no mercado, e ter essas habilidades podem tornar qualquer candidato atraente, principalmente nas indústrias de varejo e manufatura.
Isso porque algumas posições e atividades são favorecidos por esse conhecimento, permitindo mais flexibilidade e negociações nas relações internacionais.
- Distinção entre os concorrentes
A competição por empregos pode ser intensa e, por isso, é fundamental encontrar maneiras de se diferenciar de outros candidatos.
Se um profissional está concorrendo a uma vaga junto a outros candidatos com habilidades coletivas semelhantes, saber uma língua estrangeira pode ser o talento único que proporciona a cobiçada vaga.
- Construção de relacionamento
Ser capaz de falar uma segunda ou terceira língua transcende o diálogo falado.
A habilidade permite que um profissional se relacione com diferentes grupos culturais de uma maneira mais pessoal e possa entender o que está escrito em etiquetas para produtos de limpeza, otimizando parcerias, por exemplo.
Falar com alguém no próprio idioma ajuda a quebrar barreiras e permite que todos se sintam mais confortáveis e confiantes.
Este tipo de diálogo e construção de relacionamento é crucial em qualquer ambiente de negócios.
Quando um profissional está interagindo com clientes, fornecedores e colegas, saber o idioma deles pode elevar o relacionamento profissional.
Isso pode levar a mais vendas, melhor realização do serviço e interações mais fortes com os diferentes profissionais e até em níveis distintos das linguagens empregadas nas empresas.
4. Apelo a empresas globais
Muitas pessoas nutrem grande interesse em trabalhar para uma empresa internacional, bem como as famosas multinacionais.
À medida que as organizações ampliam o alcance em todos os continentes, atendendo a uma população diversificada, as corporações globais, que vão desde a distribuição de peças para compressor de ar até conglomerados comunicacionais, estão exigindo candidatos que irão mergulhar em outras culturas.
A fluência em inglês proporciona a oportunidade de se mostrar como um funcionário global, que pode ser preenchido com oportunidades profissionais emocionantes, gratificantes e lucrativas.
Se um funcionário gosta de viajar, pode aumentar as chances de ser selecionado para viagens internacionais com base nas habilidades de falar inglês.
Além disso, as habilidades podem colocar o profissional na linha para uma promoção, seguindo uma carreira de sucesso não só de forma local, mas com possibilidade de expansão para os mercados de trabalho internacionais.
5. Aperfeiçoamento de outras habilidades empresariais
Muitas habilidades que acompanham o conhecimento de uma língua estrangeira como o inglês se traduzem favoravelmente no local de trabalho.
Pessoas que recebem ensino de uma segunda língua são mais criativas, melhores na resolução de problemas complexos do que aqueles que não recebem, e ainda se comunicam de forma natural em diferentes situações.
Fazer integração e a alternância entre diferentes idiomas pode melhorar as habilidades de multitarefa, levando em consideração que pessoas que falam dois ou mais idiomas ficam mais confiantes quanto às escolhas depois de pensar no segundo idioma e ver se as conclusões iniciais ainda se mantêm.
Se uma pessoa é fluente em inglês, vale destacar esse talento no currículo e falar sobre isso durante as entrevistas de emprego.
Benefícios para quem aprende um segundo idioma
Seja por diversão, por viagens ou por amor, nenhum motivo é necessariamente melhor que o outro para aprender um segundo idioma.
Ainda assim, talvez uma das razões mais práticas para aprender um novo idioma seja mesmo o mercado de trabalho.
Aprender inglês ajuda no sentido comercial, embora muitas vezes de maneiras difíceis de quantificar.
No sentido mais simples, a aprendizagem de idiomas ajuda a desenvolver-se como ser humano, da mesma forma que a aquisição de qualquer conhecimento.
Por isso, vale identificar ao menos 5 benefícios quanto ao aprendizado de um segundo idioma, e como isso pode fazer toda a diferença.
