Como começar a vender roupas online

À medida que o tempo passa, cada vez mais a internet tem feito parte da vida das pessoas. Diante desse contexto, deve-se começar a elaborar estratégias para obter o sucesso.

De acordo com alguns estudos feitos pela NuvemCommerce 2023, as vendas de lojas representaram por volta de 38% do total entre os clientes da plataforma no ano de 2022.

Diante disso, não há como negar que esse é um setor bastante promissor. Mas, como começar a vender roupas online? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Como começar a vender roupas online?

Se você quer começar a vender roupas online, é interessante obter algumas dicas de como fazer isso. Quanto a esse respeito, as nossa dicas são a seguintes:

Decidir o que vender

Primeiro de tudo, você precisa entender o que irá vender. Afinal de contas, a moda é muito diversa e, portanto, é preciso focar em um público-alvo específico.

Você pode vender roupas usadas do seu próprio guarda-roupa, ou pode decidir comprar roupas novas ou usadas para revender.

Nesse caso, a nossa dica é que você considere o que tem disponível e o que acredita que terá mais procura no mercado.

Preparar as roupas

Para poder fazer as vendas dos produtos, é indispensável que todas as suas peças estejam devidamente limpas e higienizadas.

No caso de vender roupas usadas, considere realizar pequenos reparos, como costurar um botão solto, pode aumentar o valor de venda.

Fotografar as roupas

Tire fotos de boa qualidade das roupas. Use uma câmera decente (a câmera do seu smartphone pode ser suficiente) e boa iluminação.

Mostrar a roupa em um manequim ou em uma pessoa pode ajudar os compradores a ver como ela fica vestida.

Além disso, ao fazer a foto, procure se utilizar de uma boa iluminação e ângulos adequados, que mostrem todos os detalhes da peça.

Listar as roupas para venda

Crie uma descrição clara e detalhada para cada item. Inclua o tamanho, a marca, a condição (novo/usado, qualquer defeito) e qualquer outra informação que você acha que os compradores gostariam de saber.

Como esses são os únicos contatos que o cliente tem com a peça de roupa que deseja comprar, procure detalhar tudo quanto for possível, até mesmo para evitar devolução.

Definir o preço

Pesquise preços semelhantes para o item que você está vendendo. Não deixe de considerar as taxas que a plataforma de venda irá cobrar.

Fora isso, é preciso levar em consideração todos os seus custos – inclusive com transporte, se for o caso – e também a sua margem de lucro.

Organizar o envio

Decida como você irá entregar os itens vendidos. Algumas plataformas oferecem serviços de envio, ou você pode decidir usar os Correios ou outro serviço de entrega.

Independente disso, é preciso levar tudo isso em consideração para poder precificar melhor todos os seus produtos.

Promover seus itens

Você pode usar as redes sociais para promover os itens que está vendendo. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade dos seus itens e atrair mais compradores.

Apenas tenha em mente que a venda de roupas online pode levar algum tempo e esforço, mas também pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra e limpar o seu guarda-roupa. Boa sorte!

Cuidado com as questões fiscais

Ao falar sobre como começar a vender roupas online, acaba sendo necessário citar sobre o quão importante é ficar atento quanto às questões fiscais do seu negócio.

Quanto a esse respeito, tenha em mente de que é essencial sempre emitir DANFE e nota fiscal, para evitar qualquer tipo de problema fiscal.

Mas, em caso de cancelamento da compra, você precisa cancelar a nota fiscal imediatamente.

Analise a concorrência

Outro aspecto fundamental para poder começar a vender roupas online diz respeito à necessidade de analisar a sua concorrência.

Afinal de contas, é por meio da análise da sua concorrência que irá entender melhor quais são as melhores estratégias.

Além do mais, é por meio desse estudo que poderá compreender o que as lojas que disputam o mesmo público-alvo tem em comum e o que pode fazer para poder se integrar nesse mercado.

Dentre alguns dos aspectos que você pode analisar, estão os seguintes:

  • Preços que eles praticam;
  • Publicações em redes sociais;
  • Navegar na loja virtual do concorrente;
  • Avaliar os produtos oferecidos;
  • O que divulgam na newsletter etc.

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