O impacto da tecnologia na distribuição de alimentos e bebidas: desafios e oportunidades para os negócios

A nossa relação com a comida é algo que passa por uma grande complexidade, podendo servir como um momento de união entre familiares e amigos, fora todo o seu valor cultural. Para outros, se trata apenas de um alimento a ser consumido para se manter de pé.

Seja qual for a sua conexão com um alimento, a verdade é que de maneira geral se trata de algo de grande relevância para todos, fazendo então com que toda a indústria voltada a esse setor seja uma das mais importantes no mercado, mantendo até mesmo a sociedade.

É por isso que mesmo em períodos de crise a indústria de alimentos é uma das que mais consegue se manter em pleno funcionamento, mesmo com seus claros impactos, como o aumento no preço da comida, afetando assim o bem-estar da população como um todo.

Indo além de toda essa questão da necessidade física associada à comida, sendo nosso combustível, mantendo o organismo do ser humano funcionando tal como componentes elétricos industriais em uma fábrica, existe também a simples relação de prazer.

Em relação a isso podemos falar sobre os ovos de chocolate a serem comidos na Páscoa, o bacalhau da semana da Paixão para os religiosos e o tradicional peru de Natal ou Ação de Graças, conforme é bastante popular em países como os Estados Unidos.

Essas demandas específicas devem ser levadas em conta por parte de quem trabalha com o setor alimentício, garantindo assim com que um cliente possa ir ao supermercado e encontrar nas prateleiras justamente o item que ele precisa para fazer o seu almoço.

Ainda precisa ser considerado diferentes métodos de preservação de um alimento, para garantir que ele chegue até a casa do consumidor da melhor maneira possível. Buscando então um conserto de aquecedor a gás para não esfriar os salgados em uma padaria.

Do outro lado temos uma situação contrária, onde é necessário manter a temperatura a mais baixa possível, de forma a evitar que um peixe ou qualquer outro fruto do mar possa estragar rapidamente. Tudo isso deve ser visto com atenção por quem trabalha em tal ramo.

Tal cenário aponta para as dificuldades e desafios que alguém pode encontrar ao resolver trabalhar com o setor alimentício. Seja administrando um restaurante ou então na posição de um fornecedor, responsável por levar tais alimentos até o seu local de preparo.

Mesmo com todas essas dificuldades, estamos falando de um mercado que segue expandido na mesma medida em que a população cresce, sendo mais vai conhecer os desafios de logística para lidar com eles do que perder a chance de crescer na área.

Desafios e oportunidades do setor de alimento

O mercado de uma maneira geral sempre acompanha o comportamento do público, seguindo tendências que mesmo com todas suas diferenças seguem responsáveis por levar a melhor experiência possível ao consumidor final, o que vale para qualquer área.

Contudo, existem setores que acabam por situações diferentes, como ocorre a quem trabalha com alimento, nesse caso por se tratar de um item de grande necessidade ao público. No entanto, só isso não pode ser levado em conta na gestão de um negócio.

Assim como em qualquer outro segmento, ao buscar por um produto em específico é possível encontrar por uma grande variedade de opções, com tamanhas alternativas valendo tanto para uma marca de arroz como para serviços de laudo danos elétricos.

Especificamente sobre esse segmento alimentício é possível levantar tópicos como a necessidade de itens que formam uma cesta básica, como feijão e macarrão, mas também a opções mais voltadas a prazeres diferentes, como doces a serem oferecidos a crianças.

Todos esses pontos devem ser levados em conta por quem pensa em trabalhar com o mercado de alimentos, reconhecendo a diversidade de opções que existem nesse setor. O mesmo pode ser dito sobre suas responsabilidades, o que inclui:

  • Transporte;
  • Armazenamento.
  • Nível de produção;
  • índices de demanda.

É a partir disso que uma empresa do ramo pode melhor gerenciar seus negócios, olhando também para as novas tecnologias que podem ser úteis de serem aplicadas a tal segmento, o que inclui até um portão automático fechado para cuidar da segurança de um estoque.

Junto dos impactos trazidos por novas ferramentas, facilitando tanto o armazenamento, transporte ou até registro de uma quantidade de alimento a ser colocada à venda no mercado, é importante para quem atua na área se alinhar à percepção do público.

