Como gerenciar estoques sazonais? 3 categorias principais e 4 dicas de gestão

Como gerenciar estoques sazonais? Você saberá muito bem que as vendas nunca são constantes ao longo do ano. Em alguns períodos, de fato, a demanda por determinados tipos de produtos aumenta consideravelmente.

Pense, por exemplo, nos protetores solares: no verão a demanda deles é bem maior do que no inverno.  Esse fenômeno é conhecido como sazonalidade e representa um grande desafio para o controle e gestão de estoque. O aluguel de galpão pode ser uma boa opção nesses momentos específicos.

Como você pode gerenciar o estoque sazonal com eficiência? Abaixo você encontrará 4 dicas simples para colocar em prática desde já. Portanto, leia com a gente e saiba como gerenciar estoques sazonais. Vamos lá!

3 categorias de suprimentos sazonais

Vamos primeiro ver quais são os tipos de estoques sazonais. Podemos dividi-los em 3 categorias:

1. Feriados

O período de festas sempre trouxe um aumento na demanda por determinados produtos. Pense no Natal e na Páscoa, por exemplo: circular pelas praças e lojas é praticamente impossível!

2. Moda

A moda está em constante evolução e por isso é um fenômeno passageiro que atinge o pico de pedidos na fase de “boom”, onde a maioria de nós quer ter aquele determinado produto a todo custo.

3. Recreação

A recreação sazonal também impulsiona o aumento das vendas. Durante o verão, por exemplo, a procura por roupas de banho e equipamentos para churrasco certamente será maior do que em outras épocas do ano.

4 dicas para gerir melhor os estoques sazonais

Como gerenciar estoques sazonais de forma mais eficaz? A principal dificuldade que toda empresa encontra na gestão de estoques sazonais é comprar a quantidade certa de mercadorias para atender às solicitações dos clientes sem ultrapassar o nível de estoque, gerando consequentemente custos muito elevados. 

Imagine que, para se preparar para a alta temporada, você também faça seus pedidos a tempo, talvez comprando grandes volumes de mercadorias para obter um preço acessível. Tem certeza, porém, de que esses produtos não se tornarão estoques?

Estas 4 dicas lhe permitirão otimizar a gestão dos estoques sazonais, reduzindo custos e desperdícios de armazém. Leia:

1. Classifique o inventário

O primeiro passo para ter um controle de estoque é classificá-los, separando os estoques sazonais daqueles que são vendidos ao longo do ano. Assim você consegue ter uma visão clara da quantidade de mercadorias sazonais e não acumular excessos. 

2. Estime a demanda

Prever a demanda futura não é nada fácil, especialmente quando se trata de sazonalidade. No entanto, você pode analisar dados históricos e alterações para identificar quaisquer tendências recorrentes ano a ano. Para fazer previsões precisas, a maneira mais eficaz e simples é contar com um software de gestão de estoques. 

3. Determine o momento da demanda sazonal

Identificar a duração da sazonalidade é outra atividade muito importante para gerenciar melhor seus estoques. Se as temporadas de pico forem curtas, você precisará encomendar mercadorias com bastante antecedência, enquanto se as temporadas de pico forem mais longas, você precisará reabastecer várias vezes, fazendo vários pedidos.

4. Meça o lead time de compras

O lead time de compras é o tempo necessário para receber um produto do fornecedor, desde o momento do pedido até o momento da entrega no depósito. É um fator que você absolutamente deve considerar ao tomar decisões de compra e determinar o ponto de reabastecimento do estoque.

E então, o que achou das nossas dicas sobre como gerenciar estoques sazonais? Ficou com dúvidas? Comente abaixo e até a próxima!

Insistimento Portal de Notícias

Nosso portal de conteúdo Insistimento, tem um novo formato de blog para compartilhar com nossos leitores o que há de melhor em conteúdo na internet. Insistimos que fique conosco e navegue pelo nosso portal, não irá se arrepender.