10 dicas de como deixar a obra de uma casa mais barata

Imagem de Reprodução
Engineer is inspecting his work in building construction site

De tempos em tempos realizar uma obra na residência é necessário, seja para reparos desejados ou para mudar o visual do ambiente. Independente do objetivo, a principal certeza é que alguns dígitos vão fluir da conta corrente do proprietário.

A visão que se tem é que em todos os momentos da obra, do período do planejamento até o acabamento, seria necessário investir valores, muitas vezes maiores do que o disponível.

Afinal de contas, os materiais e insumos aumentam mais a cada ano. A inflação sobre os produtos e serviços da construção civil não poupam nenhuma classe social. 

Contudo, é possível economizar fazendo uma obra com escolhas estratégicas, entendendo que baixo custo e muitos benefícios podem andar de mãos dadas.

Antes de conhecer algumas dicas do como fazer essa aliança, veja algumas coisas das quais não fazer para conseguir economizar na obra. 

O que não fazer na obra

Certas atitudes, durante o período de obras, podem prejudicar o andamento dela, principalmente causando gastos extras desnecessários. Seguem algumas destas ações:

  • Armazenar incorretamente o material;
  • Não se atentar a qualidade dos produtos;
  • Ter pressa;
  • Não ter reservas de emergência;
  • Falta de comunicação com os profissionais.

O erro na mais simples escolha, como a de um impermeabilizante para laje, por exemplo, já poderá implicar no gasto final da obra. 

Portanto é necessário estar atento ao processo completo, desde o planejamento até chegar às ações de acabamento. Confira agora 10 dicas e como elas podem ajudar a baratear a obra da sua casa.

1- Planeje a obra

A fase do planejamento da obra é indispensável. Nela, todos os aspectos do processo deverão ser levados em conta.

Aqui também serão pensados os estilos desejados, como o tipo de papel de parede, se será o estilo de papel de parede estilo japonês, vinílico ou tradicional. Ou até mesmo as cores das tintas. 

Cada detalhe do que será feito deverá estar na fase de planejamento, assim os passos que serão dados ficarão mais claros e de fácil execução. 

Pesquisas de Orçamento, tanto de materiais quanto de serviços, também deverão ser feitas nessa fase. Realizar essas pesquisas com diversos fornecedores pode trazer opções mais baratas. 

Além de imaginar e sonhar com a melhor decoração ou o espaço que será liberado, é preciso colocar na ponta do lápis cada gasto que terá para iniciar a obra.  

A presença de um profissional nessa etapa é muito importante, assim como a contratação do serviço para outros momentos. 

2- Contrate profissionais especializados

A tendência DIY, traduzida do inglês Faça Você Mesmo, não deve ser muito bem-vinda durante as obras na sua casa. A contratação de profissionais ajudará em todas as fases, deixando suas ideias e planejamentos mais pé no chão. 

Uma das primeiras contribuições desses profissionais é ainda na fase de planejamento, eles vão auxiliar o proprietário a localizar os melhores orçamentos, até porque possuem contato com fornecedores e outros profissionais necessários. 

Além do serviço de consultoria com os materiais, profissionais como engenheiros, serão os responsáveis pelas vistorias de obras, que garantirão a segurança e durabilidade dos reparos feitos.

Optar por realizar por conta própria qualquer trabalho em casa é assumir o risco de erros em um futuro próprio, transformando o que seria uma forma de economizar em um gasto dobrado. 

3- Priorize o que será feito

Quando o objetivo é reduzir os custos da obra, fasear os trabalhos que serão feitos é a escolha mais inteligente. Nesse caso, a importância para o proprietário de cada reparo é o que pesa. 

Supondo que duas opções são consideradas no momento: a instalação de uma cerca elétrica residencial ou a troca do portão de entrada.

Deverá ser analisada qual a necessidade mais gritando, se o portão deve ser trocado por estar em condições ruins, essa é a prioridade, pois o foco no caso é a segurança. 

Já se a troca deste portão fosse estética, a cerca elétrica pode se tornar a primeira prioridade, considerando que o foco ainda é a segurança da casa. 

O faseamento da obra pode favorecer quem está com o Orçamento mais limitado ou que não consegue fazer uma reserva de emergência, para uma obra mais longa.

4. Busque materiais de qualidade

Uma outra forma de economizar na obra é procurando materiais de boa qualidade, dessa forma, não será necessário ter um novo gasto em um curto período de tempo. 

