3 dicas para montar o plano de vendas para 2023

O plano de vendas de qualquer segmento é imprescindível para que as ações sejam ainda mais assertivas. Isso porque trata-se de um mapeamento estratégico a fim de definir diretrizes decisivas para o sucesso de um negócio. 

Portanto, é importante que o plano de ação seja coerente e objetivo a fim de ter a performance esperada quando operar na prática. Por esse e outros motivos que vamos mencionar aqui no decorrer do conteúdo, é importante realizar um estudo de mercado. 

Desse modo, a empresa terá uma visão mais abrangente e realista do cenário atual. Dessa forma, fica mais simples entender quais estratégias são aplicáveis de z. Talvez, você tenha escutado falar sobre a MATRIZ PFOA, sim ou não? Bem, vou explicar melhor! 

Trata-se de uma matriz que reúne informações relevantes referente ao ambiente interno e externo de uma organização. Desse modo, essa ferramenta permite que os gestores tenham diretrizes importantes para a definição estratégica. 

Confira os quatro pilares da Matriz PFOA: 

  • Strengths – Forças
  • Weaknesses – Fraquezas
  • Opportunities – Oportunidades;
  • Threats – Ameaças. 

Essas são as quatro principais vertentes para se ter como base durante o desenvolvimento de um plano de vendas consistente e mais assertivo para o próximo ano.

Confira como montar um plano de vendas para 2023 

Separamos dicas imperdíveis de como estruturar o seu plano de vendas do seu negócio. Confira, a seguir: 

  1. Estratégias de Marketing 

Não é novidade que as estratégias de engajamento, posicionamento, atração e idealização estão em alta! O conjunto dessas ações levam a muito mais resultados quando reunidas de forma estratégica. No caso, é preciso pensar no processo como um todo para obter assertividade. 

De forma exemplificada, uma empresa que queira destacar uma promoção específica da sua loja online. Nessa situação, uma ótima estratégia a ser aplicada refere-se ao envio de SMS pois, através dele, é possível enviar uma mensagem atrativa  com a inserção de um link de direcionamento para a sua loja online. 

No exemplo acima, essa estratégia é uma ótima solução para atrair leads e conseguir mais visitas para a sua página. Isso porque essa ação conta com uma alta taxa de abertura, o que representa mais visibilidade para o site. 

  1. Ferramentas e suporte 

Outro ponto de atenção refere-se às principais ferramentas que vai usar durante a execução do plano de ação. No caso, é importante investir em um controle prático e funcional a fim de facilitar e controlar o fluxo. 

Os famosos CRM ‘s são prova disso! Eles permitem uma gestão mais organizada e qualificada do relacionamento com clientes, o que faz toda a diferença e influencia diretamente na ponta final: as vendas! 

  1. Definição de objetivos e indicadores 

Sem dúvidas, essa etapa é o ponto de partida e de chegada de qualquer planejamento. É de suma importância traçar as metas e objetivos definindo métricas e números a serem superadas. No entanto, é importante que essa definição seja realista considerando o contexto geral. 
Por fim, essas são as principais estratégias e dicas para incluir no seu planejamento e obter mais sucesso. Vale reforçar a importância de considerar as particularidades do seu negócio também! 

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