Manual para escolher o seu tênis perfeito

Manual para escolher o seu tênis perfeito
Manual para escolher o seu tênis perfeito

Desde correr, treinar, dançar, estilo de vida… Os tênis nike esportivos conseguiram se democratizar, mas cuidado! nem tudo vale para tudo

Moda e esporte, esporte e moda. São dois termos que andam juntos, mas não misturados. E é que embora as empresas esportivas, cada vez mais atentas às tendências, tenham conseguido democratizar o mundo do esporte ampliando sua variedade, há um maior conhecimento sobre as necessidades de usar o tênis certo para cada momento.

Assim, já temos clareza de que não podemos usar o mesmo calçado esportivo para caminhar, correr ou praticar Crossfit. Não existem nem tênis universais para dentro da academia, embora sempre existem modelos versáteis que (mesmo com relutância) podem ser usados ​​para muitas atividades. É importante ter em mente que o uso incorreto de um tênis pode causar lesões ou fazer com que a prática esportiva se torne uma experiência ruim, nos desmontando, e não queremos nem uma coisa nem outra.

Em termos gerais e sem entrar em esportes específicos, existem roupas esportivas (ou como as empresas de “estilo de vida” as chamam ultimamente), tênis de corrida, dança e treino, mas quais são as peculiaridades de cada um? Lembre-se dessas dicas ao se equipar para o retorno à rotina após o verão.

Roupa de esporte

O “esportivo” está instalado nas lojas e, consequentemente, no street style há algumas temporadas e de forma muito marcante no calçado, que se usa com tudo e em todos os momentos. Com este tipo de calçado estamos cómodos (e na moda) mas não os usaremos para praticar desporto mas sim como parte do nosso outfit casual.

Eles podem ser considerados a versão mais minimalista dentro da grande variedade de calçados esportivos despojados de todos os tipos de elementos técnicos. Há mais cores, formas e até completamente branco ou preto e podem ser combinados com todo o tipo de roupa, sejam vestidos, calças de ganga ou calções.

Exemplos: New Balance 410, unissex com estilo retrô; o Nike Air Max Thea Premium iD ; o Adidas Originals Superstars ou o Reebok Classics Leather Matte Shine Pack.

Corrida

A menos que você seja uma Cristina Pedroche, que já é especialista no mundo do running, comprar tênis especiais para corrida será um desafio para você, pela grande variedade e especificações que existem hoje no mercado e que estão diretamente relacionadas à multiplicação de corredores profissionais (ou pelo menos que querem aparentar).

Embora exista um extenso guia sobre os tipos de calçados de acordo com os diferentes estilos e objetivos de corrida, para não falhar, eles devem ter duas especificações gerais: que tenham uma sola flexível e que sejam leves, ou seja, não muito pesados. Idealmente, permitem movimentos naturais e têm bom amortecimento.

Exemplos: o Nike Air Zoom Pegasus 33 para um ajuste perfeito e amortecimento responsivo; o Ultra Boost Uncaged da Adidas que oferece maior impulso, estabilidade e flexibilidade; o Mizuno Synchro MD, ideal para corredores iniciantes e adequado para uma infinidade de atividades esportivas dentro da academia; e o famoso Asics Gel Noosa Tri, altamente estável e muito leve.

Treinamento

Agora está na moda a prática do treinamento funcional e também do cross-training, que combinam diferentes formas de exercício para trabalhar diferentes grupos musculares. É um tipo de treino muito versátil e por isso requer calçado desportivo específico em que um bom amortecimento, aderência, apoio do pé e estabilidade são fundamentais. Além disso, os amantes do fitness do tipo Crossfit tendem a dar muita bengala, por isso devem ser feitos de materiais bastante resistentes.

Exemplos: o Reebok Crossfit Nano 6.0, com novo design anatômico é ideal para dar tudo dentro e fora da caixa, e o Arianna Cloud Foam da Adidas, o design mais versátil para a prática de diversas disciplinas.

Dançando

O mais importante na hora de escolher o calçado para fitness de dança em aulas tão famosas como Zumba ou Body Jam da Les Mills é a sola, que deve permitir que o pé deslize para evitar lesões, por exemplo, nos joelhos. É fácil identificá-los porque são flexíveis, bastante lisos e com o círculo característico que permite que todos os movimentos sejam feitos sem complicações. Existem muitos tipos, mas especialmente na moda são os do tipo bota.

Exemplos: o Reebok Pump Izarre com entressola de espuma de carbono e o Zumba Street Fresh para encher suas rotinas de fitness com cor e energia.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.