Brinde de volta às aulas, por que aderir essa técnica ?

Quando pensamos em alguns segmentos, como os da área de educação, corremos o risco de não enxergar de cara seu aspecto mais comercial. Daí a importância de falarmos sobre dicas como a de usar o brinde de volta às aulas.

Outro exemplo é o de setores ligados à saúde humana, que raramente nós vemos com a ótica de que se trata também de um negócio, com caixa mensal e necessidade não apenas de gerar receita, mas também lucratividade de modo sustentável.

O que também traz à tona a necessidade de fazer algum tipo de divulgação ou marketing, para atrair mais pacientes e clientes. Neste caso, porém, o próprio Conselho Federal de Medicina impõe limitações e diretrizes publicitárias ao setor.

Isso não ocorre na área de educação, mas seja como for, não se trata de ignorar o fato de que o trabalho de um colégio de educação infantil é algo mais nobre do que um serviço qualquer, como fabricar uma mesa ou cadeira. 

Afinal, estamos lidando com a formação de crianças, adolescentes e jovens que serão, simplesmente, os nossos adultos de amanhã. Isso implica uma ética na hora de fazer as divulgações e o marketing educacional.

Aliás, não se trata apenas do fato de serem crianças, as quais ainda não têm o discernimento todo formado e, portanto, precisam de cuidado dos responsáveis. Mas mesmo no caso de cursos técnicos e faculdades, é preciso haver uma ética.

Portanto, quando falamos em brindes de volta às aulas, isso não ofende de maneira nenhuma os princípios de um marketing transparente e idôneo. Pelo contrário, trata-se de uma época importante para os próprios alunos.

Afinal, as férias tendem a ser um período em que as crianças e adolescentes se dispersam maximamente em relação a todo tipo de responsabilidades. Mesmo que haja regras em casa, geralmente isso não inclui fazer lições ou mesmo ler um livro.

Costuma ser uma época de algumas semanas (ou mais do que um mês, dependendo do caso), em que o aluno fica com a família e com amigos, como ao fazer o aluguel de barraca para festa infantil para curtir uma data especial.

Depois disso, nem sempre é fácil retomar com as obrigações mais exigentes de um currículo escolar. O qual ainda traz, por definição, vários desafios crescentes em relação ao que o aluno aprendeu no período anterior.

Além disso, é preciso levar em conta as habilidades interpessoais de cada pessoa, que pode chegar a ser um verdadeiro drama em faixas etárias menores. Assim, a volta às aulas também exige em termos psicológicos e sociais.

Daí que faça sentido a escola aplicar estratégias de marketing, como algo que, no fim das contas, não apenas acaba ajudando com suas metas comerciais e financeiras, mas também aproximando e agradando seus alunos e os responsáveis por eles.

É neste sentido que o brinde se mostra como um dos recursos mais interessantes para ambas as partes, por ter um custo-benefício acessível. Ou seja, ele pode ter um custo baixo, embora possa trazer benefícios consideráveis para a escola enquanto marca.

Lembrando que essa técnica pode incluir desde lembrancinhas, como chaveiros ou calendários, até algo mais elaborado, como um kit de agenda e caneta personalizada, ou mesmo pendrives, fones de ouvido e outros dispositivos tecnológicos.

Finalmente, por essa razão é que achamos interessante a ideia de criar este conteúdo especial sobre brindes de volta às aulas, mostrando por que motivo vale tanto a pena aderir essa técnica e qual sua importância de curto e longo prazo.

Além disso, mostramos também alguns conceitos e características fundamentais ao tema, assim como os 4 melhores brindes que você pode implementar, levando em conta o custo-benefício e o estágio em que cada escola se encontra.

De fato, muitas vezes, alguns textos que dão dicas de marketing acabam caindo em abstrações tão genéricas que fica difícil alguém realmente colocar aqueles conselhos em prática. Por isso, nós preferimos dar exemplos bem concretos por aqui.

Afinal, para uma escola que se estabeleceu há pouco tempo e ainda está investindo em infraestrutura básica, como ar condicionado nas salas de aula, a realidade pode ser totalmente diferente daquela que já tem décadas no mercado.

Levando tudo isso em conta, todo leitor que tem como objetivo entender a fundo a questão dos brindes de volta às aulas, e como eles podem ser implementados e mudarem os rumos comerciais da escola, basta que siga até o fim da leitura com a gente.

O contexto e a importância

Certamente, uma escola pode beneficiar seus alunos e responsáveis com brindes a qualquer momento, independentemente da época do ano.

