QR Code: Por que aderir?

Apesar de seu surgimento silencioso, o QR Code está em destaque quando o assunto é redirecionamento de links, pagamentos de compras e leitura de dados em gravuras.

Sigla para “Quick Response Code”, que significa “código de rápida resposta”, o QR Code é um recurso mais ágil e eficiente que seus concorrentes, como o código de barras, mas também mais acessível por sua leitura por câmeras de smartphones.

Neste artigo, conheça do que se trata esta ferramenta e por que ela tornou-se tão importante.

O QR Code e o código de barras

O QR Code é um mecanismo similar ao código de barras, e por isso, suas funções podem se mesclar diante de um olho pouco treinado. Ambas são ferramentas para compartilhamento de dados com base em um leitor externo.

O código de barras, lançado em 1952, é um padrão gráfico que representa um número de série, relacionado a um determinado produto. Através deles, empresas de todos os segmentos podem acompanhar seu estoque, o fluxo de vendas e liberar informações.

Para exibir os dados relacionados àquela marca, é necessário usar um leitor de pontos de luz, instalado de maneira fixa nos locais de comércio de uma farmácia manipulação, por exemplo, ou no caixa, por meio de ferramentas móveis.

O código de barras é hoje a ferramenta mais comum para acessar preços, produtos e realizar pagamentos de documentos como boletos bancários. A figura conta com um código formado por letras e números que podem ser colados em um sistema online.

O QR Code também utiliza um padrão de figuras para a leitura de informações, mas ao contrário do código de barras, sua principal diferença em face do cliente é o uso de câmeras portáteis comuns para a leitura do código em etiqueta adesiva vinil transparente.

Enquanto o código de barras é usado exclusivamente para referenciar um produto cadastrado em uma base de dados, o QR Code apresenta uma variedade muito maior de recursos. Grande parte disso se justifica pela sua capacidade de transferência.

O QR Code pode ser impresso em qualquer superfície, seja esta no concreto do chão de ruas, em papel, materiais plásticos e outros que a empresa tiver à disposição. A gravura pode redirecionar links, iniciar comandos e exibir informações mais detalhadas.

Usos do QR Code

Os usos do QR Code podem ser resumidos no redirecionamento de links, um recurso que expande as possibilidades de personalização do recurso. Em termos práticos, o QR Code pode ser empregado por empresas e profissionais liberais para:

1 – Divulgação de campanhas

As ações promocionais podem ser doações para institutos de pesquisa ou apoio a populações vulneráveis, concursos, liquidações, eventos comemorativos, envio de brindes na compra de algodão doce azul no potinho, sorteios e cupons.

Quando múltiplos canais são usados na divulgação dessas estratégias, uma preocupação muito comum das empresas é facilitar o acesso ao local onde será realizado o cadastro. Sendo usualmente um site, é necessário deixar um link de prontidão.

No entanto, caso o material publicitário seja em vídeo, a exibição de um link pode ser complicada, uma vez que o usuário não terá tempo suficiente para copiar toda a URL. Usar um QR Code para redirecionamento é a alternativa mais eficaz nesses casos.

É possível visualizar essa prática em anúncios fora da internet, como a publicidade veiculada na TV. O código é exibido ao canto da tela, e pode ser lido pela câmera do usuário, com resposta instantânea, como o redirecionamento para um app de motoboy.

2 – Apoio aos serviços de GPS

O GPS é a ferramenta de localização mais usada da atualidade. Conectada à internet, oferece um mapa detalhado de qualquer cidade, indicando não apenas as vias, mas os estabelecimentos comerciais e os veículos de transporte da área.

Contudo, uma das limitações do recurso é a disposição de informações sobre cada estabelecimento exibido. Muitas vezes, apenas seu nome aparece na tela, deixando que o usuário descubra por si só quais são os serviços oferecidos.

Em um estabelecimento de banho e tosa, o empreendedor pode contar com o QR Code como um menu de acesso rápido aos serviços oferecidos, bem como valores e formas de pagamento. O código pode ser exibido online ou em qualquer lugar das proximidades.

Parques, monumentos históricos e centros culturais já utilizam o QR Code como ferramenta de apoio turístico, onde o usuário que escaneia a figura tem acesso a um boletim online com a descrição completa do ambiente onde está localizado e da iniciativa comunitária.

3 – Verificação de documentos

A autenticação de documentos é um registro que indica a veracidade das informações dispostas em um contrato, certificado, premiação ou qualquer documento com validade legal e civil, que pode ser usado em matrículas, licenças e outras ações.

