Brainwriting: como aplicar?

Brainwriting

O Brainwriting, que também é conhecido como método 6-3-5, é basicamente uma técnica alternativa ao brainstorming, prometendo uma série de benefícios extras.

Essa prática é realizada em grupo, onde são feitos registros escritos de ideais sobre um tema específico, com o propósito de alcançar um determinado objetivo.

O brainstorming é a forma mais comum de geração de ideias. Porém, nem sempre é o método mais eficaz, mesmo que seja o mais popular entre todos os setores de uma empresa, ele tem desvantagens que o tornam ineficientes.

Já a técnica de brainwriting, é vista com mais eficiência dentro das empresas, pois tem como principal característica gerar mais de 100 novas ideias em um período curto de 30 minutos, proporcionando uma experiência diferenciada aos integrantes.

Ou seja, o brainwriting acaba complementando e melhorando as ideias apresentadas por meio do brainstorming, ao serem usados em conjunto, são capazes de maximizar a criatividade.

O que é brainwriting

A chave para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é levar inovação a partir de novas ideias. Existem várias técnicas que podem auxiliar durante esse desenvolvimento como uma chave codificada Fiat, e o brainwriting é uma delas.

Este método foi desenvolvido pelo alemão Bernd Rohrbach e publicado em 1968. O processo que ocorre em silêncio, envolve um grupo capaz de gerar ideias que são escritas, compartilhadas e repassadas para outros participantes lançarem novas ideias.

A princípio, a técnica foi nomeada como 6-3-5 Brainwriting, onde cada número simboliza um critério.

Durante o processo são feitas interações individuais e coletivas, e no final são expostas para a equipe toda discutir sobre essas ideias apresentadas, onde os indivíduos podem aperfeiçoar ou sugerir outras coisas.

Como é feita a estratégia de brainwriting

A regra é simples e de fácil interpretação como catálogos de cosméticos, os números 6-3-5 são o que representa os critérios abaixo:

Número 6: representa o número de pessoas participantes, que são exatamente seis, e a quantidade de rodadas de ideias, que também são seis.

Número 3: são apresentadas três ideias por pessoa deste grupo, em cada uma das rodadas.

Número 5: representa o tempo disponibilizado para cada rodada que deve ser de exatos cinco minutos.

Esse processo deve contar com a colaboração de um supervisor. Cada um dos participantes precisa escrever três ideias em um papel dentro de um período de cinco minutos.

Ao terminar de escrever é preciso passar esse papel para a pessoa do seu lado esquerdo. Após esse processo é iniciada outra rodada de cinco minutos para que outras três ideias sejam escritas baseadas nas propostas.

As rodadas são feitas dessa forma sucessivamente até chegar no participante que deu início ao processo. No final, o grupo terá cerca de 108 ideias dentro de um tempo de 30 minutos.

Com o intuito de estimular a criatividade e a construção das ideias, podendo ser combinadas ou complementadas entre si, vale tudo para chegar na ideia perfeita, como se fosse uma sala planejada moderna.

O uso do brainwriting beneficia várias partes, independente do objetivo, seja ele lançar um produto ou serviço, corrigir um problema interno dentro da empresa ou até mesmo na criação de uma campanha publicitária.

Para obter sucesso, é necessário que o grupo que participa dessa dinâmica tenha diferentes perfis e grau de conhecimento sobre o tema abordado em questão.

Ao introduzir o brainwriting nos processos criativos de uma uniforme garçom restaurante, por exemplo, é possível corrigir falhas causadas pelo brainstorming, como a competição entre a equipe. Entre outras vantagens citadas nos tópicos a seguir:

  • Rapidez e eficiência ao gerar novas ideias;
  • Diversidade criativa;
  • Evita pensamentos de manada;
  • Evita ansiedade social e desconfortos;
  • Anônimo;
  • Silencioso;
  • Ordenado;
  • Contribuição de toda a equipe;
  • Sem pressão nos colaboradores;
  • Encoraja a criatividade;
  • Pode ser feito de forma remota.

Dentre as vantagens que a estratégia oferece citadas acima, estão também o aumento no foco durante a execução e a otimização no tempo das tarefas.

3 dicas de como aplicar

Para que o processo de brainwriting resulte em ideias boas, é preciso que seja feito de maneira simples, mas buscando qualidade como um dos elementos principais como um serviço de análise de termografia manutenção preditiva.

A simplicidade é garantida a partir das medidas práticas citadas abaixo, que as empresas devem considerar ao aplicar o método de brainwriting.

Apresentar o tema

O tema escolhido deve ser apresentado pelo gestor antes de iniciar a aplicação desta técnica com o grupo de pessoas selecionadas.

É importante apresentar o contexto, com as personas, alguns dados necessários e também alguns insights.

