Como escolher um seguro de bicicleta

Um seguro de bicicleta? Sim, é isso mesmo. Assim como existem seguros de vida ou para os carros, também há para nossa querida magrela. Mas, será que vale a pena?

Tanto se você já ouviu falar desse tipo de seguros e quer conhecer mais, ou se é a primeira vez que sabe da sua existência, continue lendo e descubra tudo o que há para saber sobre isso.

Seguro de bicicleta: será que é para mim?

Não é necessário ser um ciclista profissional para ter uma bike de ótima qualidade que requeira de um investimento considerável. Afinal, nossa paixão pelas bicicletas é mais que suficiente para querer otimizá-la com as melhores peças.

Porém, ninguém está isento de acidentes, roubos ou outros eventos. E é nesses casos onde gostaríamos de ter contado com um seguro de bike.

Um seguro de bicicletas é uma apólice de seguro pensada exclusivamente para as bikes. Nesse sentido, contempla as necessidades dos ciclistas. Ou seja, pode cobrir roubos, danos, perdas e outros acontecimentos que podem acontecer na vida de quem pedala.

Para saber se o seguro de bicicleta é para você, é preciso considerar algumas coisas.

Se você pedala com muita frequência por vários locais então sim vale a pena considerar a contratação de um seguro. Sobretudo é conveniente para quem é entregador de bike, por exemplo. 

Um entregador de bike passa várias horas por dia pedalando por vários lugares, e precisa de uma bike boa que dê conta do seu trabalho. Estar exposto na rua tanto tempo faz com que seja uma escolha inteligente contratar um seguro.

Neste aspecto, há seguros que cobrem, por exemplo, roubo, furto qualificado, acidente e quebra durante o uso.

O seguro também vale para qualquer pessoa que pedala com muita frequência, incluso se é sempre pelo mesmo local. O fato de sair para rua já é motivo de exposição para diferentes acontecimentos.

Outro caso são as pessoas que gostam de pedalar em trilhas ou estradas. Se você sai todos os finais de semana para uma nova aventura, então melhor contratar um seguro de bicicleta.

Isto é assim porque o seguro pode cobrir lesões e ferimentos, além do transporte da bike para o local.

Você deveria contratar um seguro ainda mais se treina para uma competição ou durante o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, você terá proteção não só antes da disputa, senão também no processo inteiro.

O que cobre um seguro de bicicleta?  

Já mencionamos alguns exemplos acima sobre o que cobre um seguro de bicicleta. Mas agora mencionaremos mais detalhes ao respeito.

Embora dependa do tipo de seguro que contratemos, a apólice pode cobrir as seguintes situações: 

  • Roubos e furtos: para situações onde a bike é roubada sob ameaça, arrombamento do local ou rompimento de cadeado, por exemplo.
  • Lesões causadas durante a pedalada.
  • Danos ocasionados na bike: para casos de incêndios, explosões ou afins durante o uso ou transporte.
  • Cobertura para terceiros: caso aconteçam prejuízos físicos e/ou materiais em outras pessoas ou em propriedades e objetos como carros.
  • Cobertura residencial: caso a bike seja danificada ou roubada quando estava na casa do ciclista.
  • Cobertura para viagens.
  • Cobertura para competições.

No caso da cobertura residencial, é bom procurar mais outra cobertura porque, afinal, a bike é para usar na rua ou na natureza.

Também é interessante procurar uma cobertura que contemple a reposição de peças, caso alguém roube só algum componente da magrela.

No caso de danos, é possível contratar uma cobertura que considere o conserto da bicicleta.

Finalmente, é importante considerar também as diferentes cláusulas em relação aos cuidados da bike para poder usar o seguro em caso de algum evento, ou quais bikes e peças não são cobertas.

Quanto custa um seguro de bicicleta?  

Logicamente depende do tipo de cobertura. Alguns seguros, por exemplo, oferecem a opção de pagar só pelo tempo onde você de fato pedala, fazendo esse controle por meio de um GPS. Outras opções incluem um pagamento fixo anual ou mensal, uma porcentagem em relação ao valor da bike.

Resumidamente, podemos dizer que o custo do seguro não costuma superar os 10% do valor da bike. 

Como contratar e escolher um bom seguro?

Atualmente há muitas opções de seguros de bicicleta.

Primeiramente, você precisa considerar o uso que faz da bike e as situações que são mais propensas para precisar de um seguro. Por exemplo, como mencionamos, se você faz trilhas todos os finais de semana, então considere um seguro que contemple sua atividade.

Por outra parte, comparar seguros para descobrir qual oferece melhor custo-benefício é uma boa prática. Não fique com a primeira opção. Procure, fale, pesquise, pergunte e veja qual é mais conveniente.

Além disso, veja quais seguradoras oferecem um melhor atendimento e tem uma boa reputação no mercado. Hoje, por meio da internet, essa tarefa é muito mais fácil.

Quando você já tiver escolhido sua seguradora, o processo pode ser mais ou menos complicado dependendo da sua bike.

Várias empresas oferecem uma contração virtual, porém você precisará de algumas informações e comprovantes como a Nota Fiscal da bicicleta, além dos seus dados pessoais e os dados da bike.

Algumas empresas oferecem a opção de segurar a bike mesmo sem Nota Fiscal mas, nesse caso, é precisa a avaliação de um membro da seguradora para autorizar sua bike.

Também é possível segurar a bike antes que saia da loja. No entanto, no caso de uma bike usada, é preciso estabelecer um possível valor de venda da bicicleta para servir como referência para o valor do seguro.

Finalmente, vale a pena destacar que algumas seguradoras não fazem contratos para bikes de valores de venda baixos. Portanto, considere também não só o que cobre o contrato mas também o que não. Estamos falando das famosas letras miúdas.

Esperamos ter tirado várias dúvidas dos seguros para bicicleta com esse texto. Porém, sabemos que pode ser um assunto complexo, com vários pontos para considerar. Fique a vontade para deixar um comentário caso você tenha alguma dúvida, ou se quiser escrever sua opinião e contar sua experiência de contratação e uso de um seguro de bicicleta.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Bike Registrada. A melhor empresa que oferece seguro para sua bicicleta. Preços acessíveis para você, aproveite agora mesmo.

Insistimento Portal de Notícias