Como Fazer Marketing Médico com Ética

O marketing médico nem sempre é bem vista pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), mas ainda assim existe uma prática que é aceita pelo Conselho, que é o marketing médico com ética, essa ação só trará benefícios para o seu hospital ou o consultório. 

Existem regras que são impostas pelo conselho quando o assunto é o marketing na área da saúde, pois infelizmente, muitas pessoas se apropriam da profissão para enganar seus pacientes, assim como mentir para as pessoas.

Por isso, para fazer o uso das estratégias de divulgação na área da saúde, é preciso se atentar às regras do conselho e obter os benefícios dessa ação no seu trabalho. 

Neste artigo, discutiremos sobre quais são as contra indicações realizadas pelo conselho, assim como em quais casos o médico pode realizar o marketing sem sofrer restrições. 

Confira as dicas a seguir, em que apresentamos também um guia de como realizar publicidade na área da saúde de forma ética e saudável. 

O que o Conselho Regional de Medicina proíbe?

Para entender como as empresas de home care SP, consultórios médicos, odontológicos e ambientes hospitalares precisam funcionar, falaremos nessa parte do artigo o que é proibido pela equipe do conselho na área do marketing. Acompanhe!

Antes, vale a pena saber que qualquer produção de conteúdo que envolva a área profissional deve constar nome, especialidade e atuação, número da inscrição no Conselho Federal de Medicina e, se houver qualificação de especialista, deve haver o número do registro. 

Não afirme ser o único ou melhor profissional em determinada área 

Ao produzir conteúdo na área do marketing de saúde, lembre-se de que o profissional não pode enganar os pacientes. 

Por isso, a relação precisa ser bem clara, incluindo as especificações e especialidades do profissional. 

Ser exagerado ou até mesmo sensacionalista não pega bem e por isso, deve ser evitado pelo médico. 

Pensando nisso, é importante não se afirmar como o melhor profissional da área, ou que tem o melhor consultório de uma determinada cidade.

Esse é um discurso que não agrega em nada ao cliente e por isso, traz uma impressão de ilusão para os pacientes. 

Antes de ser um cliente, a pessoa é o seu paciente e por isso, o médico deve trabalhar baseado em respeito e ética.

Isso não impede de dizer onde fica seu consultório, apesar do intuito não ser que o  paciente chegue até você, mas do mesmo modo passe seu endereço e dê pontos de referência, exemplo, “Fica ao lado da empresa administração de condomínios em São Paulo”. 

É importante mostrar as inovações tecnológicas com o uso de equipamentos novos e um espaço climatizado, por exemplo. 

A ideia não é ter um destaque diante da concorrência e sim, criar conteúdo que seja relevante, informativo e educativo para o público-alvo. 

Não seja sensacionalista 

Outro aspecto que é bastante negativo para uma empresa de ambulância para eventos, consultório médico ou ambiente hospitalar é ser sensacionalista. 

Você deve evitar expressões e principalmente, imagens que sejam sensacionalistas. 

Por exemplo, seu paciente tem uma doença física, fez uma cirurgia, precisou remover algo, não poste sobre isso de modo a expor seu paciente. 

As pessoas estão imersas nas redes sociais e muitas vezes procuram profissionais da área da saúde nesses meios. 

Por isso, evite imagens fortes, com sangue e somente para gerar cliques e aumentar as visualizações nas redes sociais.

Essas fotos são negativas do ponto de vista ético da profissão, que deve respeitar o corpo e intimidade do paciente, além de ser visto como um elemento que só busca enganar e chamar a atenção, sem agregar valor informativo.  

Lembre-se também de que ao postar qualquer relato ou compartilhar a história de um paciente para exemplificar, é essencial ter autorização do mesmo, para evitar problemas de imagem posteriores. 

Além disso, cuidado com o uso de crianças e adolescentes, pois isso precisa estar dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo atenção com o que é exibido, além do próprio direito de imagem e autorização dos pais. 

Dicas de marketing da saúde com ética

Agora que você sabe algumas práticas que são consideradas negativas para sua empresa, tenha atenção às dicas de marketing da saúde que são feitas do ponto de vista ético. 

Isso é importante tanto para um hospital, como para uma empresa que realiza o conserto de equipamentos hospitalares. Confira os detalhes, prosseguindo a leitura!

Invista em material informativo

Crie material informativo para diferentes meios. Essa é a primeira recomendação que vamos apresentar neste artigo. 

