Como a falta de dentes afeta a saúde e autoestima

autoestima

Cuidar dos dentes é muito importante para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Um belo sorriso melhora a autoestima, aumenta a felicidade e confiança das pessoas. Por isso, ter uma atenção especial com a saúde bucal é um modo de viver bem.

Como a saúde bucal se relaciona com a autoestima?

A autoestima e a saúde bucal estão diretamente relacionadas, ou seja, o bem-estar de uma pessoa pode ser influenciado por vários fatores e um belo sorriso é um deles.

A saúde e estética da boca são uma das razões pelas quais muitas pessoas deixam de sorrir e até conversar, por vergonha da condição bucal que possuem. Isso faz com que fiquem mais tímidas e retraídas, algo que afeta a parte emocional e as relações.

Os problemas de saúde bucal são muito comuns ao longo da vida, seja por falta de cuidados e higienização adequada ou outros fatores relacionados que podem prejudicar a parte bucal.

Problemas odontológicos que podem mexer com autoestima

Antes de mais nada, alguns dos problemas que podem afetar, por exemplo, a parte estética são:

  • Halitose (Mau hálito);
  • Dentes amarelados ou manchados;
  • Diastema;
  • Perda dentária e óssea;
  • Cáries.

Esses são os principais problemas que podem afetar a estética e saúde bucal das pessoas. Uma maneira de resolver essas questões é procurando ajuda de profissionais odontologistas para uma avaliação e indicação de tratamento adequado.

Um sorriso desagradável pode se dar por um desequilíbrio dental, problemas periodontais, alterações de textura, cor e forma dos dentes. Isso pode ocorrer devido à ausência dos elementos dentais.

As doenças periodontais como inflamações, cárie profunda, mau hálito, entre outras podem ocorrer por falta de profilaxia (limpeza) correta, algo que prejudica e enfraquece os dentes, gerando grandes chances de perda.

O consumo excessivo de alimentos industrializados, álcool e acidentes são outros exemplos que podem prejudicar o sorriso e a autoestima das pessoas.

Como a perda dos dentes pode afetar a autoestima?

Não ter um sorriso bonito é algo que mexe muito com a autoestima das pessoas, mas a perda dentária pode prejudicar outros momentos que podem influenciar no estado emocional, por exemplo:

Na alimentação

A ausência dos dentes é algo que mexe com o momento da alimentação, tornando-o muitas vezes não agradável. Isso porque, alguns alimentos exigem uma mastigação completa para serem triturados e a falta de elementos dentários prejudica a alimentação.

Um jeito de resolver a questão é realizando um procedimento de implante com carga imediata, que permite que o paciente já saia da cirurgia com uma coroa provisória. Esse tratamento é uma excelente opção para conseguir ter um sorriso agradável novamente.

Na fala

A perda dos dentes pode influenciar a fala. A falta de alguns elementos dentários pode prejudicar a pronunciação das palavras, a dicção é afetada e isso pode ser muito ruim, principalmente para quem trabalha com comunicação.

No sorriso

Sorrir é algo natural na vida das pessoas. Seja em uma reunião familiar, conversas com os amigos ou no ambiente de trabalho, há diversos exemplos que mostram o quanto o sorriso é importante.

Um belo sorriso pode ser um diferencial em uma entrevista de emprego e contribui para os relacionamentos, afinal, ele é um ótimo cartão de visitas.

Quando falta algum dente ou a pessoa tem problemas de mancha e amarelamento, isso pode influenciar no estado emocional, fazendo com que a pessoa deixe de sorrir. 

O problema estético de manchas, por exemplo, pode ser resolvido com um clareamento a laser.

Nos relacionamentos

A perda de dentes faz com que as pessoas se isolam socialmente por conta da vergonha da parte estética. Quanto mais dentes a pessoa perde, mais esse problema mexe com a sua autoestima.

Deste modo, novos relacionamentos deixam de acontecer por conta dessa questão, principalmente pelo fato de que a pessoa evita socializar para não passar por constrangimentos.

A importância da odontologia para a autoestima

Com o avanço tecnológico, os procedimentos e tratamentos odontológicos cada vez mais oferecem soluções que transformam positivamente a vida das pessoas. 

De implante a clareamento dental, existem muitas possibilidades que podem ajudar a melhorar a saúde bucal e a autoestima. No entanto, os cuidados diários são essenciais para prevenir danos futuros.

Os aparelhos ortodônticos, por exemplo, são utilizados para corrigir dentes tortos, mas ajudam também na dicção, mastigação, respiração e até na qualidade de sono das pessoas, proporcionando muitos benefícios.

Um tratamento de carie é outro procedimento muito importante para tratar os dentes e evitar que eles sejam prejudicados a ponto de perdê-los.

Portanto, os cuidados com a saúde bucal são muito importantes para evitar danos que comprometem a boca e levam a perda dentária. 

Os cuidados e higienização devem estar presentes, sendo uma prioridade que ajudam na saúde, autoestima e alegria, além de promover um belo sorriso.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Isabella Stephano