- Ajuda a distinguir da concorrência
A procura de emprego é difícil. Há muitas pessoas ao redor do mundo lutando para encontrar uma posição, seja em uma empresa de móveis com estrutura de ferro ou um cargo executivo em uma multinacional.
Na esperança de se distinguir da quantidade de outros candidatos que lutam pelos mesmos cargos, algumas habilidades podem ser evidenciadas.
Demonstrar uma competência em inglês ajuda qualquer profissional a se destacar da multidão. Não é tarefa fácil conhecer outro idioma, e exibe um conhecimento que nem todo mundo tem.
No mínimo, saber outro idioma torna o candidato mais intrigante como pessoa, e isso também não faz mal durante uma entrevista de emprego.
- Pode aumentar o salário
De acordo com pesquisa sobre o mercado de trabalho realizada por empresas voltadas ao encaminhamento de candidatos às vagas, funcionários bilíngues tem mais probabilidade de encontrar aumentos salariais quando comparados a funcionários que falam apenas um idioma.
Claro que isso depende da natureza da empresa em que se trabalha. Independentemente disso, saber inglês é uma habilidade benéfica que é aplicável tanto para quem trabalha em negócios globais quanto como barista em um café.
- Torna o profissional mais relevante nos negócios
O mundo está ficando menor. Com a Internet e voos mais baratos, conectar-se com outros países, seja virtualmente ou pessoalmente, é mais fácil e acessível do que nunca.
Com todas as parcerias comerciais que promovem a globalização, as fronteiras econômicas entre os países crescem e mudam constantemente.
Saber um ou dois idiomas extras pode ser extremamente benéfico, especialmente na economia global, mesmo que um profissional nunca viaje, pois ele pode precisar comprar nobreak com fornecedores estrangeiros.
É muito mais fácil e barato trabalhar com pessoas no exterior agora. Além disso, zonas econômicas substanciais podem mudar, como é o caso do Brexit.
Com menos trabalhadores da UE no Reino Unido, aqueles que falam outros idiomas se tornarão mais desejáveis em cidades internacionais como Londres.
- Clientes estrangeiros se conectam melhor
Se um profissional tem a capacidade de falar com um cliente estrangeiro na língua nativa, é compreensível que esse cliente se sinta mais à vontade.
A comunicação com os clientes que precisam de controle tecnológico de concreto em um nível humano, dentro dos termos, pode ajudar a construir um relacionamento em um ambiente de negócios, especialmente se estiver em um setor que geralmente precisa apresentar projetos.
Desenvolver uma consciência e empatia por outras culturas também ajuda nas vendas, quando um senso aguçado de como os outros pensam é necessário para desenvolver verdadeiramente conexões significativas.
- O profissional pode viajar mais
Um efeito adicional da globalização é que muitas grandes empresas de auditoria em SP, por exemplo, têm vários escritórios em todo o mundo.
Conhecer o idioma de um país é muito útil se um profissional pretende viajar para uma matriz a trabalho.
Mudar-se a trabalho costuma ser uma ótima maneira de conhecer um novo país, pois muitas empresas arcam com os custos de viagem e realocação. Para isso, o conhecimento de outro idioma se mostra fundamental.
Mesmo que o profissional não saiba o idioma do país, ter passado pelo processo de aprendizado proporciona as ferramentas mentais e a experiência necessárias para aprender outro idioma com mais eficiência do que aqueles que não estão familiarizados com o inglês.
Conclusão
O processo de aprendizagem é benéfico, não importa o assunto. Enquanto a sociedade continua crescendo e aprendendo, torna o ser humano ainda melhor.
A aprendizagem e entender a importância do inglês no mercado de trabalho tem um efeito ainda mais profundo porque conecta as pessoas, preenchendo a lacuna de comunicação entre as culturas e aproximando, sob diversos aspectos, oportunidades de mercado.
Qualquer profissional que entende a importância do inglês para se desenvolver profissionalmente pode impulsionar a carreira e encontrar oportunidades mais amplas, já que há provas concretas que aprender sempre é um bom investimento e demonstra energia para recrutadores, por exemplo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.