O conselho de medicina não traz limitações sobre qual é o canal de comunicação que o médico pode ou não publicar. Dessa forma, é possível publicar conteúdos em veículos como:

  • Jornais impressos;
  • Televisão;
  • Revistas;
  • Internet (sites e redes sociais). 

Independentemente de qual é o meio de comunicação, o importante é ter atenção para manter o respeito à ética junto aos pacientes. 

Ou seja, tenha clareza no momento de divulgar o seu trabalho, sendo honesto em relação à sua especialização e as atividades que são realizadas por sua empresa.

Outro ponto importante é que você como profissional pode desenvolver conteúdo com finalidade informativa e educativa para o público-alvo. 

Muitas pessoas buscam profissionais por redes sociais e por sites ou blogs. 

Diante disso, dentro da sua especialidade e área de atuação, é possível escrever dicas e orientações sobre um tema, além de poder tirar dúvidas sobre situações e até mesmo orientar sobre como agir diante de uma situação.

Não se esqueça de recomendar a ida ao médico para conseguir de fato obter um diagnóstico. 

Não recomende automedicação

Não recomende o uso de medicamentos ou incentive a automedicação na internet, pois isso pode ser muito negativo do ponto de vista do conselho regional de medicina. 

Atente-se a temas de interesse do público e de fácil entendimento

No processo de criação de conteúdo, vale a pena avaliar quais são os temas de interesse do seu público. 

Dessa forma, existem meios de interagir com os pacientes, sobretudo pelas redes sociais. 

Tenha cuidado com a linguagem utilizada na produção de conteúdo, porque o conteúdo não pode ser muito técnico ou ter assuntos de difícil compreensão. Isso atrapalha o entendimento do paciente e traz uma ideia de superioridade. 

Dessa forma, sempre se lembre de produzir um conteúdo com leveza e bastante clareza, para que o paciente entenda seu recado. 

Aposte no marketing tradicional

É importante ressaltar também que é possível divulgar seu negócio em eventos da área da saúde ou até mesmo em congressos e workshops. 

O profissional da saúde pode participar de estandes, palestras, dentre outros.

É essencial investir em comunicação visual, elaborando um bom banner e até investindo em avaliações ambientais, para a exibição de uma arte nos outdoors das avenidas, investindo em outbound marketing.

Caso faça a promoção a partir de avaliações feitas em empresas parceiras, onde equipamentos como as luzes e cadeiras do consultório precisam ser levadas para outro local, ou ações similares, vale a pena contratar um serviço de transporte de máquinas pesadas, pois ele conta com as técnicas de segurança adequadas, evitando a quebra dos equipamentos. 

O marketing médico específico para as redes sociais 

A partir do momento que houve a revolução digital, as pessoas passaram a fazer um uso intensivo das redes sociais. 

Atualmente, as redes mais acessadas são Youtube, Facebook, Instagram, dentre outros.  E cada uma dessas redes requer uma linguagem específica.

Por exemplo, enquanto o Youtube admite a realização de vídeos mais longos, webinars, podcasts sobre um tema, o Instagram admite postagens mais rápidas sobre um tema. 

Por isso, é importante que o profissional de saúde crie redes sociais de cunho profissional para a publicação de conteúdo. 

É recomendado separar sua rede social pessoal da utilizada para divulgar seu negócio na área da saúde.

As redes sociais devem ser alimentadas com conteúdos de boa qualidade.

Por isso, vale a pena buscar uma consultoria em TI, assim como consultoria na área de marketing para estar por dentro do planejamento de conteúdo que será produzido e publicado em suas redes sociais, assim como para desenvolver um material que tenha um design e um layout atrativo. 

Essa ação não é de campanha publicitária e o objetivo não é atrair clientes. Como já falamos neste artigo, o conteúdo é voltado para a educação e não para uma promoção pessoal. 

Por isso, cuidado com sua veiculação nas redes sociais com fake news ou propagandas falsas. Tenha atenção também com a criação de campanhas, que critique algum estabelecimento de saúde e sobretudo, não divulgue preços por esses canais. 

Para sanar essas dúvidas, você pode disponibilizar o endereço do seu consultório ou telefones VOIP preços para que os possíveis interessados em se consultarem possam entrar em contato com o consultório. 

A partir das dicas que apontamos aqui, fica mais fácil para você se organizar como profissional da saúde para criar um conteúdo de qualidade para os seus pacientes. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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