E em relação a isso é importante conhecer então o comportamento atual do consumidor em cima do tópico alimentação, sendo algo que vem passando por bastante mudanças nos últimos anos.

Nova relação do consumidor com a comida

Recentemente a relação do ser humano com a comida vem ganhando uma nova visão, seja pela escassez de alimentos em certos locais ou por uma mudança geral de comportamento, com uma geração mais preocupada com seus passos deixados no meio ambiente.

Além dessa preocupação com a origem dos alimentos, segundo uma atenção até mesmo em relação à forma como um projeto de estrutura metálica para galpão é aplicado, com o menor impacto ambiental possível, existe uma atenção pela busca pelo corpo saudável.

Frente a isso uma parcela da população passa a procurar por opções mais saudáveis e naturais, criando assim todo um novo mercado a ser investido por parte de quem atua no mercado de alimentos, com o mesmo podendo ser dito sobre os produtos veganos.

Uma menor quantidade no consumo de açúcar também interfere no assunto, o que leva a popularidade dos produtos em versões zero açúcar, com o mesmo valendo para a quantidade de sódio, afetando então boa parte do mercado alimentício.

Todos esses pontos devem ser levados em conta por parte de quem busca crescer nesse mercado em particular, com o mesmo sendo dito sobre outras atividades industriais e comerciais ligadas a esse segmento, como o papel do marketing para destacar uma marca.

O marketing digital e seu papel na distribuição

Assim como um cliente pode pesquisar por diversas opções antes de contratar os serviços de um fornecedor de câmeras de segurança, esse mesmo tipo de comportamento pode ser visto em menor escala, com um cliente verificando diferentes marcas no supermercado.

Diante disso é importante para um fornecedor contar com o auxílio de todo um trabalho de marketing para garantir que um cliente possa ter atenção a uma marca de forma particular, com as novas tecnologias trazendo um grande auxílio, por meio de práticas como:

Comunicação personalizada

As redes sociais assim como outras plataformas digitais podem não só ajudar na divulgação de uma marca, mas podem ser úteis também na distribuição de conteúdos personalizados para as características do seu público específico.

A partir disso uma marca de molho de tomate, por exemplo, pode fazer um anúncio nas redes para alcançar o consumidor final e também um modelo de e-mail marketing para mercados e restaurantes que possam fazer uma encomenda de caixas deste alimento.

Transparência total

É importante para esse mercado hoje ter uma comunicação clara com o público, apresentando todos os ingredientes de seu produto, abrindo suas fábricas para o público e tudo mais o que aponte para uma transparência geral, criando confiança no cliente.

Mídia online

Anunciar na internet é uma ótima maneira de entrar em contato com o seu público, levando em conta  alta presença de diversas audiências nesse espaço. E isso vale tanto para o fornecimento de piso para quadra de futsal como para marcas no setor de comida.

Junto de todos esses impactos de marketing, ainda precisamos falar sobre outras mudanças que a tecnologia pode trazer a esse mercado, nesse caso em relação ao transporte e distribuição de itens que passaram a ter interesse após a etapa de divulgação.

Tecnologias em ascensão no meio de distribuição

O avanço tecnológico vem trazendo impactos para diversos setores e não seria diferente no ramo alimentício. Contudo, esse assunto merece uma atenção maior aqui por causa da sua resposta específica a certas etapas, como a de transporte e distribuição de alimentos.

Nesse caso, para manter os seus serviços os melhores possíveis em tal sentido é válido acompanhar algumas novas tecnologias, como é o caso dos sistemas de monitoramento que podem ser instalados nos veículos, aumentando assim a segurança nesse transporte.

O meio digital também é responsável por alguns impactos nesse sentido, sendo possível usar de uma análise de dados para mapear as tendências do mercado, como a citada busca por alimentos mais naturais que se percebe nos últimos anos.

Junto a isso temos a possibilidade de melhor monitorar e controlar o estoque de uma empresa, tudo de acordo com as demandas do público, algo válido para diversos mercados, desde uma marca de milho até o uso de materiais no serviço de grampeamento de talude.

De um modo geral é importante estar atento a todas as novas oportunidades que podem surgir no setor de alimentos, permitindo assim conquistar um maior destaque nesse que é um dos mais importante segmentos para o mercado e para o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Isabella Stephano