Os participantes devem ter o mesmo grau de conhecimento referente ao tema apresentado, para que ninguém fique em desvantagem, podendo fazer suas contribuições com igualdade.

Durante a apresentação, os participantes têm o direito de questionar, a fim de estimular a criatividade de todos. Sem falar que perguntas também geram conhecimentos.

Processo de criação de ideia

Após a apresentação do tema, é chegada a hora dos participantes começarem a criar ideias. O responsável pela aplicação deve distribuir entre o grupo, cartões para que escrevam suas primeiras três ideias no papel, a respeito do tema, dentro de 5 minutos.

De acordo com as regras, ao passar os cinco minutos iniciais, esses cartões escritos devem ser repassados para a esquerda do participante. Com outro cartão em mãos, outras três ideias devem ser acrescentadas de acordo com o que já está escrito.

Nesse processo de acrescentar ideias, é possível adicionar algo diferente ou apenas dar outro conceito.

As rodadas de cinco minutos devem ocorrer, passando o cartão de pessoa para pessoa, até retornar ao participante que iniciou a dinâmica, totalizando seis rodadas que devem ser realizadas em silêncio.

Apresentação e escolha das ideias

Nesse passo, as ideias escritas nos cartões devem ser lidas em voz alta por cada participante. Ao ser identificado as melhores ideias, escolhidas, é preciso expor de forma que o grupo todo consiga ver.

Ao estarem visivelmente expostas, é hora dos participantes votarem democraticamente e escolherem quais serão as ideias que deverão ser colocadas em prática. Essas ideias podem ser combinadas e otimizadas.

Por exemplo, ao aplicar essa técnica em um pet shop, onde o tema apresentado é a forma de aplicar o serviço de banho e tosa higiênica sem estressar o animal. As ideias escolhidas servem para concluir essa tarefa da melhor maneira possível.

Os benefícios que o brainwriting oferece

A aplicação desta técnica é capaz de oferecer muitos benefícios para uma organização, com passos simples de serem seguidos, a geração de ideias podem proporcionar:

Método organizado e democrático

Como citado durante o artigo, esse método que é aplicado de forma silenciosa, possibilita a contribuição de ideias de todos os participantes.

Desta forma, essa organização permite que todos os membros consigam expor suas ideias escrevendo nos cartões, independente da pessoa ser extrovertida ou introvertida.

Construção do processo criativo

Dentre esses benefícios, está o estímulo da criatividade, sendo possível a combinação das ideias, por conta das sugestões que podem ser acrescentadas a partir do que já está escrito.

Essa construção gera proximidade, como uma clínica veterinária próximo de mim contato, entre o grupo, ao invés de rivalidade. Os processos construtivos geralmente tem mais camadas, podendo chegar a melhores resultados de maneira geral.

Grande quantidade de ideias

Por ser um método focado e silencioso, é possível gerar uma quantidade maior de ideias do que se exposto em uma conversa informal e sem o registro da escrita, pois geralmente poucas pessoas acabam dando a ideia e limitando o colega de expor a sua.

Com uma quantidade maior de ideias é possível ter mais alternativas, escolhendo entre as opções mais relevantes que serão capazes de obter a resposta com potencial de acerto.

A quantidade utilizada nessa técnica contribui para intensificar a qualidade, como brindes personalizados para festas, que é um item essencial para uma festa. 

Método simplificado

A realização desse método não exige recursos ou altos investimentos. É preciso investir apenas tempo e alguns pedaços de papel e canetas, que qualquer empresa tem disponível.

Ou seja, esse método é de grande benefício, pois não delimita a possibilidade de aplicação. Por ser um método mais simples, pode ser aplicado por empresas de pequeno, médio ou grande portes.

Outro benefício que esse método pode oferecer, é unir a tecnologia, ele não precisa ser aplicado necessariamente em local físico. Pode ser feito por meio de uma planilha, onde os participantes adicionam suas ideias e alternam o trabalho de acordo com a rodada.

Escolha de ideias através de votação

As ideias que serão colocadas em prática, são escolhidas através de votação de maneira democrática como explicado no modo de aplicação.

O grupo se envolve de maneira imersiva nessa escolha na hora de votar. A participação é totalmente efetiva, tanto na geração de ideias quanto na hora da escolha.

Outro benefício que esse método pode oferecer, é unir a tecnologia, ele não precisa ser aplicado necessariamente em local físico. Pode ser feito por meio de uma planilha, onde os participantes adicionam suas ideias e alternam o trabalho de acordo com a rodada.

Considerações finais

Considerando que essa técnica pode gerar 108 ideias em apenas 30 minutos, funcionando de maneira prática, econômica e dinâmica.

É possível que esse método democrático que estimula a criatividade, beneficie todos os participantes do grupo, evitando que apenas uma minoria exponha suas ideias, gerando melhores resultados para a empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ana Beatriz