Automação do marketing: Entenda os benefícios para pequenos empreendedores

Em um cenário onde o marketing digital domina todo motor de divulgação de uma empresa, usar processos de automação do marketing se torna mais um passo essencial para a atividade competitiva de uma marca ou empreendimento.

As atividades feitas com o marketing tradicional eram lentas e demoravam para ter seus resultados bem avaliados. Hoje, isso já é passado. É com a automação que se tem uma cadeia mais produtiva e prática das ações de marketing.

Segundo um estudo feito Datanyze em 2017, o Brasil conquistou a terceira posição no ranking de Empresas que mais utilizam softwares de automação do marketing. 

E sejamos sinceros, não é a sua empresa que vai ficar de fora dessa inovação.

E esta é uma ferramenta que pode facilitar qualquer tipo de empreendimento. De escritórios de arquitetura para lojas de roupas. 

Pensando em você, pequeno empreendedor que está começando agora no ramo, preparamos este artigo para que você entenda os benefícios da automação do marketing para sua empresa. Fique conosco e saiba mais sobre esse processo!

O que é automação do marketing?

É comum que as pessoas pensem a automação do marketing como a atividade automática de postagem de conteúdo nas redes sociais ou disparo de e-mails. No entanto, essa estratégia não se resume a isso.

Com a automação do marketing, você permite que alguns processos sejam mais automáticos e saiba em quais pontos da jornada do cliente está o seu consumidor.

Não é simplesmente deixar processos funcionarem por si só, mas fazer com que tarefas e mensagens sejam ativadas a partir das respostas dos consumidores. 

Com a automação, você consegue focar diretamente no relacionamento do seu cliente, entendendo ele de forma mais profunda, para que a equipe de marketing possa conduzi-lo do momento da atração pela empresa até a venda final.

A automação é feita a partir de ferramentas de software específicas. Elas são facilitadoras para a coleta de dados da sua persona, de forma que você possa incrementar ainda mais as estratégias de marketing em atividade.

Não importa qual seja o empreendimento, da administração de condomínios para a rede de fast-food, é possível implementar processo de automação em qualquer segmento. 

Com a automação do marketing, também é possível entender como funciona o comportamento do seu cliente nas diversas mídias. 

Dessa forma, você aproveita essa pesquisa para melhorar a comunicação e nutrir com aquilo que de fato vai fazê-lo ir até o seu conteúdo.

Antes de existir a automação, as atividades eram feitas manualmente. Assim, levava muito mais tempo para terminar um processo, quando era possível usar o mesmo tempo para outra tarefa mais urgente.

Hoje em dia, a automação do marketing pode ser realizada por diferentes softwares especializados nesse processo. Os preços são variados e as funções principais podem ser encontradas na maioria deles. 

Não importa o tamanho ou duração da sua empresa, do micro-empreendedor com foco em decoração apartamento ao grande empreendedor de uma loja de roupas.

Basta possuir uma estratégia de marketing digital e você terá tudo para impulsioná-la com a automação do marketing.

O Funil de Vendas e a automação do marketing

O estudo da automação do marketing está intimamente ligado com o funil de vendas. Afinal, o primeiro estará constantemente ajudando o cliente a passar de forma adequada pelo segundo.

Caso não saiba do que se trata o funil de vendas, vamos relembrá-lo rapidamente. De forma resumida, é por onde passa o cliente da sua empresa. Do caminho de conhecimento até a venda final. 

O funil de vendas é composto por três categorias: o topo, o meio e o fundo. Cada passo está atrelado com a jornada do cliente, que é dividida em Aprendizado e Descoberta, onde se localiza o topo, Reconhecimento do Problema e Consideração da Solução, o meio do funil.

E, por fim, o fundo: com a decisão da compra. É do meio para o fundo do funil que se localiza a parte mais eficiente de uma ferramenta de automação. 

Com esse uso, o software seleciona apenas aquelas pessoas com maior capacidade de decidir pela compra do seu produto.

Logo, aquelas que não passam por essa etapa, seja por questões ao modelo dos seus projetos de arquitetura ou outros motivos, vai continuar a ser nutrida com mais conteúdo até ser aceita para o fundo do funil.

