5 Passeios Gratuitos imperdíveis em Gramado

Passeios em Gramado
Passeios em Gramado

Você já se hospedou em Gramado, Brasil? Se não, eu recomendo fortemente que você faça. É o destino perfeito se você quiser tirar uma folga e relaxar nas montanhas sem gastar muito dinheiro! Não só isso, mas também é cheio de história e tem uma tonelada de atrações fascinantes para ver, mesmo que não esteja localizado em um destino turístico óbvio como o Rio de Janeiro ou São Paulo. Porque há tantas coisas fantásticas e gratuitas para fazer em Gramado, eu não poderia listar todas aqui; em vez disso, eu escolhi cinco dos meus favoritos abaixo!

Passeio a pé pelo centro histórico

Alguns dos passeios em Gramado mais importantes podem ser vistos fazendo o passeio a pé pelo Centro Histórico. Às 10h, o passeio começa e dura cerca de uma hora. Você descobrirá o passado da cidade enquanto contempla algumas das estruturas mais impressionantes que a região tem a oferecer. Use sapatos de apoio, por favor! Se você não está acostumado a fazer caminhadas, pode não ser a escolha ideal para você, pois pode ser bastante íngreme.

Gratuito, mas com opção de doação, este passeio é a pé. Como pode fazer bastante calor no passeio e você pode ficar com fome ou sede ao visitar cada local, aconselhamos levar água e um lanche. Traga sua câmera também – há muitas vistas pitorescas que ficariam fantásticas no Facebook ou Instagram!

Degustação de vinho

Imperdível para qualquer amante do vinho, um tour de degustação de vinhos apresentará o melhor que Gramado tem a oferecer. Você aprenderá sobre as diferentes variedades produzidas na região e poderá provar algumas delas. O melhor de tudo é que muitos desses passeios são gratuitos! Uma ótima opção é o tour do vinho do Turismo Paraguaçu que acontece todas as sextas-feiras às 11h. Se este horário não funcionar com sua agenda, eles também têm um serviço de telefone em inglês, então ligue com antecedência para agendar.

Jardim Botânico

Qualquer admirador da natureza deve visitar o Jardim Botânico. É um dos jardins mais diversificados do Brasil, com mais de 3.000 espécies de plantas diferentes. A melhor parte é que a entrada é gratuita. As muitas estufas e jardins irão facilmente mantê-lo ocupado por algumas horas. Além disso, existem três outros tipos de passeios disponíveis: visitas autoguiadas com explicações em inglês sobre as placas, visitas guiadas com atividades e visitas em grupo (para grupos de até 20 pessoas). Não há barracas de comida na propriedade, então os visitantes são convidados a trazer seus próprios lanches.

Visite o Santuário do Bom Jesus (Museu Espiritual)

O Santuário do Bom Jesus, também conhecido como Museu Espiritual, é imperdível para qualquer visitante de Gramado. A bela igreja foi construída em 1884 e abriga uma coleção de arte e artefatos religiosos. A melhor parte? A entrada é gratuita!

Passeie pelo Jardim de Sakura (cinco frases): O Jardim de Sakura, ou Jardim Sakurá, é uma das atrações turísticas mais populares de Gramado, e é fácil perceber o porquê. O jardim apresenta uma impressionante variedade de cerejeiras em flor, proporcionando aos visitantes um cenário incrível para fotografias. Há também belas estátuas espalhadas pelo jardim, perfeitas para fotos.

Recomendamos que reserve pelo menos duas horas para passear por este espaço idílico e apreciar toda a sua beleza.

Visite a Frente do Rio

A Frente do Rio é um dos destinos turísticos mais procurados de Gramado. Estendendo-se ao longo do rio, o River Front oferece uma variedade de lojas, restaurantes e cafés. Os visitantes também podem aproveitar os muitos passeios gratuitos que são oferecidos aqui. Um passeio disponível é o Passeio pelo Rio que é uma caminhada guiada para conhecer alguns dos lugares mais importantes de Gramado. O passeio dura cerca de uma hora e percorre 3 quilômetros. Começa na Estação Ferroviária e passa por prédios históricos como o Palácio Wenceslau Braz, Museu de Arte de Gramado, Antigo Paço do Concelho, Praça Getúlio Vargas e Largo da Polícia (Praça da Polícia).

Anderson Melo