Optar por diversos materiais dará um panorama de preços entre todos os disponíveis. Para o piso vinílico em manta preço pode ser uma variável entre os tamanhos, por exemplo. 

Considerar esse fator de quantidade também é importante. Muitas vezes comprar o necessário de uma vez, gerando quantidade, pode produzir descontos consideráveis.

Focar também em materiais que duram mais tempo é necessário para evitar os gastos futuros, citados. 

O profissional responsável pela obra poderá indicar alguns desses materiais, como por exemplo o uso de buchas de poliuretano, que vão prolongar a vida das construções necessárias na obra.

5- Economize no acabamento

Algumas fases da obra podem não ser tão flexíveis com relação às opções de barateamento, por isso a importância da fase de acabamentos. Essa etapa considera diversos pontos, como: pintura, parte elétrica e hidráulica, assim como marcenaria.

A facilidade em optar pelo que entra ou não no acabamento vai desde as pequenas coisas, como se será o ralo de aço inox ou plástico, ou se a pia da cozinha será dupla ou não.

Esse também é o momento em que as decisões do proprietário têm maior peso, já que é onde a personalidade da obra deverá ser definida. 

A escolha dos móveis tem um grande peso na economia, optar por móveis planejados, por exemplo, pode ser uma vantagem para a obra, considerando o custo-benefício que eles podem oferecer. 

6- Siga um Cronograma

Ainda no primeiro momento, o de planejamento, será definido um cronograma, onde o tempo de conclusão de cada fase seria definido. 

É muito fácil desviar o foco para outros pontos quando se trata das obras. Ver os espaços da casa mudando e renovando-se é realmente fascinante. 

Porém, é preciso voltar ao trilho e dar atenção ao que foi traçado, pois caso contrário, os impulsos de consumo podem encarecer e isso realizando atividades desnecessárias, que não são prioridade. 

Uma grelha para ralo, por exemplo, pode mudar a cara do banheiro deixando mais moderno e atrativo aos olhos, mas se o foco da obra for a cozinha talvez seja melhor deixar as mudanças do banheiro para um segundo momento.

7- Acompanhe a obra de perto

Depositar confiança nos profissionais que foram contratados é muito importante, pois eles são os reais especialistas na obra. 

Porém, o acompanhamento de todo o processo é do mesmo modo importante. Isso pode evitar surpresas, reduzir gastos e garantir que os desejos iniciais estão sendo atendidos na medida do possível. 

8- Tenha uma reserva de emergência 

O orçamento foi cotado no início da obra e, portanto, foi possível encontrar os melhores preços e os valores disponíveis pelo proprietário atendem a todas as necessidades.

Porém, no decorrer da obra um dos materiais comprados não foram suficientes para concluir aquele passo. É para momentos como estes que serve a reserva de emergência na obra.

Diversos outros fatores podem fugir do planejado, podendo ser uma solução barata para ser resolvido, mas assim também podem nascer problemas maiores e que demandam recursos maiores. 

9- Siga as instruções dos fornecedores

Além de economizar, é necessário fazer valer o investimento que foi feito nos materiais da obra. Alguns produtos trazem instruções específicas de armazenamento, como manter longe da luz do sol, do contato direto com o ar ou da umidade. 

Seguir essas recomendações garante vida longa para o produto. Assim, mesmo que haja imprevistos com a duração da obra, os materiais comprados poderão continuar sendo usados. 

Outras instruções são com relação a forma de uso, como diluir em água ou outras soluções, desse modo, o material irá render mais, podendo ser mais bem-aproveitado. 

Muitas vezes, serviços como o de Gerenciamento de Obras poderá ser contratado para cuidar desses pontos, quando feito com estratégia ele pode ser muito útil para garantir a perda de investimento.

10- Reaproveite as sobras

Com a obra finalizada, tendo seguido todas as dicas desse post, proporcionando economia e aproveitamento de materiais, sobrou algum insumo, como tintas ou madeira. 

Esses recursos podem ser aproveitados para outras melhorias na casa. Tintas, por exemplo, podem facilmente ser usadas para renovação de portas, molduras e janelas. Dando uma vida nova para a casa.

Sobras de madeiras ou cimento podem ser aplicados em artesanatos para decorar partes da casa, principalmente na externa, que sempre combina com elementos feitos desses materiais. 

A obra não precisa ser dor de cabeça, quando executada com inteligência, planejamento e presença de profissionais, ela pode ser uma forma de transformar sua casa e ainda economizar.

Isabella Stephano