Como você pode aproveitar ao máximo um curso online?

Você já tentou fazer um Curso Online e depois de alguns dias desistiu das aulas? Se a resposta foi sim, entenda que você não será o único.

De acordo com algumas pesquisas de plataformas de cursos, a taxa de evasão dentro dos cursos chega a quase 50%. Isso significa que metade dos alunos acaba desistindo das aulas.

Podemos especular diversas razões por causa dessa evasão. Uma delas será o ambiente em que aprendemos. Quando se estuda em casa, o número de distrações tende a aumentar de forma drástica. E por conta disso, é muito difícil manter o foco dentro das aulas.

O povo brasileiro não está acostumado com o ensino EAD, pois estamos acostumados com o ensino presencial, que envolve uma didática totalmente diferente.

Como, por exemplo, imagine se você estuda de manhã. Você deve se levantar, tomar banho, tomar um café da manhã e transportar até o local da aula.

O ensino presencial tem algumas formalidades, como, por exemplo, horários de aula, provas, trabalhos, entre outros. Nada disso há dentro do ensino EAD.

Quando se opta por “deixar para mais tarde” dentro do ensino remoto, haverá um acúmulo de trabalhos e de aulas para assistir. Toda a rotina que vai envolver o seu aprendizado poderá ser rompida. Assim, podemos acabar nos sentindo menos engajados dentro do aprendizado.

Como aproveitar um curso online?

Não podemos pensar em ensino a distância como a mesma coisa que cursos tradicionais. Esta é uma forma completamente nova de aprender, por isso tem suas peculiaridades.

Portanto, cursos online não são o mesmo que cursos presenciais. Aceitar isso será o primeiro passo na adaptação.

Então, é necessário realizar uma série de ações para garantir seu compromisso com o aprendizado. Para ajudá-lo, criamos uma lista de etapas que você poderá seguir para concluir com sucesso o Curso Online.

Desligue o celular

Esta é uma regra básica. Goste ou não, seu telefone será a maior distração. Sua melhor aposta é desativá-lo, mas se você não puder fazer isso por motivos familiares ou de trabalho, silencie as notificações do celular.

Seu objetivo é aprender, e não passar horas olhando o feed da rede social ou assistindo vídeos do YouTube. Seja disciplinado e entenda que há tempo para tudo e você pode responder as mensagens em poucas horas.

Estabeleça horários

É muito comum ter aquela tentação de deixar os estudos para depois, porém é muito importante que você deve sempre resistir. Dois pontos fundamentais para a criação de conhecimento: dedicação e continuidade.

Estabeleça um horário fixo para começar a estudar. Sempre dê preferência para períodos da manhã ou da noite, pois você terá menos distrações desses horários.

Fora assistir as aulas ou ler textos, também reserve um determinado tempo para revisitar o seu conteúdo. Assim, o processo de entender o conteúdo tende a se tornar muito mais fácil.

Os dias de estudos dentro do ensino remoto não precisam ser necessariamente “de segunda a sexta”. Você mesmo poderá criar uma rotina personalizada exclusiva, que vai se encaixar da melhor forma dentro das suas obrigações diárias.

Além disso, você não vai se prender dentro da ideia de que você precisa aprender tudo de uma única vez. Em diversos casos, manter os estudos dentro de um período curto será mais eficaz do que tentar estudar por várias aulas seguidas.

Tenha objetivos em mente

Você está fazendo Cursos Online com o objetivo de aprender uma nova língua? Aprimorar as habilidades técnicas que o ajudarão em sua carreira?

Não importa o que você está estudando, você precisa se lembrar do que o levou ao programa. A motivação será o combustível para jamais parar de estudar e, assim, você sempre poderá manter o foco.

Para implementar essa ideia, coloque sua motivação no papel. Documente o que o inspirou a iniciar o determinado curso, como foi o processo da seleção e o que você espera nessa nova etapa da sua vida.

Definir metas

Dentro das instituições, há um prazo para a realização de uma avaliação. Não os guarde para o último minuto, mas também não escolha o dia arbitrariamente.

Em vez disso, defina metas de aprendizado. Quantas semanas você tende a dedicar a um determinado tópico? Quantos dias leva para revisar o conteúdo antes de uma avaliação? Quando você vai terminar o seu curso?

Coloque isso no papel, sempre levando em consideração todos os prazos estabelecidos pela sua instituição de ensino. Com esses objetivos, você poderá manter seus estudos organizados e melhorar o uso de suas aulas.

Conversar com outras pessoas

Mesmo que o curso seja digital, isso não quer dizer que você não esteja aprendendo com os colegas. Diversas instituições de ensino oferecem salas de bate-papo ou fóruns para que todos os alunos consigam compartilhar conhecimentos. Aproveite esta oportunidade com o objetivo de conhecer novas pessoas e fazer perguntas que você possa ter.

Se tal ferramenta não estiver disponível, você poderá encontrar colegas em outros lugares. Por exemplo, os fóruns têm uma série de categorias que cobrem uma ampla variedade de tópicos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.