Muitos certificados de conclusão de cursos extracurriculares usam o QR Code como um método fácil de autenticação, onde um link vinculado ao código leva o usuário até uma página exclusiva, usada para atestar as informações dispostas.

Para as empresas, isso significa um barateamento em parte das suas operações, bem como torna seu certificado mais desejável, uma vez que será válido e confiável. Para a pessoa física, é um modo de garantir o uso desses documentos nos mais diversos locais.

Para um profissional de ar condicionado manutenção preventiva, o uso do QR Code também pode se manifestar pela autenticação de carteiras e licenças. Contratos de prestação de serviços e até assinaturas são mais confiáveis com a prática.

4 – Reconhecimento de identidade

O reconhecimento de identidade serve para garantir que o acesso a determinados dados será restrito a usuários autorizados. A medida de segurança está em conformidade com normas nacionais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre os métodos de controle, as senhas manuais, a biometria e fotos de autenticação se destacam, sendo a combinação de dois ou vários recursos empregada na verificação por duas etapas, uma medida de reforço à confidencialidade.

O QR Code pode ser usado na verificação por suas etapas em aplicativos e outras formas de acesso rápido a determinadas funcionalidades, conduzindo um nível de eficiência fundamental para o mundo online. São elas:

  • Leitura de bancos de dados;
  • Modificação de informações de cadastro;
  • Envio de mensagens;
  • Entrada em contas nas redes sociais.

O sistema interno de uma loja de aluguel de uniformes autoriza um dispositivo novo com o uso do código, exigindo a leitura através do dispositivo antigo, já cadastrado na plataforma. Esse método é comumente usado nos aplicativos de mensagem mobile-desktop.

Métodos de pagamento mais efetivos

Por fim, o uso mais proeminente da ferramenta está na infraestrutura de pagamento instantâneo sem o uso de cartões, conectando sistemas móveis a aplicativos, carteiras virtuais e recursos de transferência bancária instantânea.

Presentes nos caixas de empresas de pequeno porte às multinacionais, o QR Code desponta como uma opção aos cartões de crédito e débito, bem como o dinheiro em espécie, com diminuição no risco de fraudes e furto de dados pessoais.

De acordo com dados recentes, o uso de QR Code no pagamento de compras no varejo subiu de 35% para 48% nos últimos anos, representando uma tendência que cresce à reboque da migração de serviços financeiros para as plataformas online.

As máquinas de cartão já se adequaram ao novo recurso e exibem o código em suas telas, permitindo um atendimento análogo aos cartões por aproximação. Esse modelo de pagamento é considerado à vista, pois desconta automaticamente do saldo em conta.

Impactos do QR Code

Considerando todos esses aspectos, vale aprofundar-se nos impactos do QR Code para o mercado nacional, se revelando com maior força no comércio B2C, voltado para o consumidor final, sob a forma de varejo.

Democratização do uso

Ao usar a câmera de qualquer smartphone como um leitor, o QR Code democratiza o acesso à ferramenta para o cliente. Ao lado do empreendedor, códigos podem ser gerados facilmente por meio de aplicativos gratuitos para mobile.

Segurança da informação

Uma iniciativa de adestrador de cães deve atentar-se para a proteção dos dados de clientes, funcionários e fornecedores, reduzindo chances de corrupção dos registros armazenados, seja por acidente técnico ou falha humana.

O QR Code conecta bancos de dados às informações concedidas pelo consumidor de maneira mais eficiente, além de diminuir o risco de fraudes pela necessidade reduzida de inserir senhas e outras informações mais sensíveis no pagamento, por exemplo.

Compartilhamento de dados

Por sua capacidade elevada de armazenamento e transferência de dados, o QR Code potencializa o compartilhamento de dados entre instituições e clientes, tornando a ferramenta versátil para muitos propósitos.

Isso permite uma melhor integração entre plataformas, a otimização de recursos próprios de APIs para o cliente e uma consequente aderência aos instrumentos virtuais, contribuindo com uma experiência híbrida.

Considerações finais

O QR Code é uma ferramenta que vem ganhando mais adeptos com o decorrer do tempo, um adicional ao crescimento de serviços bancários e de pagamento virtual. Além de impulsionar o e-commerce, o recurso otimiza operações no comércio físico. 

Como uma ferramenta fácil de ser utilizada, o código está disponível para todo consumidor e vendedor, sendo necessário apenas uma conexão com a internet. O QR Code é também uma iniciativa feita sob medida para o mundo mobile, cada vez mais dominante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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