Tudo sobre o curso técnico em Radiologia

O cenário para aqueles que têm interesse ​​em trabalhar em radiologia no Brasil só tem se expandido. O campo cresce muito rápido e há uma demanda por profissionais.

Dessa forma, muitas pessoas fizeram matrícula em cursos técnicos para trabalhar na área. A área fornece acesso a uma cena vibrante com oportunidades em todo o Brasil em pouco tempo.

Caso tenha interesse em saber mais sobre esse curso e quais são as oportunidades de emprego na área, basta continuar lendo este conteúdo!

O que faz um Técnico em Radiologia?

Um técnico em radiologia pode trabalhar em uma ampla variedade da área e executar diversas tarefas.

Ele é o responsável por promover exames de raio x, com especialidade em soluções químicas e processamento de filmes. Assim como também preparar os pacientes para outros exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Entre essas atividades de laboratório, um técnico de radiologia pode dirigir um paciente para exames, como mamografia, por exemplo. Ele também monitora o uso de agentes de contraste radiológico, para analisar e relatar as reações adversas a um supervisor profissional.

É papel do profissional fornecer assistência em serviços como radioterapia e medicina nuclear. Já que esse especialista é inserido em grupos de trabalho para uma gama de serviços de diagnóstico por imagens, bem como supervisionar programas de controle de qualidade.

A duração média de um curso técnico em Radiologia é de dois anos e capacita o aluno para realizar as principais tarefas no campo, que incluem:

  • Manipular de equipamento radiológico;
  • Precauções com biossegurança;
  • Usar radiação para vários fins;
  • Leitura e interpretação de imagens.

O curso é de nível médio e é oferecido por uma boa quantidade de instituições em todo o Brasil, ainda mais nos centros de treinamento e escolas técnicas. Não é provável que você tenha algum problema para encontrar um deles em sua cidade.

O curso tem foco nas necessidades do mercado de trabalho, o que permite uma entrada mais rápida no campo. Há uma ressalva: por ser um profissional de nível médio, ele ou ela poderá encontrar certas limitações em um mercado de trabalho que está a cada dia mais competitivo.

O que se estuda no curso técnico em Radiologia?

As matérias que se estuda no curso de Radiologia tendem a variar conforme a instituição, mas no geral, algumas das matérias mais comuns são:

  • Exames de raios X;
  • Parâmetros de qualidade de imagem e proteção radiológica;
  • Raios X em membros inferiores, membros superiores, tórax e abdome, coluna vertebral, crânio, ossos da face e seios da face;
  • Meios de contraste;
  • Mamografia e densitometria óssea;
  • Processamento e manipulação de imagens para avaliação médica;
  • Medicina nuclear e tratamentos de radioterapia;
  • Emergência, urgência e cuidados especiais;
  • Tomografia computadorizada, ressonância magnética e hemodinâmica.

Como atua um Técnico em Radiologia?

O trabalho de um técnico em radiologia tem foco na execução de exames de imagem capazes de identificar certos tipos de doença e servir como uma base para desenvolver diagnósticos em pacientes.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de 2018, os profissionais que atuam na área ganham um salário que varia de R$ 1.600,00 a R$ 2.800,00 do Brasil.

Onde atua um Técnico em Radiologia?

O campo de trabalho de um técnico em radiologia inclui ambientes hospitalares e clínicas, como laboratórios, hospitais e unidades básicas de saúde, entre outros, nos setores público e privado.

O profissional pode usar técnicas radiológicas para obter imagens médicas e usar radiação ionizante como uma terapia em radioterapia. Em medicina nuclear, pode atuar em ambientes que estão focados em imagem e ressonância.

Ele também pode atuar em indústrias, ao monitorar, quantificar e otimizar a produção de rejeitos radiológicos. Assim como também supervisionar e liderar equipes de controle de qualidade e programas de radioproteção.

O sistema CONTER/CRTRs refere-se à Classe Técnico de Radiologia. O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, bem como os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia, tem o objetivo de regular a prática de técnicas radiológicas por normatização e supervisão pelos Conselhos Regionais.

Normatizar e fiscalizar o exercício dos profissionais é também um dos papeis do sistema CONTER/CRTRs.

Como se tornar um Técnico em Radiologia?

Para atuar como técnico na área, não é preciso ter um bacharelado e pode começar um curso de treinamento básico assim que sua formação do ensino médio for concluída. Pois, o objetivo do curso é preparar jovens para entrar nesse campo de trabalho de forma rápida.

A Radiologia técnica capacita os alunos para entenderem as vertentes da radiação, assim como as regras ambientais, éticas, de qualidade e segurança da área.

Antes de começar a trabalhar no campo, deverá fazer um registro profissional no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) em sua jurisdição, logo após concluir o curso.

Dá para fazer o curso de Radiologia a distância?

É possível fazer um curso de Radiologia à distância, mas este é um benefício disponível só para aqueles que escolhem o curso de nível superior. A oferta ainda é limitada, com apenas duas faculdades agora oferecendo, porém, a perspectiva de estudar Radiologia com total flexibilidade EAD é atraente!

Os alunos nesse modo participam do curso em casa, seguindo as atividades didáticas em um ambiente virtual com a ajuda de professores e tutores on-line. A outra parte ocorre nas áreas de suporte, onde se espera que o aluno complete todas as atividades práticas.

O MEC reconhece o modelo, que resulta em um diploma de nível superior que vale no mercado de trabalho. Outras seis faculdades já tiveram permissão para fornecer Radiologia no EAD, o que expandirá muito a oferta atual.

Curso técnico ou superior em Radiologia?

Enquanto o Curso Técnico de Radiologia dura dois anos, o Curso Superior dura só um ano a mais, ou seja, três anos.

Essa pequena quantidade de tempo tende a fazer uma enorme diferença no mercado de trabalho. Devido ao fato de que as empresas, na maioria das vezes, optam por quem tem um nível mais alto de educação.

O superior está disponível em nível tecnólogo, o que é muito comum hoje em dia. Outra vantagem de um curso de radiologia de nível superior é sua alta disponibilidade em faculdades em todo o Brasil.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, o curso técnico em Radiologia é uma boa opção para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho mais rapidamente. Caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus amigos que têm interesse na área também!

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.