Os países para intercâmbio de trabalho e estudo no exterior são variados, sendo a grande maioria localizada na Europa, com exceção da Austrália, Canadá e Estados Unidos, que são famosos por receberem brasileiros para realizarem intercâmbio de trabalho e estudo, especialmente o Canadá.
Neste conteúdo, separamos uma pequena lista com 6 países para intercâmbio de trabalho e estudo no exterior, todos eles localizados na Europa. Portanto, caso esteja pensando em se mudar temporariamente para estudar e poder ganhar em Euro, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá!
6 países para estudar e trabalhar no exterior
1. Barcelona, Espanha
Barcelona é talvez o número um entre os melhores destinos para intercâmbio. A cidade é sempre muito animada e surpreendente e deixa uma marca no coração de todos os estudantes e turistas que têm a oportunidade de passar um período mais ou menos longo por lá.
Há tantas coisas para fazer em Barcelona e também há muito para ver. Partindo naturalmente da arquitetura que o caracteriza: do modernismo de Gaudì ao Parque Güell, ao belo castelo de Montjuic, a pequena montanha localizada perto do porto de onde se pode apreciar a vista sobre a cidade.
La Rambla é o lugar mais movimentado, cheio de vendedores ambulantes, barracas e animadores. Lembre-se da visita obrigatória à Sagrada Família, a grande basílica católica, ainda em construção, considerada a obra-prima do arquiteto Gaudí. É um país receptivo e com língua semelhante a nossa, o que facilita para conseguir um emprego interessante.
2. Lisboa, Portugal
Portugal é um dos melhores países para passar um período de intercâmbio. É um país muito acolhedor e rico em história que marcou a Europa e o mundo inteiro. E sua capital é um concentrado de tudo isso.
Tudo em Lisboa está impregnado de nostalgia e decadência, apesar da cidade ser moderna. Para experimentar, experimente ir ao mar, contemplar o horizonte que se perde no oceano e pensar ou ir a um restaurante típico e ouvir música ao vivo!
Por se tratar de um país naturalmente velho, com uma população média já idosa, são muitas as vagas disponíveis para trabalho estrangeiro, o que abre muitas portas aos brasileiros, principalmente pela facilidade da língua.
3. Berlim, Alemanha
A cidade dos contrastes por excelência: clássico e moderno, artístico e burocrático. A capital da Alemanha não deixa ninguém desanimado. Berlim é a capital europeia do entretenimento e sempre foi animada por clubes que entretêm os clientes com música, bebidas e muita diversão até o amanhecer.
Na Alemanha, são famosas as cafeterias e sorveterias que contratam brasileiros para trabalhar por temporada, pagando muito bem em Euro. Caso esteja pensando em fazer um pé de meia, certifique-se de conversar com outros brasileiros antes de viajar, sendo o ensino da língua alemã o mais comum para estudantes de intercâmbio.
4. Amsterdã, Holanda
Caso pretenda fazer o seu intercâmbio numa universidade reconhecida mundialmente e conhecer uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, Amsterdam é para você. Além de ser uma cidade maravilhosa, também é altamente internacional: há uma infinidade de nacionalidades, culturas, empresas inovadoras e startups de todo o mundo que podem abrir espaço para você trabalhar.
A reputação de Amsterdam não é exagerada: é a cidade perfeita para um ano intercâmbio. Entre os museus imperdíveis estão o famoso museu Van Gogh e o Rijksmuseum, o maior da Holanda. Finalmente, não faltam bares e clubes onde você pode passar a noite com os outros estudantes e treinar o seu inglês, língua muito falada por estrangeiros no país.
5. Montreal, Canadá
Como mencionado no início do conteúdo, o Canadá é um dos países que mais recebem estrangeiros e estudantes de intercâmbio vindos do Brasil. A cidade de Montreal é um exemplo disso, localizada em uma pequena ilha no Rio São Lourenço, possui uma grande montanha de três colinas em seu centro.
Por receber muitos estrangeiros, é uma cidade multiculturalista, assim como o país também é. Apesar de o inglês ser a língua considerada como oficial, o francês também é muito forte e falado cotidianamente. Isso significa que você pode realizar intercâmbio para estudar tanto inglês quanto espanhol.
Quanto a empregos, não há muito o que dizer: são numerosos e dos mais diversos tipos, visto que o Canadá é um país que está em constante crescimento e, devido a isso, precisa de mão de obra constantemente.
6. Dublin, Irlanda
Para finalizar a nossa lista de países para intercâmbio de trabalho e estudo no exterior, temos a Irlanda com sua capital Dublin. É de longe a cidade mais indicada para um intercâmbio de trabalho e estudo, visto que é a viagem de intercâmbio com menor custo para a Europa.
Além disso, há muitas oportunidades de emprego por lá, principalmente na área de informática, já que é um dos países que mais investe em tecnologia em todo o mundo. Você pode até mesmo conseguir um emprego fixo e entrar com um pedido de visto de moradia na Irlanda, já pensou? Comente abaixou o que achou do conteúdo. Até a próxima!