Os benefícios da automação do marketing 

Depois de entender o significado e o impacto da automação no funil de vendas, é hora de conhecer os principais benefícios da ferramenta, considerando qualquer empreendimento: da empresa de prevenção e combate a incêndio até a venda de brindes. 

São eles:

  • Segmentação no público e na comunicação;
  • Reforço do engajamento;
  • Redução de tempo de trabalho;
  • Leads mais preparados;
  • Redução no Custo de Aquisição por Cliente.

No conteúdo abaixo, você confere um pouco mais sobre os benefícios listados acima. Depois, estará pronto para investir na ferramenta de automação do marketing que melhor te agradar.

Segmentação no público e na comunicação

Com o uso da ferramenta de automação do marketing, você tem a possibilidade de criar conteúdos específicos para públicos específicos. O público ideal não é uma pessoa individual e pode se diferenciar durante a jornada pelo funil de vendas.

Dessa forma, com processos automatizados, você consegue segmentar os leads de acordo com as preferências e gostos por conteúdos diferentes. Assim, você entrega e-mails personalizados e não faz com que todos percorrem o mesmo caminho.

Para uma loja com foco em imóveis, uma pessoa pode receber conteúdos especializados acerca de móveis com estrutura de ferro, por exemplo, a partir desse interesse demonstrado durante a jornada pelo funil.

Reforço do engajamento

Se com a descrição acima, dos conteúdos personalizados, pode agradar um cliente em busca de uma solução para o seu problema, quanto mais a segmentação é aprofundada, maior é o engajamento.

Isso acontece porque a automação do marketing faz com que o cliente perceba quanto a empresa é atenciosa com os interesses dele.

A partir disso, ele pode se engajar com a marca por meio de outras mídias, saindo do simples e-mail marketing e recebimento de conteúdos especiais. E o fluxo também tende a nunca parar, sempre alimentando o cliente com o conteúdo que ele gosta.

Redução de tempo e maior qualidade do trabalho

Todo mundo gosta de trabalhar menos e com produtividade de qualidade, correto? Com a automação do marketing, isso é possível. 

O trabalho para preparar o lead será robotizado e a sua equipe de marketing vai trabalhar somente com a criação dos caminhos que esse lead vai trilhar. O engajamento aumenta, o cliente vai para o fundo do funil com mais facilidade e a produtividade de todos é sentida.

Leads mais preparados

O fluxo de automação garante leads mais preparados, ou seja, clientes preparados para efetuar compras. Com o engajamento pelos canais da marca e a nutrição constante de materiais do interesse dele, o lead se sente mais inteligente e seguro para efetuar compra.

Há também a ocorrência de ticket alto nesses casos. Justamente pelo nível de aprendizado do seu lead, ele pode se sentir disposto o suficiente para investir em equipamentos contra incêndio, seja ela condizente com o que ele pretendia gastar ou não.

Redução no Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC, como também é conhecido o Custo de Aquisição por Cliente, é o valor que a empresa investe para poder conquistar um novo cliente. Nesse valor, estão inseridas as ações de marketing e vendas, divididas pelo número dos novos clientes de um período.

Com a automação do marketing, os processos ficam bem mais estruturados de forma que os valores sejam bem menores do que os esperados, pensando que as ações principais do marketing já estão automatizadas.

Invista na automação do marketing

Todo pequeno empreendedor pensa na questão econômica ao iniciar o seu empreendimento. 

Com a automação do marketing, é um sinal positivo para uma boa economia e leads mais qualificados chegando até o fundo do funil, prontos para realizar a compra com a sua marca.

Existem diversos softwares preparados com foco em automação do marketing disponíveis na internet. Os preços também são bem diversos e você pode escolher o que mais faz sentido para o seu negócio.

É bom lembrar que nem só agendamento de publicações e disparo de e-mails sobre serviços de topografia, por exemplo, devem servir o seu software de automação. 

Nesse artigo, explicamos todos os benefícios envolvidos na ativação de um programa de automação.

Agora, é com você. Comece agora a agilizar todos os processos de marketing da sua empresa com um software desse tipo e veja a sua empresa se transformar e os negócios aumentarem exponencialmente.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.