Inclusive, várias datas especiais e festivas podem estimular isso, como a páscoa, o dia das mães ou dos pais, dos avós e daí em diante. Sem falar em datas características como a do dia do professor, o dia do livro e outros ligados ao universo educacional.

Contudo, a volta às aulas tem suas especificidades, e em vista disso se torna uma das épocas mais interessantes para implementar essa técnica de marketing.

A começar pelo fato de que os pais ou responsáveis acabaram de fazer o investimento de um novo semestre, ou mesmo a anuidade correspondente a gastos como:

  • A matrícula;
  • O uniforme;
  • Os materiais;
  • As refeições.

Entre outras taxas que possam surgir, conforme os serviços que são prestados por cada escola, que pode trazer aulas diferenciadas como as de arte marcial, gastronomia e outras, que também podem gerar custos extras para os responsáveis.

Então o brinde serve como reconhecimento e agradecimento pela preferência daqueles que pagam a conta. Assim, além de agradar os alunos, esse recurso ajuda a fidelizar aqueles que são os clientes diretos da escola, o que é muito importante.

1. Agendas escolares

Quando falamos em brinde escolar de volta às aulas, não é possível ignorar a importância de uma agenda escolar, que pode ajudar e muito os alunos.

Na verdade, elas costumam funcionar como ponte entre os professores, os alunos e seus respectivos familiares ou responsáveis, de modo insubstituível.

Podemos até pensar se não seria mais fácil aplicar e-mails ou alternativas mais modernas, mas a verdade é que neste caso não, pois aqui o tradicional se sai melhor.

Basta imaginar o caso de uma mãe que deixa seu filho em um berçário bilíngue e passa o dia todo trabalhando. Certamente, ela vai ficar satisfeita ao ler em detalhes as atividades que seu filho fez, como algo escrito à mão, e não apenas no Ctrl C + Ctrl V.

É nesse cenário que a agenda escolar se torna uma ferramenta incrível para intermediar a instituição de ensino, o corpo docente e os pais ou responsáveis.

Lembrando que os pequenos também se beneficiam, já que a mesma agenda serve para facilitar o fluxo de passeios e eventos dos quais eles adoram participar, por ser algo que foge da rotina e da mesmice.

2. Porta-canetas e marca páginas

Outra frente incrível de brindes de volta às aulas é a dos itens que podem auxiliar direta ou indiretamente no estudo do aluno, como durante a escrita ou leitura.

No primeiro caso, enquanto escreve ou pinta, ele certamente adoraria contar com um porta-canetas, que tende a tornar o esforço muito mais prazeroso.

Afinal, ninguém gosta de usar lápis e caneta com esses objetos espalhados pela mesa, pois isso pode atrapalhar o trabalho. Ao mesmo tempo, ficar tirando e pondo em estojo também pode ser ruim, então o porta-caneta é perfeito por isso mesmo.

Se a criança decide fazer seu próprio abadá infantil personalizado, por exemplo, ela pode usar também canetinha, aplicando igualmente o porta-caneta como facilitador.

O mesmo vale para marcar a página dos livros que estiver lendo. Então, se a escola fornecer isso como brinde de volta às aulas, vai acertar em cheio.

3. Garrafinha ou squeeze

Hoje em dia, é comum os alunos passarem boa parte do dia fora de casa, então não é nada mal garantir uma garrafinha ou squeeze para eles.

Assim, eles podem tomar água sempre que preciso, sem precisar se preocupar com isso, facilitando uma demanda básica do dia a dia de qualquer um de nós.

Quando o aluno ainda tem algo como aula de canto popular, o acessório vem a calhar ainda mais, pois esse tipo de atividade pode dar sede.

Lembrando que, no caso do squeeze, há alternativas bem coloridas, algumas delas dobráveis e até com acabamentos translúcidos.

4. Brindes customizados

Por fim, considere sempre a possibilidade de customizar os brindes. Na verdade, qualquer um deles, desde as agendas até os porta-canetas, marca páginas e garrafinhas ou squeezes.

Às vezes, isso consiste apenas em colocar o nome do aluno que será beneficiado. Em outros casos, pode ser uma personalização em função do gênero do estudante, ou da idade ou de qualquer outro traço que permita melhorar um item.

Outros brindes que podem seguir essa linha são as camisetas ou mesmo as bolsas personalizadas, sempre pensando na utilidade e em agradar o destinatário.

Considerações finais

A volta às aulas é algo que impacta na vida das crianças, por conta do período de férias ser um divisor de águas, então trata-se de algo que merece atenção.

Acima mostramos o quanto isso é importante, além de listar os melhores brindes que qualquer instituição de ensino pode aplicar, sempre considerando o custo-benefício.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.